quarta-feira, 10 de março de 2010

FARINHA DE FEIJÃO BRANCO PARA EMAGRECER


Receita com feijão-branco emagrece e ajuda a evitar diabetes



Proteína presente no grão inibe o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.


A novidade da vez é o feijão-branco, nós estamos acostumados a consumir apenas como salada. Maior e mais cremoso que os outros, acredite, ele emagrece.


Não só o feijão-branco, os feijões todos têm uma proteína de reserva, mas o branco tem a finalidade de emagrecer e combater o diabetes.

Ele tem uma proteína chamada faseolamina, e essa proteína é inibidora do processo de digestão do carboidrato. Então, ela retarda, inibe essa absorção de açúcares no sangue”, aponta a nutricionista Renata Ramos, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).


O feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido. Mas atenção: como pode ser tóxico, o feijão só deve ser consumido cru em quantidades mínimas. Depois de ser lavado normalmente, deixar secar no sol ou sobre o papel toalha. Depois, é só triturar no liquidificador e peneirar. Se quiser a farinha bem fininha, pode passar também no processador. É bom fazer em pequenas quantidades que para o extrato não fique velho e deixe de fazer o efeito desejado.

Ingerir meia hora antes das refeições, uma colher pequena, rasa, de farinha de feijão diluída em um copo de água. É essa mistura que vai garantir que parte do carboidrato não seja absorvida pelo nosso organismo.