sábado, 24 de outubro de 2009

BANANA VERDE



Banana Verde
Produzida na maioria dos países tropicais, a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no País são: Prata, Maçã, Terra e Nanica.
A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta dos trópicos, onde é consumida normalmente cozida quando ainda verde. A análise da composição química comprova que a banana não é somente rica em carboidratos e energia, mas possui também elevadas proporções de minerais e vitaminas.
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos, como a farinha e a biomassa (polpa e/ou casca verde cozida e processada), devido ao seu alto conteúdo de amido presente na polpa e também nas fibras na casca. Outra vantagem para sua utilização, é a palatabilidade conferida pelo amido presente na banana verde, que é bastante superior ao das fibras provenientes e cereais integrais, permitindo sua aplicação nas mais diversas preparações doces e salgadas, que ficam ainda mais nutritivas. A banana apresenta boas quantidades de minerais, que pouco variam com a maturação da fruta, sendo sempre um pouco maior nas bananas verdes. Os minerais que mais se destacam é o potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Quanto às vitaminas, as que mais chamam atenção são a A, C e complexo B. A vitamina C atinge seu ponto máximo na primeira fase de maturação (coloração verde-amarelada), decaindo até níveis mínimos quando a casca começa a apresentar machas marrons.
"Além de minerais, vitaminas e proteínas, a banana verde destaca-se pelo seu conteúdo e Amido Resistente (AR) - forma do amido e dos produtos de sua degradação que não são digeridos e absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios, podendo ser fermentado no intestino grosso", diz Dra. Daniela Jobst, nutricionista funcional. Banana Verde e Índice Glicêmico: Benefícios à saúde têm sido atribuídos aos alimentos ricos em amidos, que sejam relativamente ou absolutamente resistentes à digestão no intestino delgado, como por exemplo, a banana verde. A velocidade de digestão do amido determina o índice Glicêmico (IG) de um alimento. Alimentos com digestão lenta, e baixo IG, têm sido associados com o melhor controle de diabetes, ou mesmo a sua prevenção quando consumidos a longo prazo.
Banana Verde e Doenças Cardiovasculares: O efeito do consumo crônico de AR na redução dos níveis de colesterol e triglicérides tem sido bastante favorável, contribuindo com seus atributos no tratamento de dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas. Banana verde e Armazenamento de Gordura: Evidências indicam que o AR, associado na dieta com outros alimentos de baixo índice glicêmico, é capaz de desempenhar efeito semelhante ao das fibras como indutor da saciedade, sendo o controle da glicose o mecanismo chave para este efeito. "Diante das fortes evidências científicas que comprovam os efeitos benéficos de dietas enriquecidas com AR na manutenção da saúde e na prevenção de doenças crônica, como o câncer e doenças do cólon, diabetes tipo II, dislipidemias, doenças coronárias e obesidade, fica evidente que a banana verde e seus subprodutos, podem ser consideradas um potente alimento funcional, que deve ser introduzido e estimulado no hábito alimentar brasileiro", afirma Dra. Daniela.
Créditos:Dra. Daniela Jobst - Nutricionista especialista em Nutrição Clínica Funcional e em Fisiologia do Exercício, pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, já fez diversos cursos de extensão e atualmente estuda Bioquímica do Metabolismo, além de atender em consultório particular em São Paulo. Data da inclusão: 17/09/2007Empresa: SCI - SOLUÇÕES EM COMUNICAÇÃO INTEGRADAFone: (11) 4425-2492E-mail: carla@solucoesci.com.brFax: (11) 4425-2492Contato: Carla Hansen
Comer banana verde ajuda a controlar o apetite e ter mais energia para malhar:
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/comer-banana-verde-ajuda-controlar-apetite-ter-mais-energia-malhar-430857.shtml

Receita de Farinha de Banana verde
Preparo da Receita
Escalde as bananas em água fervente, por dois minutos. Descasque e corte em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão. Passe em uma máquina de moer ou liqüidificador e depois passe em uma peneira fina.
Dica para esta receita
Você utilizar banana verde de qualquer variedade, embora a do tipo Prata seja a mais recomendável.
Fonte: Embrapa

Receitas
BIOMASSA
· Lave as bananas verdes com as cascas ,uma a uma, utilizando esponja com água.
· Coloque em panela de pressão com água fervendo (choque térmico) e deixe cozinhar por 15 minutos.
· Descasque as bananas ainda quente e coloque a polpa no liquidificador (é importante que a polpa esteja bem quente para não enfarinhar).
· Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em sacos plásticos bem fechados na geladeira, onde se conservará por no máximo 8 dias.
· Pode ser congelada durante 3 a 4 meses.
· A casca picada conserva-se por mais de 60 dias congelada.
FARINHA DE BANANA VERDE
· Escalde as bananas verdes em água fervente, por dois minutos.
· Descasque e corte as cascas em tiras.
· Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado.
· Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão.
· Passe em uma máquina de moer ou liquidificador e depois passe em uma peneira fina.
Dica: para esta receita você pode utilizar banana verde de qualquer variedade, embora a do tipo prata seja a mais recomendável.
BOLO DE FUBABAN
Ingredientes:
· 1 xícara de biomassa de banana verde
· 2 xícaras de fubá
· 2 xícaras de farinha de trigo
· 2 xícaras de açúcar
· 1 colher de sopa de fermento em pó
· 1 colher de chá de sal
· 1 ovo inteiro
· 1 xícara de leite
· 1 xícara de óleo
Modo de preparo:
Coloque o leite e a biomassa em uma panela até levantar fervura e coloque no liquidificador. Junte o açúcar, o ovo, o óleo, o sal e bata bem. Coloque numa tigela a farinha, o fubá e o fermento em pó. Despeje o conteúdo do liquidificador sobre a farinha produzida, mexendo bem. Coloque a massa numa forma de bolo e leve assar até dourar.
VIRADINHO DE CASCA DE BANANA
· Casca de 5 bananas verdes picadas
· 2 colheres (sopa) de cebola picada
· 3 ovos grandes
· 30 g de queijo parmesão ralado
· 1/2 xícara (chá) de óleo
· 1 limão grande
· sal e água
Modo de preparo:
Corte as cascas em quadradinhos e deixe de molho na água com limão por mais 10 minutos. Logo depois, escorra a água e refogue, numa panela, a casca com óleo, cebola e sal. Quando estiver bem cozida junte os ovos e mexa com uma colher. Se preferir, acrescente queijo ralado e sirva imediatamente.
MAIONESE SEM OVOS
Ingredientes:
· 3 bananas verdes (polpa) cozidas
· 1 xícara de chá de vinagre
· 1/2 xícara de chá de óleo ou azeite de oliva
· 2 colheres de chá de mostarda
· Sal
Modo de preparo:
Bata o vinagre, óleo ou azeite, mostarda e sal no liquidificador. Deixe o liquidificador ligado e acrescente a polpa das bananas verdes cozidas e quentes até formar um creme espesso. A maionese serve de acompanhamento para petiscos ou pode ser usada em saladas.
ANTEPASTO DE CASCA DE BANANA VERDE
Ingredientes:
· 3 bananas verdes
· 50g de alho in natura picado
· 1 cebola média
· 1 cenoura ralada
· 1 tomate picado
· 1 xícara de azeite de oliva extra virgem
· cheiro verde
· manjerona
· orégano (e outros temperos a gosto)
Modo de preparo:
Pique as cascas das banana já cozidas em quadradinhos. Refogue os temperos no azeite acrescente as cascas deixe refogar por alguns minutos. Guarde em um vidro com tampa e acrescente mais azeite até cobrir a conserva. Sirva com torradas.
fonte:
http://www.campinas.sp.gov.br/

SUCOS ENERGETICOS

Sucos energeticos – receitas e resultados
Com o verão chegando, a preocupação das mulheres em se manter em forma na hora de colocar aquele biquíni aumenta . Para ajudar temos algumas receitas de sucos energéticos que além de darem energia, ainda contribuem para manter a boa forma e ajudam a dar aquela refrescada nos dias mais quentes.
Conheça os mistos de sucos com cidreira :

Com limão:
- 1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas- 200 ml de água- 3 colheres (sopa) de mel- suco de 2 limões- gelo

Com kiwi:
- 1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas- 100 ml de água com gás- 2 colheres (sopa) de mel- 2 kiwis descascados e congelados

Com morango:
- 1 xícara (chá) de capim santo picado- 200 ml de água- 2 colheres (sopa) de mel- 2 xícaras (chá) de morangos congelados

Com laranja e abacaxi:
- 1 xícara (chá) de capim santo picado- 200 ml de suco de laranja- 3 colheres (sopa) de mel- 2 rodelas de abacaxi (2 cm espessura cada) congeladas
Modo de Preparo

Com limão:
Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e leve para bater novamente com o mel, o suco de limão e o gelo.

Com kiwi:
Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e leve para bater novamente com o mel e os kiwis.

Com morangos:
Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e leve para bater novamente com o mel e os morangos.Com laranja e abacaxi:Bata no liquidificador o capim santo com o suco de laranja. Coe e leve para bater novamente com o mel e o abacaxi.

Suco Tropical

Ingredientes:
- 1 mamão papaya- suco de 6 laranjas- 4 figos frescos- 2 caquis grandes- 10 tâmaras

Modo de Preparo
Bater tudo no liquidificador. Tomar gelado.

Suco Energizante

Ingredientes:
- 1 maçã gala- 1 beterraba- 1 cenoura- suco de 4 laranjas- 1 colher chá de linhaça- 8 pedras de gelo.
Modo de Preparo
Descasque e pique os ingredientes, exceto a laranja, adicione o suco das quatro laranjas, bata no liquidificador junto com o gelo, coe, não precisa adoçar.

TERRÍVEL BARRIQUINHA



Saiba como secar aquela terrível barriguinha tão indesejável com apenas 55 calorias.

Uma coisa que temos que botar na cabeça é que para uma dieta dar certo o principal fator é você.


1. Você não precisa de exercício para perder pesoObviamente você pode perder peso sem exercício, no entanto a melhor maneira de perder peso e ficar em forma é combinar uma dieta saudável com exercícios regulares. O simples fato é que o exercício é importante, independentemente do seu peso atual.

2. Pular o café da manhã ajuda a perder pesoNa realidade, estudos indicam que quando você corta o café da manhã, você está mais susceptível a consumir mais calorias no final do dia para compensar. Além do mais, ficar sem café da manhã não é bom para o seu estado metabólico e de humor também.

3. Comer a noite dificulta o emagrecimentoUm estudo do Dunn Nutrition Centre, em Cambridge, os voluntários foram submetidos a um teste em que mede calorias queimadas e armazenadas. Eles receberam um pequeno almoço e uma grande janta por um período experimental. Em seguida, um grande almoço e um jantar pequeno durante um segundo período de ensaio. Os resultados revelaram que consumindo uma grande refeição a noite, não fez o corpo armazenar mais gordura.
Portanto, é evidente que não é importante a que horas você come, mas o valor total que você consume em um período de 24 horas.

4. Certos alimentos são “bons” outros nãoÉ bastante evidente que alguns alimentos são melhores do que outros, tais como frutas, legumes, nozes e etc. Mas, não tente me dizer que comer um pedaço de pão faz mal… isso é ridículo! Moderação é a resposta certa.

5. Alimentos com baixo teor de gordura são melhores para vocêSe um produto que alega ser “fat free” (sem gordura ou diet), é mais do que provável que você encontrará um alto teor de açúcar. Lembre-se, “sem gordura” não significa necessariamente “baixas calorias” ou “sem calorias”. Para obter uma imagem mais clara do que está comendo, sempre verifique cuidadosamente os valores nutricionais.
Vale também salientar que uma dieta super restritiva isenta de gordura não é necessário, você precisa ter alguma gordura na sua dieta. Tente evitar gorduras trans sempre que possível, e substitua as gorduras saturadas por gorduras insaturadas que são encontradas nos óleos vegetais (canola, oliva, etc), abacates, nozes, etc.

6. O suco de fruta é tão bom quanto comer frutasMeu lema é de sempre comer alimentos o mais próximo da sua forma natural e sucos realmente não se enquadram nesta linha facilmente. Embora não seja de todo mal, você poderia certamente se beneficiar muito mais comendo o fruto inteiro, e não adquirindo as calorias vazias do suco.

7. O ganho de peso é inevitável a medida em que você envelheceEvidentemente a taxa metabólica cai com a idade, mas simplesmente comer um pouco menos pode consertar isso. O problema para a maioria das pessoas é que a atividade física diminui a medida que envelhecem. Portanto, se você quiser ter certeza de não ganhar aqueles quilinhos extras com cada passagem de aniversário, aumente o seu nível de atividade e observe a ingestão de calorias.

8. Perder peso rápido é a melhor soluçãoNa verdade, perder peso lentamente é muito melhor. Dessa forma você terá mais probabilidades de perder excesso de gordura, não músculo. Além do mais, você terá uma maior chance de manter sua perda de peso por um longo prazo.

9. Ao parar de fumar você ganhará pesoEmbora seja verdade que algumas pessoas ganham peso quando param de fumar, isso não é o caso de todos. A nicotina aumenta o metabolismo do corpo, no entanto, este efeito é pequeno, e não é uma razão suficiente para deixar de fumar.

10. Perder peso irá resolver seus problemasSe você tem problemas antes de perder peso, infelizmente, eles continuaram a existir após os quilos sumirem. Então, o que devo fazer? É importante que você seja honesto com você mesmo sobre a fonte das suas dificuldades e em seguida, defina metas realistas para ajudá-lo a conseguir o que pretende na vida.

11. Todo mundo ganha peso durante as fériasÉ possível desfrutar das suas férias e ainda perder peso, ou pelo menos ficar com um peso constante. Como? Comer com moderação. Se você assumir que vai ganhar peso durante as férias, é um pouco como uma profecia de auto-preenchimento. Comece com uma atitude positiva e seja realista no que você pode alcançar.

12. O meu “metabolismo lento” é que me impede a perder pesoInfelizmente as pessoas estão se tornando cada vez mais sedentárias e provavelmente esse é um fator crucial para os problemas crescentes com o ganho de peso.
Um estudo publicado na BBC:
Os cientistas mediram a quantidade exata de calorias que pessoas com sobrepeso e peso saudável queimam enquanto estão sentados ou deitados em silêncio. Isso foi feito através da medição da quantidade de oxigênio inalado e na quantidade de dióxido de carbono exalado.
Os resultados destes estudos têm mostrado que as pessoas com sobrepeso gastam mais energia para manter seu corpo funcionando. Isto é porque possuem corpos maiores com mais músculos e órgãos internos.
No entanto, após tomar em consideração as diferenças no tamanho do corpo, os magros e as pessoas obesas têm demonstrado que possuem taxas metabólicas similares.

13. Consumir alimentos gordurosos levam a um ganho de peso rápidoNa realidade ganhar peso é um processo bastante lento. Se você comer uma refeição muito gordurosa e a balança acusar que você ganhou uns quilos, é muito provável que este ganho é devido aos líquidos. Se você voltar a comer comidas saudáveis novamente os quilos extras vão desaparecer.

Ingredientes:
1 ameixa-preta seca

2 fatias de abacaxi
3 folhas de hortelã
1 copo (200 ml) de água mineral
1 col. (sopa) de semente de linhaça

Modo de Preparo:
Deixe a ameixa hidratar por 8 horas na água e dentro da geladeira.
Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador.
Beba sem coar.