segunda-feira, 30 de agosto de 2010

FARINHA DE SOJA


Generalidades sobre Farinha
Farinha é o produto obtido pela moagem da parte comestível de vegetais, podendo sofrer previamente processos tecnológicos adequados. O produto é designado "farinha", seguido do nome do vegetal de origem: Ex: "farinha de mandioca", "farinha de arroz", farinha de banana".
As farinhas são classificadas de acordo com as suas características, em:
a) farinha simples - produto obtido da moagem ou raladura - dos grãos, rizomas, frutos ou tubérculos de uma só espécie vegetal.
b) farinha mista - produto obtido pela mistura de farinhas de diferentes espécies vegetais.
Devem ser fabricadas a partir de matérias primas e limpas, isentas de matéria terrosa e parasitos. Não podem estar úmidas, fermentadas ou rançosas.

Sobre a Soja
A soja (ou feijão de soja) é um alimento milenar do grupo das leguminosas. É usado no Oriente como fonte de proteinas. Apresenta baixo teor de gorduras saturadas é rico em cálcio, vitaminas e outros minerais, além de conter isoflavona, um fitormônio que ajuda na regulação hormonal. Ajuda na prevenção da osteoporose e na manutenção do colesterol. A soja e seus derivados reduzem o risco de câncer de mama e de próstata, aliviam os sintomas da menopausa e ajudam a controlar o diabetes, a osteoporose e a arteriosclerose.
Pode ser usado como salada ou feijão. Pode ser preparado como os feijões de preferência ao uso da panela de pressão. Não esqueça de deixar de molho durante 12 horas e retirar a película que envolve o grão não só para facilitar o cozimento como também para aproveitar melhor todos os benefícios da soja deve ser feito em proporção de 1 parte do grão para 3 partes de água.
Não contem glúten


Técnica de elaboração da Farinha de soja
Ingredientes- 500 g de soja (grãos escolhidos e sem lavar).
Modo de fazer
- Escolha e pese a soja em grãos.
- Torre-a em frigideira ou no forno.
- Quando os grãos estiverem dourados, passe pela máquina de moer.
- Peneire a farinha.
- Armazene em vasilha bem vedada.


Possibilidades de utilização da Farinha de soja, torrada
1) No café da manhã, com café, com leite, café com leite, iogurte, banana ou outras frutas. com melado ou açúcar mascavo;
2) Substituindo um terço da farinha de trigo ou fubá, na confecção de bolo ou broa;
3) Substituindo parcial ou totalmente, o amendoim no pé-de-moleque ou na paçoca;
4) Em mistura meio a meio, com a farinha de mandioca ou fubá torrado, no seu uso habitual, nas refeições;
5) Reforçando o valor nutritivo das vitaminas de frutas, batidas no liquidificador;
6) Na mamadeira ou no mingau das crianças, assim como na dieta dos idosos;
7) Enfim, sempre e diariamente na mesa, em todas as refeições: no feijão, na sopa de verduras. no feijão tropeiro, com a couve ou outras verduras refogadas.

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir