domingo, 7 de março de 2010

O VINHO - ÓTIMO PARA O TIPO DE SANGUE A.



RENATO GRANDELLE
Um brinde ao vinho:
Além de sua capacidade antioxidante, que pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, a bebida tem um composto que induz a morte de células cancerígenas.
Aconstatação é do Programa de Oncologia da UFRJ,que isolou a substância da bebida para estudá-Ia.
O estudo, porém, não justifica um porre. Coordenadora da pesquisa, Eliané Fialho, professora do Instituto
de Nutrição da universidade, pondera que o resveratrol- o composto em questão - sofre modificações durante sua digestão. Para que seus efeitos sejam sentidos, o ideal é alimentar-se regularmente de hortaliças que contenham a substância.
O conselho, ressalte-se, não significa um cardápio restrito.
- Mais de 70 alimentos têm o resveratrol - assinala Eliane. - São plantas que, além dos nutrientes, têm compostos bioativos que diminuem o risco do desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e diabetes. Mas não adianta se entupir de uma delas em um dia e depois só voltar a ingeri-Ias daqui a um mês. É preciso consumi-Ias diariamente.
Uvas de casca escura e amendoim também contam com resveratrol, mas é ho vinho tinto que o composto está mais solúvel. Os estudos relacionados à substância intensificaram-se nos últimos 15 anos. A maioria das pesquisas, porém, atua apenas com modelos em laboratório, sem testes clínicos.
- O resveratrol tem efeito em células de alguns tipos de câncer, entre eles mama, próstata e pulmão -explica a pesquisadora da UFRJ.Há perda do composto no organis mo, antes de ele chegar à corrente sanguínea e aos tecidos-alvo. Por isso, tomar uma taça de vinho não é suficiente para inibir o câncer.
A substância, de acordo com levantamentos recentes, leva à morte natural de células cancerígenas e regula
os níveis de p53, uma proteína supressora de tumor. A equipe de Eliane percebeu que, quanto maior o grupo do resveratrol, mais rápido o câncer é atacado.
Substância age até contra obesidade
• Embora seu papel anticancerígeno ainda careça de novos estudos, o resveratrol já coleciona títulos. O composto, conhecido como um antibiótico natural, é, também, anti-inflamatório, aumenta a expectativa
de vida, atua contra o diabetes e ataca a obesidade.
- A presença do resveratrol é mais um motivo para consumir frutas e hortaliças - opina Eliane. - A
Organização Mundial·de Saúde recomenda o consumo de 400 gramas desses alimentos por dia. É o suficiente
para evitar doenças crônicas.
Cerca de 30% dos casos de câncer tem origem na dieta inadequada. É um percentual maior do que o atribuído
a fatores genéticos (aproximadamente 20%). .
O Programa de Oncologia, agora, testa a associação do resveratrol com drogas quimioterápicas em culturas de células de câncer de mama.
A expectativa é de que seja possível preparar um composto que, embora tenha essas drogas em menor quantidade, consiga reduzir os sintomas desagradáveis de um tratamento.