segunda-feira, 23 de novembro de 2009

BOM EFEITO DA VITAMINA C EM SUCOS DURA MAIS


BOM EFEITO DA VITAMINA C EM SUCOS DURA MAIS


PESQUISA DA EMBRAPA MOSTRA QUE EM AMBIENTE FRESCO E LONGE DA LUZ SOLAR O NUTRIENTE SOFRE POUCA DEGRADAÇÃO.


O GLOBO - domingo - 8 de novembro de 2009
Antônio Marinho


• Quando se prepara um suco de laranja ou qualquer outra fruta cítrica é preciso consumir logo a bebida, caso contrário a vitamina C vai embora. Isso é o que dizem nutricionistas. Mas uma pesquisa do Laboratório de Cromatografia Líquida da Embrapa Agroindústria de Alimentos no Rio revela que dá para esperar até seis horas, sem perder a vitamina. Claro, se a bebida estiver num ambiente fresco e sem incidência de luz solar.
Os testes foram realizados em laboratório, portanto num 'ambiente controlado, a '20 graús Celsius. Mesmo assim a pesquisadora Jeane Santos da Rosa, analista da Embrapa, afirma que os sucos de frutas ricas em vitamina C resistem bem numa temperatura um pouco mais alta.
Na pesquisa com sucos de laranja, acerola, além da combinação dessas frutas e mamão, a maior perda de vitamina C foi observada no suco de laranja: quase 22% após seis horas. Logo nas primeiras duas horas a concentração inicial passou de 33,33mgjl00g
de suco (cerca de 100ml) para 28,27, com 15,19% de degradação do nutriente.


A perda da bebida com acerola foi mais forte: degradação de 11,42% e 17,06% nas duas e seis horas seguintes ao preparo. E quando se combinou acerola com laranja a perqa foi de apenas 1,96% em duas horas:
- Depois de seis horas de armazenamento, um copo de suco de laranja ainda fornece 72% da quantidade diária necessária de vitamina C para um homem adulto. E um copo de acerola com laranja tem 3,7 mais do que o necessário.
Frutos machucados devem ser descartados
Num ambiente muito quente, úmido e de grande incidência de luz, como praias, o resultado provavelmente seria outro, admite a pesquisadora:
- Sucos que ficam em refresqueiras durante o dia inteiro sofrem grande perda.
Além de guardar o suco ao abrigo da luz e evitar sua exposição ao calor forte, Jeane ensina que deve-se descartar os frutos machucados. Isso porque eles se estragam mais rapidamente devido à ruptura

de suas células, o que expõe a vitamina C ao ar ou libera enzimas que atacam esse nutriente. Quanto mais inteiro o alimento estiver, melhor. A higiene com água clorada, apesar de necessária, também é ruim para a vitamina.
Na hora de combinar as frutas, adicionar acerola ao suco faz diferença (o copo de 100g de polpa de acerola recém batido contém 2g de vitamina C). Já o leite reduz a estabilidade da vitamina. Segundo Jeane, os sucos de caixa são nutritivos, mas contêm corantes, aromatizantes, adoçantes e até vitamina C sintética.
- Adoçántes, por exemplo, contêm sódio, e alguns tipos podem ser nocivos - alerta.
O consumo mínimo diário de vitamina C é de 60mg (adulto saudável), para evitar doenças como escorbuto, que causa sangramentos. A forma sintética vendida em produtos farmacêuticos é idêntica à das frutas. O nutriente é antioxidante e essencial para a síntese de aminoácidos, fixação de ferro e colágeno dos tecidos. AléÍn de frutas, está presente em tomate, cenoura, batata, brócolis, couve e alface. -