sábado, 24 de outubro de 2009

BANANA VERDE



Banana Verde
Produzida na maioria dos países tropicais, a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no País são: Prata, Maçã, Terra e Nanica.
A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta dos trópicos, onde é consumida normalmente cozida quando ainda verde. A análise da composição química comprova que a banana não é somente rica em carboidratos e energia, mas possui também elevadas proporções de minerais e vitaminas.
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos, como a farinha e a biomassa (polpa e/ou casca verde cozida e processada), devido ao seu alto conteúdo de amido presente na polpa e também nas fibras na casca. Outra vantagem para sua utilização, é a palatabilidade conferida pelo amido presente na banana verde, que é bastante superior ao das fibras provenientes e cereais integrais, permitindo sua aplicação nas mais diversas preparações doces e salgadas, que ficam ainda mais nutritivas. A banana apresenta boas quantidades de minerais, que pouco variam com a maturação da fruta, sendo sempre um pouco maior nas bananas verdes. Os minerais que mais se destacam é o potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Quanto às vitaminas, as que mais chamam atenção são a A, C e complexo B. A vitamina C atinge seu ponto máximo na primeira fase de maturação (coloração verde-amarelada), decaindo até níveis mínimos quando a casca começa a apresentar machas marrons.
"Além de minerais, vitaminas e proteínas, a banana verde destaca-se pelo seu conteúdo e Amido Resistente (AR) - forma do amido e dos produtos de sua degradação que não são digeridos e absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios, podendo ser fermentado no intestino grosso", diz Dra. Daniela Jobst, nutricionista funcional. Banana Verde e Índice Glicêmico: Benefícios à saúde têm sido atribuídos aos alimentos ricos em amidos, que sejam relativamente ou absolutamente resistentes à digestão no intestino delgado, como por exemplo, a banana verde. A velocidade de digestão do amido determina o índice Glicêmico (IG) de um alimento. Alimentos com digestão lenta, e baixo IG, têm sido associados com o melhor controle de diabetes, ou mesmo a sua prevenção quando consumidos a longo prazo.
Banana Verde e Doenças Cardiovasculares: O efeito do consumo crônico de AR na redução dos níveis de colesterol e triglicérides tem sido bastante favorável, contribuindo com seus atributos no tratamento de dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas. Banana verde e Armazenamento de Gordura: Evidências indicam que o AR, associado na dieta com outros alimentos de baixo índice glicêmico, é capaz de desempenhar efeito semelhante ao das fibras como indutor da saciedade, sendo o controle da glicose o mecanismo chave para este efeito. "Diante das fortes evidências científicas que comprovam os efeitos benéficos de dietas enriquecidas com AR na manutenção da saúde e na prevenção de doenças crônica, como o câncer e doenças do cólon, diabetes tipo II, dislipidemias, doenças coronárias e obesidade, fica evidente que a banana verde e seus subprodutos, podem ser consideradas um potente alimento funcional, que deve ser introduzido e estimulado no hábito alimentar brasileiro", afirma Dra. Daniela.
Créditos:Dra. Daniela Jobst - Nutricionista especialista em Nutrição Clínica Funcional e em Fisiologia do Exercício, pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, já fez diversos cursos de extensão e atualmente estuda Bioquímica do Metabolismo, além de atender em consultório particular em São Paulo. Data da inclusão: 17/09/2007Empresa: SCI - SOLUÇÕES EM COMUNICAÇÃO INTEGRADAFone: (11) 4425-2492E-mail: carla@solucoesci.com.brFax: (11) 4425-2492Contato: Carla Hansen
Comer banana verde ajuda a controlar o apetite e ter mais energia para malhar:
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/comer-banana-verde-ajuda-controlar-apetite-ter-mais-energia-malhar-430857.shtml

Receita de Farinha de Banana verde
Preparo da Receita
Escalde as bananas em água fervente, por dois minutos. Descasque e corte em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão. Passe em uma máquina de moer ou liqüidificador e depois passe em uma peneira fina.
Dica para esta receita
Você utilizar banana verde de qualquer variedade, embora a do tipo Prata seja a mais recomendável.
Fonte: Embrapa

Receitas
BIOMASSA
· Lave as bananas verdes com as cascas ,uma a uma, utilizando esponja com água.
· Coloque em panela de pressão com água fervendo (choque térmico) e deixe cozinhar por 15 minutos.
· Descasque as bananas ainda quente e coloque a polpa no liquidificador (é importante que a polpa esteja bem quente para não enfarinhar).
· Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em sacos plásticos bem fechados na geladeira, onde se conservará por no máximo 8 dias.
· Pode ser congelada durante 3 a 4 meses.
· A casca picada conserva-se por mais de 60 dias congelada.
FARINHA DE BANANA VERDE
· Escalde as bananas verdes em água fervente, por dois minutos.
· Descasque e corte as cascas em tiras.
· Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado.
· Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão.
· Passe em uma máquina de moer ou liquidificador e depois passe em uma peneira fina.
Dica: para esta receita você pode utilizar banana verde de qualquer variedade, embora a do tipo prata seja a mais recomendável.
BOLO DE FUBABAN
Ingredientes:
· 1 xícara de biomassa de banana verde
· 2 xícaras de fubá
· 2 xícaras de farinha de trigo
· 2 xícaras de açúcar
· 1 colher de sopa de fermento em pó
· 1 colher de chá de sal
· 1 ovo inteiro
· 1 xícara de leite
· 1 xícara de óleo
Modo de preparo:
Coloque o leite e a biomassa em uma panela até levantar fervura e coloque no liquidificador. Junte o açúcar, o ovo, o óleo, o sal e bata bem. Coloque numa tigela a farinha, o fubá e o fermento em pó. Despeje o conteúdo do liquidificador sobre a farinha produzida, mexendo bem. Coloque a massa numa forma de bolo e leve assar até dourar.
VIRADINHO DE CASCA DE BANANA
· Casca de 5 bananas verdes picadas
· 2 colheres (sopa) de cebola picada
· 3 ovos grandes
· 30 g de queijo parmesão ralado
· 1/2 xícara (chá) de óleo
· 1 limão grande
· sal e água
Modo de preparo:
Corte as cascas em quadradinhos e deixe de molho na água com limão por mais 10 minutos. Logo depois, escorra a água e refogue, numa panela, a casca com óleo, cebola e sal. Quando estiver bem cozida junte os ovos e mexa com uma colher. Se preferir, acrescente queijo ralado e sirva imediatamente.
MAIONESE SEM OVOS
Ingredientes:
· 3 bananas verdes (polpa) cozidas
· 1 xícara de chá de vinagre
· 1/2 xícara de chá de óleo ou azeite de oliva
· 2 colheres de chá de mostarda
· Sal
Modo de preparo:
Bata o vinagre, óleo ou azeite, mostarda e sal no liquidificador. Deixe o liquidificador ligado e acrescente a polpa das bananas verdes cozidas e quentes até formar um creme espesso. A maionese serve de acompanhamento para petiscos ou pode ser usada em saladas.
ANTEPASTO DE CASCA DE BANANA VERDE
Ingredientes:
· 3 bananas verdes
· 50g de alho in natura picado
· 1 cebola média
· 1 cenoura ralada
· 1 tomate picado
· 1 xícara de azeite de oliva extra virgem
· cheiro verde
· manjerona
· orégano (e outros temperos a gosto)
Modo de preparo:
Pique as cascas das banana já cozidas em quadradinhos. Refogue os temperos no azeite acrescente as cascas deixe refogar por alguns minutos. Guarde em um vidro com tampa e acrescente mais azeite até cobrir a conserva. Sirva com torradas.
fonte:
http://www.campinas.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário