domingo, 5 de julho de 2009

Bicicleta: Meio de transporte com efetividade, economia, saúde e menos poluição





BICICLETA:




Meio de transporte com efetividade, economia, saúde e menos poluição.

A estação das flores é um convite para curtir dias agradáveis ao ar livre.
Prevenir problemas de saúde, preservar o ambiente, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, não estressar no trânsito. Cenário ideal? Não é à toa que a bicicleta ganha cada vez mais adeptos, seja para exercício, passeio ou transporte.

Bicicleta ganha cada vez mais adeptos que procuram cuidar da saúde
O fisiologista Paulo Zogaib, 51, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), defende que o uso regular da bicicleta traz muitos benefícios à saúde ou, como ele prefere dizer, “evita uma série de prejuízos”. “O nosso corpo é feito para fazer atividade física e não para ficar parado. Diferente é o sedentário, não quem faz exercícios”, afirma o médico.Segundo ele, andar de bicicleta reduz o colesterol a pressão arterial, ajuda a controlar o diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a redução da obesidade e fortalecer os músculos dos membros inferiores. “A bicicleta é espetacular nesse aspecto, pois não traz lesões para o aparelho locomotor como a corrida. É ela que sustenta o peso corporal”, afirma Zogaib.
Para o médico, não há grandes diferenças entre pedalar na rua e na bicicleta ergométrica. “O ciclismo é um exercício mais completo e dinâmico, que estimula outras alterações no organismo. Há diferenças de planos e velocidades. É diferente da carga fixa da ergométrica”, diz.
Como em qualquer esporte, a única restrição seria a sobrecarga. Por isso, não é possível uma pessoa que nunca faz exercícios, de uma hora para outra, resolver ir todo dia para o trabalho de bicicleta. “Andar numa rua movimentada é complicado e requer mais agilidade por causa dos carros. Se você pedala com muito sacrifício ou está exausto, o risco aumenta. A confiança é muito importante e a agilidade só se cria com a prática”, diz o médico.
Bicicleta como Meio de Transporte
O norte-americano Bill Presada, 54, professor de inglês que vive no Brasil há 24 anos, resolveu driblar o trânsito de São Paulo pedalando. Ele optou pela bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, numa multinacional. “O trânsito era muito caótico para andar de carro e o ônibus demorava muito. Além de ser um bom treino, andar de bicicleta ajuda na minha qualidade de vida”, conta Presada.
Com o paletó e a gravata na mochila, o professor pedalava 32 km –de Itapecerica da Serra até a avenida Paulista– para chegar ao trabalho. Segundo ele, o percurso durava cerca de uma hora –o mesmo tempo que ele levaria para chegar de automóvel.
“As pessoas sempre me perguntavam se eu não chegava exausto. A resposta é que, depois de fazer um exercício físico pela manhã, eu chegava muito mais relaxado e cheio de energia para trabalhar. É uma arma contra o estresse, não há a tensão de ter ficado parado no trânsito e qualquer desânimo é dissipado na terceira pedalada”, diz Presada.
“Você sente mais o ambiente e aprecia mais as coisas pequenas da vida. Há muito mais contato humano na bicicleta, mesmo numa cidade dominada pelo carro. E as pessoas correspondem à essa humanização. A bicicleta abre portas, tem uma magia”, diz Presada, que fundou em 1996 a Associação Bike Brasil, para incentivar o uso.
Cuidados que se Deve Tomar
Não ande na contramão, nem sobre a calçada. Evite acidentes com pedestres
Use capacete, óculos (servem para proteger não só dos raios solares, mas de insetos e poeira) e luvas (são as mãos que tocam primeiro o chão)
Evite pedalar por avenidas, ruas e estradas com grande fluxo, onde circulem caminhões e ônibus
Seja mais visível. Para isso, use roupas claras ou coloridas. Faça uso de sinais de braço para dizer suas intenções aos motoristas
Fique atento com automóveis saindo ou entrando de garagens, veículos dando marcha a ré e pessoas distraídas cruzando a rua
O uso de buzina ou campainha é obrigatório
Pedale pelo bordo direito da via. Se precisar ultrapassar um veículo parado, olhe o trânsito atrás de você usando o retrovisor (também obrigatório), sinalize com o braço e após passar pelo veículo parado retorne imediatamente para o bordo direito da via
Cuidado com portas que se abrem de repente
Ao parar em um semáforo fechado, ocupe o centro da faixa, isto evita de você ficar espremido entre os automóveis e o meio-fio
Seja cortês e gentil no trânsito. Agradeça com gestos quando lhe cederem passagem ou lhe beneficiarem no trânsito
















Correr na rua pode fazer mal


Correr na rua pode fazer mal

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, condenam o hábito de fazer ginástica em ruas movimentadas, pois quem respira monóxido de carbono em excesso tem mais chances de sofrer de arritmia.
Nas grandes cidades, é cada vez mais comum encontrar pessoas fazendo ginástica em ruas e avenidas de grande circulação de veículos.
O hábito, no entanto, é condenado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Segundo eles, quem se exercita em ambientes com taxas acima do normal de monóxido de carbono - poluente que sai pelo escapamento dos carros - tem mais chances de sofrer de arritmias, perigosos descompassos do ritmo cardíaco.
Primeiro, um grupo de voluntários praticou exercícios em um ambiente sem poluição; em seguida, os pesquisadores introduziram monóxido de carbono na sala de ginástica, nos mesmos níveis de uma rua com trânsito congestionado.
Ao se compararem as batidas cardíacas, notou-se que a freqüência de arritmias aumentava com a poluição do monóxido, embora ainda ninguém saiba por que isso aconteça.
"É tentador imaginar que a poluição dos carros prejudique também o coração", admite o médico Victor Matsudo, especialista em esportes.
"Até então, só havia evidências de que, especialmente durante exercícios, essa poluição afeta os pulmões."

Receitas energizantes

Receitas energizantes


SUCO DE LUZ DO SOL (SUCO VIVO OU SUCO VERDE)

Modo de Fazer:
Cortar uma maçã em pedaços pequenos e tirar as sementes grandes.
Colocar no liquidificador. Usar um pepino como socador para auxiliar a extrair o líqüido que mora dentro das hortaliças. Acrescentar os grãos germinados*, as folhas verdes comestíveis, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coar em um pano e beber logo em seguida. Legumes e raízes: cenoura, abóbora, maxixe, batata-doce, inhame, quiabo, couve-flor, abobrinha, nabo, beterraba. *Como germinar grãos 1 – Colocar de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cobrir com água limpa. 2 – Deixar de molho por uma noite (8 horas). 3 – Cobrir o vidro com filó e prender com elástico. Despejar a água e enxaguar bem sob a torneira. 4 – Colocar o vidro inclinado em um escorredor em um lugar sombreado e fresco. 5 – Enxaguar pela manhã e à noite. Nos dias quentes, é preciso lavar mais vezes. Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.
Sugestões de sementes:
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc.
Um dos ingredientes mais importantes é a "grama" do trigo. Muito rica em clorofila, é encontrada em mercados e muito fácil de ser plantada em casa. É só comprar sementes de trigo e colocar em bandejas de isopor ou copos plásticos. Basta regar que ela brota, nem precisa de terra. O ideal é comer enquanto está verdinha, até a altura de cerca de um palmo.
Receita: Ana Branco, designer e professora da PUC-RJ ENERGIZANTE NATURAL DE VINAGRE Ingredientes: 1 colher rasa de mel 1 colher de vinagre água com gás Modo de Fazer: Dissolver o mel no vinagre. Em seguida, adicionar a água gasosa, sem mexer, para não perder o gás. Como alternativa à água com gás, pode-se usar água de coco ou chá verde. Receita: Vitório dos Santos Júnior, biólogo MOLHO DE VINAGRE PARA SALADA Ingredientes: 1 maçã-verde sem casca e sem semente 3 colheres de vinagre de maçã 1 colher (sopa) de azeite 1 dente de alho pequeno sal a gosto Modo de Fazer: Misturar todos os ingredientes e usar para temperar saladas verdes. Receita: Vitório dos Santos Júnior, biólogo LASANHA DE ABOBRINHA Ingredientes: 4 abobrinhas cortadas ao comprido 1 queijo minas padrão ralado 1 tomate 1 cebola 1 pimentão alho a gosto (para quem gosta) 1 pacote de soja em grão (no lugar da carne moída) cheiro-verde molho de soja (para dar cor à carne) 3 copos de água quente ½ colher de açúcar um pouco de óleo Modo de Fazer: Soja à Bolonhesa: Colocar a soja em grão em uma vasilha com a água quente e um pouco de molho de soja. Deixar por 5 minutos e escorrer. Refogar a cebola, o tomate, o pimentão e o alho picados com um pouco de óleo. Depois, despejar a soja, misturar, acrescentar mais um copo de água e um pouco de molho de soja. Quando ferver, apagar o fogo e reservar. Acrescentar o cheiro-verde picado. Montagem da Lasanha: Em uma tigela refratária, colocar uma camada da soja à bolonhesa, uma camada da abobrinha cortada e uma camada do queijo ralado. Repetir as camadas até terminar. A última camada deve ser de queijo. Colocar no forno pré-aquecido entre 15 a 20 minutos. Receita: Sandra da Conceição Oliveira, empregada doméstica MÚSCULO COZIDO COM ESPECIARIAS Ingredientes: 1kg de músculo cortado em cubos pequenos 400g de cebola picadinha 5 dentes de alho 1 colher de chá de páprica doce 1 colher de chá de páprica sal a gosto 3 colheres de sopa de óleo vegetal água para cobrir o músculo na panela Modo de Fazer: Em uma panela de pressão pré-aquecida, acrescentar o óleo e dourar bem as cebolas. Acrescentar o alho e, em seguida, o músculo. Acrescentar as pápricas e o sal. Tampar a panela e esperar apitar. Após o apito, baixar o fogo e deixar cozinhar por 20 minutos. Receita: Clóvis Evaristo, motorista e professor de culinária CALDEIRADA DE FRUTOS DO MATO Ingredientes: Hortis: 1 maço de couve-flor 1 maço de brócolis 1 berinjela ½ repolho branco ou roxo ½ maço de cebolinha 3 unidades de shiitake grande outros produtos de horta a gosto Sementes: 100g de trigo 100g de cevadinha 100g de gergelim branco Temperos: Miso, cúrcuma, louro, pimenta dedo-de-moça, almeirão, chicória, salsa ou coentro e azeite extravirgem. Modo de Fazer: Picotar o brócolis, o repolho e a berinjela. Prensá-los com miso até brotar o néctar. Picotar os outros hortis e colocá-los na panela de barro em fogo baixíssimo, prensando levemente com os temperos até atingir o amornamento. Adicionar shiitake fatiado junto aos prensados. Servir com aziete extravirgem.
Receita: Oficina da Semente

Dieta reduz sintomas da menopausa




O Portal de Notícias da Globo
02/07/09 - 11h42 - Atualizado em 02/07/09 - 14h03



Dieta reduz sintomas da menopausa



Mulheres com mais de 50 anos participaram de uma pesquisa sobre a menopausa. Durante três meses elas seguiram uma dieta desenvolvida por nutricionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
“Houve também uma redução em relação ao peso, às taxas de colesterol e uma melhora importante na função intestinal”, diz Graça Morais, nutricionista.
A dieta se baseia no consumo diário de azeite de ervas, de uma mistura de soja, linhaça e gergelim e também do consumo diário de um suco feito à base de couve. Tudo muito simples.
O suco frutas é feito com duas folhas de couve. Antes de bater no liquidificador, escalde a couve levemente. Além de refrescante, o suco limpa, desintoxica o organismo e tem cálcio, importante para evitar o desgaste ósseo na menopausa.

O pó nutritivo tem partes iguais da linhaça, do gergelim e do grão de soja, rico em isoflavonas. É só torrar por cerca de cinco minutos, triture tudo e misture duas colheres de chá nas refeições.
Conheça também uma receita de manteiga de soja:


Ingredientes:

1 xícara e meia de chá de água morna

1 xícara de chá de extrato de soja sem sabor

1 xícara de chá de azeite extra virgem

1 limão

4 dentes de alho

Sal a gosto


Modo de preparo:

No liquidificador bata a água morna, o alho, o extrato de soja e vá acrescentando o azeite aos pouquinhos.

Acrescente o suco do limão e salgue a gosto.