quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

exercícios do pilates para a prática em casa



exercícios do pilates para a prática em casa














Faça em casa
Os instrutores do CGPA adaptaram três exercícios do pilates para a prática em casa. É necessário colocar um colchonete no chão, e nunca praticar diretamente no chão ou em cima da cama. Para o exercício com bola, é necessário comprar o equipamento em lojas de esporte ou de artigos de fisioterapia.
Aquecimento corporal e fortalecimento do abdome Deite com as pernas flexionadas (como na imagem) e levante os braços a 90 graus do tronco.







Inspire e suba parte do tronco até tirar os ombros do colchonete, enquanto abaixa os braços até a lateral do tronco.

Suba e desça os braços eretos em movimento de bombeamento. Inspire continuamente em cinco tempos e expire em cinco tempos. Mantenha o abdome pressionado.

Repita o movimento de bombeamento dos braços dez vezes.




Observação: Em caso de dores no pescoço ou nas costas, posicione uma almofada embaixo dos ombros e apoie o corpo sobre a almofada enquanto executa o exercício.











Exercício 2
Fortalecimento de abdome e segmentação da coluna Sentada sobre o colchonete, flexione levemente as pernas e apoie as mãos atrás das coxas. Mantenha a coluna ereta.






Expire e desça o tronco, como se desenrolasse a coluna.





Volte a subir com a coluna arredondada.

O movimento deve ser repetido de quatro a cinco vezes. Pessoas com hérnia de disco e dores lombares devem consultar um médico antes de exercitar esse movimento.






Exercício 3
Equilíbrio, segmentação da coluna e fortalecimento do abdome, glúteos e pernas

Deite no colchonete com as pernas eretas sobre uma bola suíça (que pode ser encontrada em lojas de esporte e artigos de fisioterapia)





Inspire e eleve o quadril, contraindo glúteos, abdome e os músculos da perna. Pressione as pernas na bola.



Volte lentamente o quadril para o colchonete, ainda contraindo o abdome.

O movimento deve ser repetido de quatro a cinco vezes.





Entre as técnicas do pilates, os instrutores ressaltam a importância da qualidade dos movimentos, e não da quantidade de repetições, portanto é fundamental concentrar-se no corpo e na respiração durante a atividade. Em casa, o praticante deve executar os exercícios cuidadosamente e deve parar em caso de dor ou desconforto.

Serviço
Centro de Ginástica Postural Angélica
Av. Angélica, 2.510
Tel. (11) 3129-4765
(preço de aula varia entre R$ 46 e R$ 165)