segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BOA FORMA BOA SAÚDE.

Vou listar alguns alimentos para dar aquele gás nos corredores e para as pessoas que apenas querem fazer uma reedução alimentar.


Alho

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: O alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares é ótimo contra a hipertensão, seus efeitos são potencializados quando o alho é triturado ou cortado. Pelo seu efeito bactericida extermina bactérias malignas do intestino, combate o câncer grastrointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas. Fortalece o sistema imunológico como um todo, aumentando a resistência orgânica a infecções, fluidifica e desodoriza as secreções no caso de bronquite, tuberculose, diminui a tosse, provoca a expectoração. Pode ser utilizado também em ferimentos e cortes de prego enferrujado, espinhos, espetos de madeira e cacos de vidro, mordedura de bichos venenosos, promove a desintoxicação do sangue. O uso regular do alho aumenta a longevidade reduz os riscos de infarto, reduz o colesterol LDL (ruim), aumenta o colesterol HDL (bom) combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, o câncer. Ativa o funcionamento do fígado, cura hemorróidas e varizes, elimina prisão de ventre, combate o ácido úrico, aliviando dores musculares e articulares como reumatismo, gota e ciática.Elimina o cansaço, melhora visão, é indicado contra dores de cabeça, insônias e nevralgias, elimina vermes como: lombrigas e tênia, auxilia no emagrecimento, bom para os rins e bexiga eczemas e herpes, alivia o diabete l e proporciona uma qualidade de vida mais saudável como um todo.
Podemos observar a presença de altos teores dos elementos zinco e selênio, minerais esses que combatem os radicais livres por serem minerais antioxidantes.
FONTE:

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: Com grande quantidade de proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, a aveia reúne várias vitaminas, ajudando a fortalecer ossos e dentes. É ao mesmo tempo estimulante e relaxante, o que proporciona alívio para depressão, ansiedade, tensão, insônia e exaustão nervosa; também diminui o nível de colesterol e açúcar no sangue, ajudando a prevenir problemas cardíacos e diabetes. Rica em fibras, é uma excelente arma contra prisão de ventre, eliminando as toxinas do intestino; segundo se acredita, auxilia ainda na prevenção de tumores intestinais. Ajuda a melhorar a produção de energia durante a corrida.
Manjericão

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: Em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados a eles (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias etc.) ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tônico. A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção. O chá quente reduz a febre e o muco no peito e no nariz, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta. As propriedades relaxantes agem nos tratos digestivo e respiratório e podem diminuir as cólicas, a prisão de ventre e a náusea e atenuar afecções como a asma e a tosse seca.

Batata-doce
Aposte na batata-doce.
Com propriedades antioxidantes, é uma importante fonte de energia. Ajuda a prevenir lesões e traz saciedade.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: Ajuda a regular a pressão sangüínea e evitar certos tipos de câncer.
A batata-doce é rica em carboidratos, fornecendo em cada cem gramas, 116 calorias. Contém ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
Para conservá-la por até 15 a 20 dias em boas condições, deixe-a em lugar seco e arejado, longe da luz e de insetos. Na hora de prepará-la, cozinhe em água fervente em panela tampada e com casca. Assim você estará evitando que seus nutrientes se percam no cozimento.
Nozes
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: Assim como avelãs e amêndoas, são fartas em tipos de gordura que aumentam a taxa do colesterol bom. Também são uma fonte de vitamina E, que previne câncer e problemas cardíacos. Um alerta: como contêm 6 calorias por grama, as nozes devem ser consumidas com moderação
LaranjaA fruta cítrica tem duas classes de substâncias, os limonóides e os terpenóides, que inibem a formação de tumores. A camada branca sob a casca também é rica num elemento que diminui a intensidade da síndrome pré-menstrual. Ainda contém carotenóides, que reduzem a degeneração da retina dos idosos

Chá verde
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: Compostos químicos presentes no chá cultivado pelos chineses inibem a formação de vasos sanguíneos que alimentam os tumores. Experiências com animais indicam que a bebida também reduz o colesterol. Para quem prefere o chá preto, um aviso: parte das substâncias benéficas é destruída no processo de fabricação

Couve-flor
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: O folato, substância presente na couve-flor, tem sido associado a uma redução na incidência de tumores de mama e estômago. Para preservar suas propriedades, os vegetais não podem ser muito cozidos. O ideal é resfriá-los, com gelo, assim que saem da panela
Tomate Segundo estudo da Universidade Harvard, homens que ingerem dez tomates inteiros por semana reduzem em um terço o risco de contrair câncer na próstata. Isso graças a uma substância chamada licopeno, mais eficaz que o badalado betacaroteno da cenoura. Mas, para aumentar seu efeito, os tomates precisam estar cozidos, como em molhos e no ketchup. Crus, os frutos são uma fonte rica de vitamina C
Salmão
Destaque Nutricional: por possuir ácido graxo ômega-3, ajuda na prevenção de doenças cardíacas, além de aumentar o HDL, que contribui na redução do colesterol plasmático total.
Valores Nutricionais:
Porção:
100 g
Kcal: 117
Carboidrato: 0
Proteína: 18,3
Gordura: 4,33
Fibras: 0
Colesterol: 23
Ao contrário do que muitos pensam, a cavala é o peixe que possui maior concentração de ácido graxo poliinsaturado ômega- 3, percentual superior ao do salmão.
A sardinha apresenta ainda uma excelente fonte de proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.
Uma vantagem para o consumo deste alimento é o seu preço, sendo um alimento de elevada qualidade nutricional e com baixo custo. Contudo, não é o único alimento com as propriedades benéficas descritas anteriormente, pelo que o seu consumo deve ser intervalado devendo a alimentação ser diversificada e composta por sardinha e outros alimentos com equivalência nutricional, nomeadamente o salmão, a cavala, o arenque, a savelha, entre outros.
Evite as frituras, de preferência na preparação pelo assado.
Receita de Salmão assado à Holandesa
Corte um pedaço de papel alumínio grande o suficiente para embrulhar um pedaço de Salmão.
Coloque numa assadeira, o salmão em cima da folha e tempere o peixe.
Eu costumo colocar um pouco de sal, pimenta, limão, um pouco de vinho branco, um pouco de óleo de oliva e algum tempero verde. Pode ser manjericão, cheiro-verde (coentro) ou alecrim. Eu, pessoalmente, adoro a combinação de coentro com peixe, então essa é minha preferência.
Embrulhe o peixe no alumínio e leve ao forno pré-aquecido (+/-200 graus) por uns 15 a 20 minutos.
Sirva com uma salada verde e batatas assadas (ou gratinadas) de acompanhamento.
Pimentão vermelho
Apresenta um bom valor nutricional, sendo rico em sais minerais e vitaminas.
Possui boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B.
É rico também em sais minerais (potássio, fósforo, cálcio e sódio). ácido esteárico, ácido palmítico, beta-caroteno, capsaicina, fitosteróis e silício.
Com relação ao índice calórico, possui apenas 20 calorias por 100 gramas. Sirva recheado, como tempero ou saladas.

Brócolis
Como até o talo.Uma excelente fonte de vitamina C, A, K e folato. Contém quantidades significativas de cálcio, ferro, fósforo e outros minerais. Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer de estômago, mama, pulmões e rins. Pouco calórico e com alto teor de fibras. Ótimo para fortalecer o esqueleto (1 xícara contém 43 miligramas de cálcio).
Cebola
São mais de 600 espécies.
A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.
Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, Ferro e Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.
Conhecemos hoje o importante papel dos compostos orgânicos do enxofre, especialmente nas sulfamidas que, com a penicilina, constituem o meio mais eficaz para combater as enfermidades infecciosas. Mas é também multo importante o teor da cebola em compostos de sulfocianeto, fósforo, flúor, potássio, ácido salicílico, secretina, glicoquinina e vitaminas B e C.
É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo), intestino e,é ainda, diurética. tem-se discutido nela a presença de um hormônio vegetal (glicoquinina) que atua no metabolismo do açúcar como a insulina do pâncreas e pode reduzir o excesso de açúcar no sangue. o melhor antídoto contra as avitaminoses ou, em combinação com o suco de batatas esmagadas e frescas, contra o escorbuto propriamente dito.

Existem estudos comprovados de que os componentes nutricionais da cebola diminuem o risco de tumores de estômago, intestino e próstata, dentre outros.Sabe-se que a cebola atua contra fungos que provocam micoses e também dificulta a ação das bactérias, dentre elas as causadoras de distúrbios gástricos e de cáries. Ameniza também os sintomas da asma, diminui os riscos de atesclerose e de trombse, além de combater inflamações no organismo. O Ministério da Agricultura do governo australiano revelou recentemente que porcos que tiveram uma dieta rica em gorduras obtiveram um decréscimo de 15% em seus índices de triglocerídeos quando a cebola foi incluída em suas refeições.Desta maneira, o recomendado é ingerir – ao menos – duas cebolas semanalmente. Com isso, consegue-se reduzir em 56% o perigo de câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins.

Efeito nas Doenças da Circulação e da Respiração --
O caldo de cebolas fervido, e com mel, é eficaz contra resfriados, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também depura o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese. Também, desde há muito tempo, se conhece o efeito diurético da cebola em relação com as doenças circulatórias e renais. Quando os medicamentos falham, pode uma cura de cebolas, durante três dias, fazer desaparecer acumulações de água nas pernas, no ventre, no fígado, pleura e pericárdio, porque o óleo essencial, os ácidos sulfociânicos e salícico e o teor em magnésio secam os tecidos, facilitando a filtragem renal de água e sal. Mas provavelmente o efeito não se deve apenas a essa influência sobre a irrigação dos tecidos renais, mas também a um melhor funcionamento do coração,já que as cebolas, pelo menos conforme se tem podido demonstrar em experiências com animais, contêm elementos estimulantes para o coração. Os compostos sulfociânicos atuam, além disso, como fatores que fazem baixar a tensão arterial (hipotensores). Para efetuar uma cura de cebolas, tomam-se de dez a quinze ou mais cebolas de tamanho médio por dia, com mel para lhes melhorar o sabor, ou então em salada com sumo de limão, azeite e nata ácida. Uma cura de cebola pode prolongar-se durante várias semanas.
Quem há que não conheça o tradicional xarope de cebola como remédio nas afecções catarrais das vias respiratórias? Essa aplicação está perfeitamente justificada. O óleo essencial é eliminado em grande parte através dos pulmões, como acontece com o alho-porro e o alho, com o que, ao resolver a congestão dos vasos e dos pequenos condutos respiratórios, facilita a expectoração e acalma a tosse e a irritação.

Outras Indicações Terapêuticas --
Diversos autores (Binz, Lipp) também atribuem à cebola um efeito calmante nas excitações nervosas ou psíquicas. É antiqüíssima a aplicação da cebola para a eliminação das lombrigas intestinais (nematodos) e oxiúros. A sua eficácia nas infestações por lombrigas tem-se confirmado nos nossos tempos, sobretudo na medicina infantil, que é onde está destinada a empregar-se com maior freqüência.
Cita-se também freqüentemente a capacidade da cebola para a renovação do sangue, o que se explica pelo seu efeito benéfico na digestão, porque, como se sabe, a anemia pode ser devida a transtornos prolongados no funcionamento normal do intestino. Também se salienta o teor em vitaminas e minerais como explicação das qualidades de renovação do sangue.
0 alto teor em flúor da cebola (segundo Mayerhofer, Schneider e Wasicky, 0,5 mg por quilo na polpa fresca) leva a supor uma influência benéfica da cebola no estado de funcionamento excessivo da tiróide e exerce seguramente, no mesmo sentido que o moderno tratamento de flúor, uma influência conservadora do esmalte dentário.
Tendo em conta o efeito de excitação da circulação do sangue, fica perfeitamente justificado o seu emprego externo na cura de furúnculos, abscessos, inflamações do tecido subcutâneo, frieiras, machucados, inflamações das glândulas linfáticas, infecções e calvície.

Empregos Diversos --
1. Xarope de cebola para a tosse e outras doenças devidas a resfriamentos: cortam-se em rodelas várias cebolas grossas e misturam-se com açúcar mascavo. Deixam-se de infusão, durante 12 horas. O sumo assim conseguido toma-se às colheradas, várias vezes por dia. Ou então: cortam-se as cebolas e quatro pedaços e aquecem-se ao vapor com açúcar cristal. Toma-se uma colherada, de duas em duas horas.
2. A cru para hidropésicos: trituram-se 600 g de cebolas até formar um purê; bate-se este, fazendo-o passar por um coador com 100 g de mel até formar um líquido homogêneo. Tomam-se, diariamente, de 100 a 200 g às colheradas. Quem for capaz, será preferível consumir de 30 a 60 g de cebolas frescas (segundo Kneipp), cozendo as cebolas com mel para as tomar desta forma.
3. Para uso externo em inflamações, hemorróidas e calvície, trituram-se ou esmagam-se as cebolas cruas e batem-se com água até formar um caldo que se aplicará nas regiões afetadas.
4. Como salada, preparam-se as cebolas com limão e azeite.

Rica em elementos protetores contra infecção, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. Essas propriedades, entretanto, se perdem quando a cebola é cozida.
Ótima contra cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, ela corta hemorragias nasais.
Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral. A cebola também é um excelente preventivo do enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.
Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda, molhe-a em água fervente.
Cem gramas de cebola fornecem 39 calorias.

Torta de cebola
INGREDIENTES
4 xícaras (chá) de cebola cortada bem fina 1 xícara (chá) de bolacha salgada passada no liquidificador 8 colheres (sopa) de margarina derretida 1 e 1/2 xícara (chá) de leite 4 ovos 1/2 xícara (chá) de queijo ralado (opcional) sal e pimenta do reino

MODO DE FAZER
Misture as migalhas de bolacha com 4 colheres (sopa) de margarina. Aperte nos lados e fundo da fôrma. Cozinhe a cebola lentamente na margarina restante, até que esteja macia, mas não dourada. Acrescente o leite aos poucos e os ovos ligeiramente batidos. Tempere a gosto e despeje sobre as cebolas, que já devem estar na fôrma. Salpique o queijo (se desejar) e leve ao forno por 25 minutos ou até que fique firme.
Rendimento: 8 porções
Valor calórico total: 2.329 calorias

Cebolas ao forno
INGREDIENTES
6 cebolas grandes 1 colher (sopa) de margarina derretida 3/4 de xícara (chá) de farinha de rosca 1 colher (chá) de açúcar uma pitada de sal

MODO DE FAZER
Descasque as cebolas, corte em rodelas e escalde juntamente com o açúcar e o sal. Depois das cebolas escaldadas, escorra bem a água. Em um pirex untado com margarina coloque as cebolas e por cima a margarina derretida e farinha de rosca. Leve ao forno até dourar. Sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções
Valor calórico total: 820 calorias

Pãezinhos de cebola
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada 1 colher (sopa) de margarina 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó 1/2 xícara (chá) de cebola ralada 1/2 colher (chá) de sal 1/3 de xícara (chá) de leite 1 ovo 1/4 de xícara (chá) de margarina

MODO DE FAZER
Cozinhe a cebola com uma colher (sopa) de margarina durante 2 minutos ou até ficar macia, mas não dourada. Retire do fogo e reserve. Peneire junto a farinha de trigo, o fermento e o sal. Coloque-os numa bacia e vá acrescentando a margarina aos poucos, misturando até obter uma consistência granulada (o que demora mais ou menos 3 minutos). Adicione a cebola, o ovo e o leite e mexa bem durante 5 minutos.
Ponha essa massa sobre uma mesa polvilhada com farinha de trigo e amasse levemente durante 1 minuto. Abra-a com um rolo, na espessura de 1 cm, e corte com um copo. Coloque em assadeira untada. Asse em forno moderado, previamente aquecido, durante 12 a 15 minutos.
Rendimento: 15 pãezinhos
Valor calórico total: 1.425 calorias

CHEQUEI NA FLORESTA DA TIJUCA

Sempre via pela tv, jornal, revista e até pela internet pessoas correndo em lugares maravilhosos, tais como lugares arborizados, beira de praia, etc.
Eu desejei sempre correr em lugares assim e finalmente hoje estou correndo nesses lugares.
Esse é o poder da atração, o que vc pedi o Universo ou no que você acredita vai te dar.
Na primeira parte postei algumas fotos que tirei do Alto da Boa vista.
Agora são fotos da Floresta da Tijuca. O lugar é lindo. Vale a pena ir.
O portão abri 8:00 horas.


Vamos as fotos:

CAPELA MAYRINK