terça-feira, 20 de abril de 2010

Vai banana?Uma penca de mitos e verdades sobre essa companheira.



Uma penca de mitos e verdades sobre essa companheira

Por Luis Corvini Filho Foto André Spinola e Castro

JUNTO COM A MEDALHA, VOcÊ JÁ DEVE TER RECEBIDO, AO FIM DE UMA PROVA, uma banana. De acordo com a empresa organizadora de corridas Yescom, foramdistribuídas só nas edições de 2008 da Meia Maratona do Rio de Janeiro e da São Silvestre mais de 70000 unidades, ou o equivalente a 7 toneladas da fruta. Mas por que a banana é uma tradicional companheira do corredor?Vamos atrás das respostas - e encontramos mitos e verdades sobre ela."Banana é fonte de energia:

VERDADE -

7 Além do potássio (cerca de 370 mg por unidade), a fruta fornece carboidratos evitaminas (81, 82, A e C). Um estudo realizado pela USP revelou que em 100 g de banana-prata existem 28 gde carboidrato, ou seja, bastante energia para atletas em geral."Banana não engorda e podemos comer várias, inclusive antes do treino:

MENTIRA -7 100 g de banana contêm 88 calorias, portanto um cacho debanana não é tão diet assim. E anutricionista esportiva Karen Jacobalerta: "Não há bom desempenho
de estômago cheio". Uma dica é comer uma banana 30 minutos antes de correr para prevenira hipoglicemia (baixo nívelde açúcar no sangue)."Banana previne cãibras:

EM TERMOS -7 A contração involuntária muscular é causa da principalmente pelo desequilíbrio mineral do organismo. A nutricionista Lígia Valim, pós-graduada em bioquímica, fisiologia e nutrição dos exercícios pela Unicamp, esclarece que a banana, rica em potássio,"é pobre em sódio e cloro, os minerais mais perdidos no suor". Como esse equilíbrio depende também do cálcio e do magnésio, a fruta ajuda,mas sozinha não previne cãibras. Milton Mizumoto, médico nutrólogoda Corpore (Corredores PaulistasReunidos), acrescenta: "A dieta rica em potássio só é válida para atletas de enduro, que necessitam repor o mineral diariamente pela alimentação". A cãibra também pode ocorrer pelo esforço excessivo. Nesse caso, a banana é ineficaz e a solução é alongar."Duas bananas equivalema um bifão.

"MENTIRA -7 A banana não substituia carne, pois uma unidade da frutaé igual a apenas 1g de proteína, afirma Lígia. Karen ainda recomenda: "Os vegetarianos devem optar por outros alimentos que contenham mais aminoácidos que a banana, em substituição à carne"."A casca da banana é ainda melhor que a banana em si.

"MENTIRA -7 Lígia explica que a cascada banana, por ter muitas fibras,"pode estimular o funcionamento do intestino de forma exagerada, favorecendo desarranjos". A possibilidade de concentração de agrotóxicos também é grande. Melhor não arriscar.


BANANA LíQUIDA UMA RECEITA VITAMINADA PARA ANTES DO TREINO


Shake Esperto

INGREDIENTES -7 - 1 copo de leite de soja (puro) 1 colher de sobremesa de mel 1 banana-nanica ou 2 bananas-maçã 2 pedras de gelo.


MODO DE PREPARO -7 - Seja bruto: bata tudo no liquidificadore sirva. Rende um copo de 300 ml

CALORIAS POR PORÇÃO: 293


28 RUNNER'S WORLD [junho I 2009 ]

TRÊS REFEIÇÕES DE VERDADE - RECEITA





TRÊS REFEIÇÕES DE VERDADE


Vários alimentos específicos para dietas apresentam níveis muito baixos de carboidratos, fibras ou proteína, e você não ficará satisfeito por muito tempo, podendo ingerir mais calorias durante o dia. Aqui, as nutricionistas Suzana Bonumá e Elaine Magee sugerem receitas para cada refeição, com alimentos de verdade no lugar de opções para dietas.

CAFÉ DA MANHÃ DIET
Shake de baunilha industrializado.Contém 130 calorias, 3 9 de proteínas,27 9 de carboidrato, 1 9 de fibras,40 mg de cálcio.
Por que evitar ~ Assim como muitas vitaminas ou shakes de dietas, esse apresenta níveis muito baixos de calorias, proteínas, carboidratos e fibras para um atleta que precisa de energia pela manhã. "O ideal éatingir em torno de 6 9 de fibras, entre 10 e 20 9 de proteínas e 200 mg de cálcio nessa refeição", aconselha Suzana.





CAFÉ DA MANHÃ DE VERDADE
A vitamina de melão e manga (abaixo)representa uma porção maior e odeixará satisfeito por mais tempo.Contém 310 calorias, 11 9 de proteína,63 9 de carboidratos e 7 9 de fibra.(2)

VITAMINA DE MELÃO E MANGA
3/4 de xícara de pedaços congelados de manga1/2 xícara de pedaços congelados ou frescos debanana1/2 xícara de melão cantaloupe fatiado1/3 de xícara de iogurte natural desnatado1/4 de xícara de leite de soja sabor baunilha (ouleite desnatado com uma colher de cháde baunilha)1/4 de xícara de granola light para coberturaColoque todos os ingredientes, menos a granola,no Iiquidificador e bata até obter uma consistênciaespessa e suave. Passe para um copo e coloquegranola por cima. Rende 1porção.

ALMOÇO DIET

Salada de frango assado com molho light de vinagre balsâmico (contém295 calorias, 21 9 de carboidratose 1190 mg de sódio).Por que evitar As saladas apresentam número baixo de calorias,mas também costumam oferecer umvalor muito baixo de carboidratos eproteínas para as necessidades doscorredores. Além disso, o molhoe o frango contêm muito sódio.


ALMOÇO DE VERDADE
O sanduíche de frango ao curry, com500 calorias, é uma refeição saborosae que satisfaz mais. As 53 9 decarboidratos (incluindo 7 9 de fibra)vêm principalmente dos grãosintegrais. Oferece boa quantidade defrango (43 9 de proteína), além de umaquantia moderada de sódio (615 mg).[2)







SANDUíCHE DE FRANGO COM PINÓLlS
3 xícaras de peito de frango grelhado e desfiado3 colheres de sopa de pinólis torrados(ou amêndoas)1xícara de maçã com casca picada1/4 xícara de maionese Iight1/4 xícara de creme de leite azedo sem gordura1colher de sopa de mostarda com mel1colher de chá de curry ém pó2 xícaras de folhas verdes ou de espinafre fresco8 fatias de pão integralMisture ofrango, os pinólis e a maçã picada em umatigela grande. Em outra tigela, bata a maionese, ocreme de leite, a mostarda e o curry até obter umamistura homogênea. Comuma colher, espalhe omolho sobre o frango e misture. Coloque as folhasverdes na fatia de baixo de cada sanduíche. Coloque1xícara de frango em cada sanduíche. Cubra com asegunda fatia. Rende 4 porções.

JANTARDIET
Prato pronto congelado de filé de peixecom arroz e brócolis e uma maçãde sobremesa (contém 310 calorias,13 g de proteína, 53 9 de carboidratose 5 g de fibra).Por que evitar Alimentoscongelados e para dietas têm poucascalorias, o que não é bom se você.estiver faminto depois da corrida. Esteexemplo tem só metade dos grãos elegumes de que um corredor precisa.

JANTAR DE VERDADE
Estes filés de peixe com molho delimão contêm 421 calorias, 34 g deproteína, 50 g de carboidratos e 9,5 gde gorduras saudáveis. Você ficarásatisfeito e não atacará sobremesasaltamente calóricas.

FilÉ DE PEIXE COM MOLHO DE LIMÃO
4 filés de peixe (linguado)11/2 xícara de farinha de rosca11/2 colher de chá de sálvia em pó2 colheres de chá de caldo de peixe(pronto)2 ovos grandes2 colheres de chá de água4 colheres de chá de azeite de olivaextravirgem2 colheres de sopa de limão espremido2 colheres de sopa de leite integral2 xícaras de arroz integral cozidono vapor2 xícaras de brócolis cozidos no vaporMisture a farinha de rosca, a sálvia e o caldo de peixe.Misture os ovos e a água em outra tigela. Aqueça oazeite em uma frigideira em fogo médio. Passe osfilés pelos ovos e cubra-os coma farinha de rosca.Coloqueo peixena frigideira e passe um pouco deazeite na parte de cima. Vireos filés quando estiveremdourados (cerca de 4 minutos). Doureo outrolado por 3 minutos. Remova e mantenha aquecido.Leveo molho de limão e o leite à fervura em fogo médio.Quando formar um molho levemente espesso,retire do fogo (cerca de 1minuto). Sirva o peixe comarroz integral, coberto com uma colher de sopa domolho e uma porção de brócolis.
Rende 4 porções. [RW]