quarta-feira, 25 de novembro de 2009

16 Dicas para as dores nos pés


16 Dicas para as dores nos pés
Sapasso Dicas Sapasso

Escrito por Administrator on Ter, 01 de Setembro de 2009 11:38

Quem não teve já dores nos pés? Só nos lembramos verdadeiramente da existência deles, quando nos doem. Infelizmente não podemos trocar por outros, por isso faculto algumas dicas para aliviar e melhorar a saúde dos seus pés.


Dica nº1 - Levantar os pés:
Após um longo dia de trabalho, as melhores acções que pode ter para com os seus pés são descalçar-se, levantá-los a mais menos 45 graus e mexer os dedos, para activar a circulação. Faça-o durante 20 minutos.



Dica nº2 - Mergulhe os pés em água:
Coloque os seus pés numa solução de água quente, com duas colheres de sulfato de magnésio. Após isso, passe-os por água fria, seque-os e passe ou creme hidratante.



Dica nº3 - Quente e frio:
Junto a duas torneiras de água quente e fria, passe os seus pés primeiro por água quente, depois por água fria, durante um minuto em cada uma das águas. Repita esta acção 3 ou 4 vezes e termine-a com a água fria. Esta alternância de água fria e água quente é muito revigorante. Atenção: não fique sujeito a estas diferenças de temperatura caso sofra de má circulação ou diabetes.



Dica nº4 - Relaxamento com essências:
Num alguidar com água quente, junte seis gotas de óleo de eucalipto e outras seis de óleo de alecrim (podem ser adquiridos numa loja de produtos naturais). Deixe os seus pés repousar nesta mistura durante uns minutos e por fim passe-os por água fria. Passe-os de seguida novamente por água quente e água fria.
Pode ainda experimentar outra solução de água quente juntamente com seis gotas de óleo de zimbro e outras seis de essência de limão, passando-os no final por água fria - água quente e água fria.



Dica nº5 - Chá para os seus pés:
Faça um chá bem forte de hortelã-pimenta ou camomila (duas saquetas de chá por cada chávena de água a ferver). Mergulhe os seus pés neste chá, passando no final por água quente e fria alternadamente.



Dica nº6 - Massagem aos pés:
Uma boa massagem com óleo para bebé proporciona um grande alívio imediato. Massage todo o pé, apertando delicadamente os dedos e fazendo pressão com movimentos em forma de círculo na zona da planta do pé. Pode ainda passar com o polegar, vigorosamente, ao longo da planta do pé.



Dica nº7 - Gelo nos pés:
O gelo é o melhor remédio caseiro para qualquer inflamação ou dor. Enrole um pouco de gelo num pano e esfregue os seus pés e tornozelos durante uns minutos. No final seque bem os pés e passe-os por uma colónia, alcóol ou vinagre, para ficarem frescos e secos.



Dica nº8 - Exercício físico:
- Exercite os seus pés e pernas ao longo do dia, afim de evitar dores e má circulação.- Espalhe alguns lápis pelo chão e apanhe-os com os dedos dos pés ou- Coloque alguns feijões secos num chinelo fechado e calce-os, andando um pouco com eles. Isto é uma boa massagem para os pés.




Dica nº9 - Pés dormentes ou tensos:
Se costuma ter os pés dormentes ou tensos, sacuda-os durante um ou dois minutos, um de cada vez e por fim relaxe e faça mover os dedos para cima e para baixo.



Dica nº10 - Muito tempo de pé:
Caso esteja muito tempo em pé, desloque-se sempre que possível, nem que seja só um pouco no mesmo local. Tente mudar de posição e apoiar alternadamente os pés num degrau. Cansará menos os seus pés se estiver sobre uma superfície fofa, como uma carpete ou tapete.



Dica nº11 - Pés rijos:
Em caso dos seus pés ficarem rijos, sente-se e descalce-se, esticando os pés para a frente. Faça movimentos em forma de círculo com os pés, 10 vezes em cada direcção. Estique os dedos para baixo e depois para cima, repetindo outras 10 vezes. Depois pegue nos dedos e desloque-os com suavidade, para a frente e para trás.



Dica nº12 - Outro tipo de massagem para os pés:
Se quiser experimentar outro tipo de massagem para os pés, descalce-se e role os pés sobre uma bola de ténis, por exemplo, ou sobre um rolo da massa, durante um ou dois minutos. Sentirá um grande e rápido alívio.




Dica nº13 - Poupar as solas dos seus pés:
Quanto mais finas forem as solas dos seus sapatos ou ténis, mais sentirá dores ao final do dia. Use, sempre que possível, calçado com solas grossas ou com amortecedores de choque, principalmente se costuma deslocar-se sobre superfícies duras ou irregulares. Se é mulher e quer ter dores nos pés, o ideal é usar saltos altos e solas finas! Em caso de ter que andar mais apresentada, com este tipo de sapatos por exemplo, aproveite as viagens para o trabalho e para casa, usando calçado desportivo nestas viagens.




Dica nº14 - Saltos maiores ou menores:
Quanto maiores forem os saltos dos seus sapatos, mais cansados ficarão os seus pés e pernas. Use um salto o mais baixo possível, afim de evitar esta situação.



Dica nº15 - Palmilhas:
Se o seu pé se desloca dentro do sapato, quando usa por exemplo, sapatos de salto alto, use uma palmilha que mantenha o seu pé no lugar, afim de evitar dores no arco do pé.



Dica nº16 - Sapatos mais largos:
Se pretende alargar um pouco os seus sapatos, experimente esta dica: Encha uma meia com areia e coloque-a no local onde pretende alargar o seu sapato. Agora embrulhe o sapato numa toalha molhada e deixe secar durante 24 horas. Se necessário, repita esta operação mais uma ou duas vezes.


Sapatos inadequados: problemas para a saúde dos pés
Sapasso Dicas Sapasso Escrito por Administrator on Ter, 01 de Setembro de 2009 11:33



Outras coisas deixam uma mulher sensual e elegante como um belo par de sapatos, o que faz desse acessório uma das grandes paixões femininas. Em nome da moda e beleza, muitas mulheres escolhem calçados inadequados - bicos finos, saltos muito altos, couro muito duro ou materiais sintéticos - que comprometem o conforto e a saúde dos pés.
Problemas como calos, joanetes, deformidade no antepé e dores na coluna são geralmente ocasionados pelo uso constante de sapatos desconfortáveis.
Cibele Ressio, mestre em Ortopedia e Traumatologia e especialista em medicina e cirurgia do pé, ressalta a importância de saber escolher um calçado na hora da compra.
"Ele deve estar absolutamente confortável na hora da compra, e não comprar supondo que vai lassear. Devemos deixar uma folga entre o último dedo e a ponta do calçado, pois os dedos necessitam deste espaço para a movimentação durante o caminhar", explica a ortopedista.
Estudos da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) comprovam que o uso constante de sapatos de salto alto causa problemas de coluna.
"Sapatos de salto alto, com uso crônico, encurtam a musculatura ísquio tibial, isto é, a musculatura posterior da perna que vai até a coluna lombar, causando dor na região lombar", afirmou a especialista, que confirmou que o salto alto é realmente o grande vilão.
-Assim, a ortopedista recomenda o uso alternado do uso de calçados de saltos altos com outros mais baixos e também, sempre que possível, alongar por alguns minutos a panturrilha (mais conhecida por "batata da perna").
É possível encontrar sapatos bonitos e confortáveis, ficando elegante, e sempre- sem comprometer a saúde dos pés.

Mude a dieta e volte a emagrecer


BOA FORMA
Hora do plano B

Mude a dieta e volte a emagrecer

Regime de baixas .calorias faz o metabolismo ficar lento. Nesses casos, é preciso trocar o cardápio.

nutróIoga Samantha Enande, da Clínica Valéria Marcondes, em São Paulo.






CARNE MAGRA e folhas por 2 dias: isso retoma emagrecimento

• Você vai à nutricionista, segue sua dieta à risca, bate cartão na academia e está perdendo peso. Ótimo! Mas, de repente, o ponteiro da balança emperra. Você não mudou em nada a sua rotina saudável, mas deixou de perder peso antes de atingir a meta desejada. O que aconteceu de errado? - O metabolismo se acostumou com a dieta e passou a funcionar mais lentamente - explica a nutróIoga Samantha Enande, da Clínica Valéria Marcondes, em São Paulo.
E não adianta simplesmente comer menos. Isso vai fazer o metabolismo ficar ainda mais lento, o que causará sintomas como cansaço e irritação. Essa desaceleração do metabolismo é uma
forma de o organismo se proteger.
- As células de gordura têm receptores que se fecham quando a pessoa passa a comer pouco - diz a médica.
O organismo desacelera o metabolismo para encontrar um equilíbrio entre o baixo consumo calórico e as reservas de energia.




Assim, a pessoa deixa de emagrecer. O jeito é dar uma chacoalhada no organismo.
- Retiro todas as fontes de energia durante dois dias, deixando a pessoa apenas
com carnes magras e folhas, que devem ser comidas de duas em duas horas. diz a nutróloga.
Isso coloca os receptores das células de gordura em estado de emergência. Eles voltam a abrir, liberando a gordura.
A cada dois dias, a pessoa retoma sua alimentação normal.
Primeiro, os legumes.
Depois, as frutas, seguidas de iogurtes e um pouco de pão ou de arroz integral.