terça-feira, 2 de junho de 2009

CLARO RIO EM MOVIMENTO - 8 K - 01/04/09

Claro Rio em Movimento
Evento:
Claro Rio em Movimento
Local e Data:
Rio de Janeiro/RJ (01/04/2009)

Coloc.
1127
Num.
2420
ROGÉRIO GOMES
38
M3539
215
M
01:05:28
01:02:51

Revolução na Floresta


O empate, ou seja, impedimento foi a manifestação pacífica escolhida pelo sindicalista Chico Mendes para impedir a derrubada da floresta levando seus companheiros seringueiros a sentar-se sob as árvores como forma de brecar a ação dos peões contratados pelos fazendeiros para derrubar a mata e transformar suas terras em pastagens. Defendendo o modo de vida dos seringueiros, que sempre viveram nas colocações de onde extraiam borracha, coletavam castanhas e outros produtos do qual sobreviviam, mas sem ter a posse da terra, tinham na floresta nativa seu único recurso. Wilson Pinheiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia foi o primeiro a tombar sob as balas assassinas de jagunços pagos pelos fazendeiros que vieram para o Acre. Vinham a convite do governo do Estado e estimulados pela União oferecendo terra boa e barata, além de garantir que aqui não havia índios. Ao mesmo tempo davam cobertura para que expulsassem os moradores dos falidos seringais para poder derrubar a mata e tornar a terra “produtiva”. E foi a cerca de arame, demarcando os pastos e impedindo a movimentação dos seringueiros que antes se movimentavam livremente pela mata respeitando as nascentes, igarapés e certas árvores como limites das posses vizinhas, viram-se chocados com aquele obstáculo até então desconhecido. Famílias eram expulsas, suas casas queimadas e mais cercas colocadas, a revolta cresceu, muitos morreram até que Chico promoveu a união das lideranças seringueiras e indígenas, o que deu origem a Aliança dos Povos da Floresta, cujo apelo em defesa da conservação da Amazônia ganhou o mundo.
A resistência ganhou força e no debate tornou-se propositiva com Chico Mendes na liderança do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), defendendo a criação de áreas contínuas de floresta onde os seringueiros pudessem conservar seu modo de vida, dando origem às Reservas Extrativistas. Seu reconhecimento internacional foi consagrado quando recebeu o prêmio Global 500 nos Estados Unidos, por sua luta em defesa da conservação da Amazônia. Ainda em 1.988 viu parte de seu sonho realizado com a criação da primeira Reserva Extrativista do Alto Juruá. Foi tocaiado e morto na sua casa em Xapuri no dia 22 de dezembro de 1.988, aos 44 anos de idade, deixando viúva Ilzamar Mendes, órfãos os filhos Sandino e Elenira. A notícia de sua morte chocou o mundo e alertou ambientalistas sobre o que se passava na Amazônia. Os que calaram sua voz pretendendo abafar suas idéias criaram um mártir do ambientalismo mundial e estimularam muitos outros a assumir sua luta em favor da florestania, estimulando movimentos semelhantes em outros estados e em outros países.

RECEITAS

BISCOITO DE AMENDOIM E LINHAÇA


Ingredientes
1,1 kg de farinha de trigo
2 copos de farinha de linhaça*
1 e ½ copo de gérmen de trigo
1 rapadura pequena(650g) ou açúcar mascavo
1 copo mais 2 colheres(sopa) de nata
2 copos de amendoim torrado e moído
5 colheres(sopa) de óleo
4 ovos
100 ml de água
1 colher(sobremesa) de fermento em pó
1 colher(sobremesa) de sal amoníaco
1 colher(sopa) de essência de baunilha
*Use um copo de requeijão para medir os ingredientes.
Modo de Preparo
Junte a rapadura raspada com a água e deixe por 20 minutos. Bata bem esta calda com a nata, óleo, ovos e baunilha. Acrescente o fermento e o sal amoníaco. Misture o amendoim, a linhaça, o gérmen de trigo e, por último, a farinha de trigo, sem sovar. Abra a massa, aos poucos, em formato retangular, com espessura de 0,5cm e corte em palito com uma carretilha. Asse por 25 minutos ou até ficar corado e bem crocante. Obs.: Para fazer a farinha de linhaça: deixe a linhaça no forno brando por 10 minutos. Retire, espere esfriar e bata no liquidificador até triturar bem. Armazene em recipiente escuro.



BOLO DE BANANA COM FARINHA DE SOJA INTEGRAL

Ingredientes
4 ovos;
4 bananas médias;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara de farinha de soja;
2 xícaras de açúcar;
1/2 xícara de óleo;
1 colher de fermento em pó Royal;
Canela em pó.
Modo de Preparo
Misture bem a farinha de trigo com a soja e reserve. Coloque no liquidificador o óleo, açúcar, os ovos, as bananas picadas e o bicarbonato de sódio, bater bem. Despeje a massa em uma tigela e adicione as farinhas misturadas. Coloque por último o fermento em pó e misture bem, sem bater a massa. Unte a assadeira com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Coloque a massa na assadeira, salpique com canela e açúcar e asse em forno pré-aquecido.