terça-feira, 20 de abril de 2010

Vai banana?Uma penca de mitos e verdades sobre essa companheira.



Uma penca de mitos e verdades sobre essa companheira

Por Luis Corvini Filho Foto André Spinola e Castro

JUNTO COM A MEDALHA, VOcÊ JÁ DEVE TER RECEBIDO, AO FIM DE UMA PROVA, uma banana. De acordo com a empresa organizadora de corridas Yescom, foramdistribuídas só nas edições de 2008 da Meia Maratona do Rio de Janeiro e da São Silvestre mais de 70000 unidades, ou o equivalente a 7 toneladas da fruta. Mas por que a banana é uma tradicional companheira do corredor?Vamos atrás das respostas - e encontramos mitos e verdades sobre ela."Banana é fonte de energia:

VERDADE -

7 Além do potássio (cerca de 370 mg por unidade), a fruta fornece carboidratos evitaminas (81, 82, A e C). Um estudo realizado pela USP revelou que em 100 g de banana-prata existem 28 gde carboidrato, ou seja, bastante energia para atletas em geral."Banana não engorda e podemos comer várias, inclusive antes do treino:

MENTIRA -7 100 g de banana contêm 88 calorias, portanto um cacho debanana não é tão diet assim. E anutricionista esportiva Karen Jacobalerta: "Não há bom desempenho
de estômago cheio". Uma dica é comer uma banana 30 minutos antes de correr para prevenira hipoglicemia (baixo nívelde açúcar no sangue)."Banana previne cãibras:

EM TERMOS -7 A contração involuntária muscular é causa da principalmente pelo desequilíbrio mineral do organismo. A nutricionista Lígia Valim, pós-graduada em bioquímica, fisiologia e nutrição dos exercícios pela Unicamp, esclarece que a banana, rica em potássio,"é pobre em sódio e cloro, os minerais mais perdidos no suor". Como esse equilíbrio depende também do cálcio e do magnésio, a fruta ajuda,mas sozinha não previne cãibras. Milton Mizumoto, médico nutrólogoda Corpore (Corredores PaulistasReunidos), acrescenta: "A dieta rica em potássio só é válida para atletas de enduro, que necessitam repor o mineral diariamente pela alimentação". A cãibra também pode ocorrer pelo esforço excessivo. Nesse caso, a banana é ineficaz e a solução é alongar."Duas bananas equivalema um bifão.

"MENTIRA -7 A banana não substituia carne, pois uma unidade da frutaé igual a apenas 1g de proteína, afirma Lígia. Karen ainda recomenda: "Os vegetarianos devem optar por outros alimentos que contenham mais aminoácidos que a banana, em substituição à carne"."A casca da banana é ainda melhor que a banana em si.

"MENTIRA -7 Lígia explica que a cascada banana, por ter muitas fibras,"pode estimular o funcionamento do intestino de forma exagerada, favorecendo desarranjos". A possibilidade de concentração de agrotóxicos também é grande. Melhor não arriscar.


BANANA LíQUIDA UMA RECEITA VITAMINADA PARA ANTES DO TREINO


Shake Esperto

INGREDIENTES -7 - 1 copo de leite de soja (puro) 1 colher de sobremesa de mel 1 banana-nanica ou 2 bananas-maçã 2 pedras de gelo.


MODO DE PREPARO -7 - Seja bruto: bata tudo no liquidificadore sirva. Rende um copo de 300 ml

CALORIAS POR PORÇÃO: 293


28 RUNNER'S WORLD [junho I 2009 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário