Estes alimentos são capazes de tirar anos da sua aparência e ainda rendem um saboroso prato, moleza de fazer.
POR RENATA CATTARUZZI E RUTH EMMETT
Você pode subtrair anos do seu visual com uma estratégia simples e saborosa: ingerindo as comidas certas. Alguns alimentos são dotados de substâncias que ajudam a rejuvenescer. Aqui, estão nove deles. Ponha-os na sua lista de compras para ver uma imagem mais bacana no espelho e também para fazer um refogado de frango legal, segue a receita.
A Cenoura
Dá um upgrade no seu couro.
Pesquisadores da Universidade Bristol (Inglaterra) e da Universidade St. Andrews (Escócia) descobriram que os carotenoides presentes na cenoura conferem bastante vitalidade à pele. Essas substâncias são antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis por causar
envelhecimento. E alimentos de cor alaranjada e avermelhada ainda possuem pró-vitamina A: "É um tipo de vitamina A que protege a pele, agindo como um filtro solar natural, e também potencializa a ação dos carotenoides", afirma Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo.
B Cebola roxa
Garante seus músculos. Com o tempo, ou o envelhecimento, o rosto vai perdendo o tônus muscular. Uma substância chamada quercetina, presente na cebola, ajuda a driblar isso e contribui para manter sua cara jovem. "O alimento faz mais: acelera o metabolismo - turbina
sua queima de calorias - e é anti-inflamatório - inibe dores musculares pós-malhação", explica
Paula.
c Frango
Dribla osfios brancos que brotam na sua cabeça. Frango é rico em vitamina B12. "Ela auxilia a produção de melanina no organismo: a substância preserva a cor original do cabelo por mais tempo", indica Philip Kingsley, médico e tricologista americano.
D Gengibre
Deixa os olhos e o sangue na boa. Você já reparou em pessoas, em geral de 40 e 50 anos, que têm um círculo branco ao redor da córnea e da íris? O sinal se chama Arcus senilis e está ligado ao alto nível de colesterol no sangue. Evite isso comendo gengibre. OSaudi Medical Journal, periódico da Arábia Saudita, informou que ingerir uma colher (sopa) da raiz diariamente, durante um mês e meio, reduz bastante o nível de colesterol ruim (LDL) no organismo. Outra vantagem: "Gengibre combate vários tipos de câncer e revigora o fígado, ajudando-o a eliminar toxinas", afirma Paula. Isso não significa que você deve comer refogado de frango (veja boxe) por 45 dias seguidos, claro.
Gengibre também cai legal no chá, na salada, no peixe, na vitamina de frutas ...
E Edamame (soja verde)
Intimida a careca. Encontrado no B em grandes redes de supermercados, edamame é rico em uma proteína que inibe a di -hidrotestosterona - hormônio responsável por 15% da queda do cabelo segundo foi divulgado no Journal Nutrition, periódico americana.
O grão de soja é composto de:
- Cálcio – além da saúde dos ossos, o cálcio é super importante na questão do metabolismo de gordura corporal. O falta do cálcio diminui o metabolismo e pode até engordar.
- Fósforo – atua em processos orgânicos como contração muscular, secreção de hormônios e transmissão de impulsos nervosos do cérebro para o corpo. Sendo assim, o fósforo melhoraria o desempenho físico e combateria a fadiga. Além disso, o fósforo também age no metabolismo ósseo, dos dentes e das funções orgânicas relacionadas ao cálcio.
- Ferro – importante na formação de serotonina, hormônio responsável pelo bem estar, além de outras funções na disposição e energia. Importante para oxigenação das células do sangue.
- Sódio - O sódio e o potássio atuam como reguladores de água no organismo: o potássio como diurético e o sódio provocando retenção de líquidos. O sódio, o potássio, o cálcio e o magnésio, são os principais cátions do organismo e a vida só pode ser mantida quando estes eletrólitos estiverem na concentração correta, dentro de cada um dos compartimentos do organismo. Se um desses eletrólitos estiver desequilibrado, os outros também o estarão. Desequilíbrios hidroeletrolíticos e/ou eletrolíticos provocam alterações no nosso organismo, que podem ser imperceptíveis ou um pouco mais graves.
- Potássio - importante para manter o equilíbrio hidroeletrolítico, prevenindo inchaço e retenção hídrica; tem papel importante na contração muscular, no funcionamento cardíaco e auxilia na transmissão dos impulsosnervosos
- Magnésio – importante para contração muscular. Sua deficiência causa enxaqueca, cólicas menstruais, além disso, o magnésio é responsável pela fixação do cálcio no ossso.
- Cobre - age no metabolismo dos carboidratos
- Vitamina B1 – a tiamina melhora a circulação e ajuda a produção de ácido clorídrico, prevenido gastrite ou úlceras estomacais, ajuda também no metabolismo de carboidratos, melhorando o gasto energético.
- Vitamina B2 – a riboflavina é responsável pelas células do sangue, sendo necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento. Além disso, a riboflavina emquantidades normais no organismo alivia a fadiga ocular, ou seja, vista cansada, e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Assim como todas do complexo B, participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
- Isoflavona - composto da soja que também chamado de fitoestrógeno. Atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas como o câncer de mama, de cólon de útero e de próstata. Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, é chamada de fitoestrógeno, pois é uma
- substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual, e previne a osteoporose, pois o estrógeno também é responsável pela fixação do cálcio no osso.
- Aminoácidos - têm função no metabolismo e agem na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos,como produção de energia.
- O grão de soja verde apresenta ainda:
- Vitamina C - conserva os vasos sangüíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro, aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos, e ainda participa da produção de colágeno, reduz o efeito de substâncias que causam alergia e previne o resfriado.
- Vitamina A - responsável pela saúde dos olhos e pela formação de beta caroteno. Essa vitamina é super importante para a saúde da pele e da visão; além disso, por não ser produzida pelo nosso organismo deve ser proveniente da dieta. Sua ingestão insuficiente pode retardar o desenvolvimento e crescimento da criança, afeta também o sistema imunológico e pode levar à cegueira.
- Vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo energético, ou seja, elas promovem energia celular e disposição geral do organismo.
F Vagem
Assegura um esqueletoforte. O dióxido de silício, também conhecido como sílica, é um composto químico encontrado na vagem que auxilia seu organismo a absorver o cálcio, mineral que fortalece os ossos. "Além disso, esse vegetal possui magnésio e zinco, minerais antioxidantes,
e ferro, que ajuda a prevenir e a combater anemia", pontua Paula.
G Óleo de gérmen de trigo
Reduz rugas e manchas. Esse óleo, vendido em lojas de produtos naturais, é cheio de vitamina E. Ela auxilia o organismo a impedir danos causados pelo sol e pela idade na pele. "Mas fique ligado: quem possui colesterol alto deve evitar comer qualquer tipo de óleo, exceto o azeite", diz Paula.
H Alho fresco
Turbina sua performance no treino.
Segundo pesquisadores turcos, comer alho melhora o desempenho físico, aumentando a fluidez do sangue - e malhar deixa você com aparência mais jovem. "O tempero ainda é bactericida,
anti-inflamatório, expectorante e aumenta a resistência imunológica." Prefira alho cru - ao ser cozido, perde propriedades.
I Arroz basmati
Evitafadiga muscular. Pesquisadores americanos afirmaram que perder 4,5 quilos pode aumentar sua idade aparente em até quatro anos - isso-se você já tem o shape em dia, claro. Portanto, ok trocar de vez em quando o arroz integral pelo arroz branco basmati - tem no mercado. De origem indiana, esse tipo consiste em grãos mais longos e tem mais sabor. É bastante recomendado para quem malha forte, pois possui alto índice glicêmico (eleva o nível de glicose do sangue - é o açúcar, presente em carboidratos, que fornece energia ao corpo), "Durante o exercício intenso, você perde mais glicose:
o organismo também precisa abastecer com ela os músculos que trabalham", diz
Paula. "O açúcar do alimento consumido após a academia evita fadiga muscular."
REFOGADO DE FRANGO
Ingredientes
1 cenoura
descascada e cortada em fatias
finas;
1 cebola roxa fatiada;
4 peitos de frango cortados
em cubos;
1 colher (sopa) de gengibre fatiado;
2 colheres (sopa), ou 100 g, de edamame;
1 xícara (chá), ou 90 g, de vagem fatiada;
1 colher (café) de óleo de gérmen de trigo;
2 colheres (sopa) de alho fresco amassado;
80 ml (um copo de cachaça tem 50 ml, em geral) de caldo de
legumes - é vendido pronto no supermercado;
80 ml de óleo de canola;
2 colheres (sopa) de molho de soja; 1 colher (sopa) de mel.
Preparo:
Frite o alho e a cebola no óleo de canola até ficarem levemente dourados. Acrescente os cubos de
frango, o gengibre, a cenoura e a vagem. Mexa até a carne ficar cozida. Aí ponha o caldo de legumes, o molho de soja e o mel. Cozinhe por mais 5 minutos. Depois, adicione o edamame e deixe mais 6 minutos no fogo. Então, jogue o óleo de germén de trigo por cima e sirva.
Rendimento 4 porções.
Tempo de preparo 30 minutos.
Para o acompanhamento:
1 copo (250 ml é o que tem aquele de requeijão) de arroz Basmati;
1 dente de alho amassado; uma cebola média picada;
3 copos de água;
2 colheres (chá) de sal;
1 colher (sopa) de óleo de canola. Ponha a água para ferver. Em outra panela sobre fogo médio, coloque o óleo, a cebola e o alho. Cozinhe-os até dourarem levemente. Aí, jogue o arroz e mexa por 3 minutos. Em seguida, despeje toda a água fervendo e o sal. Dê uma mexida, tampe a panela
e deixe-a no fogo médio. Após cerca de 20 minutos, veja se a água foi absorvida pelo arroz.
Se sim, está pronto.
JANEIRO 2012 37
Nenhum comentário:
Postar um comentário