sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DEZ AMIGOS DO PEITO - Alimentos que protegem o coração



Especialistas elaboram lista de alimentos que protegem o coração
Ontem foi o Dia Nacional do Coração, mas todos os dias temos que cuidar dele. Que tal começar a tratar o seu companheiro com mais carinho? Para isso, fui atrás desta material que saiu no EXTRA. Eles pediram a especialistas para elaborarem uma lista com dez alimentos que podem ajudar a blindar a sua saúde cardiovascular. Entre os eleitos, estão peixes e oleaginosas, ricos em ômega 3, substância que ajuda a controlar o colesterol.
— Nenhum alimento sozinho faz milagre mas, com certeza, uma dieta desequilibrada afeta, e muito, a saúde cardiovascular — diz a nutricionista Vanessa Pereira Montera, que ajudou a elaborar a lista dos alimentos que podem dar aquela força para o seu coração.
A alimentação saudável é o primeiro passo para garantir vida longa e sadia ao seu coração, bem como o hábito de praticar atividade física.
Segundo a nutricionista Andréa Damazio, do Instituto Nacional de Cardiologia, substâncias presentes em alguns alimentos podem combater as doenças cardiovasculares:


— O resveratrol, antioxidante do suco de uva, pode ajudar a diminuir os níveis de LDL, o “mau” colesterol, e aumentar os níveis de HDL, o colesterol “bom”. Pesquisas recentes também apontam o alho como dilatador dos vasos sanguíneos, o que melhora a circulação e previne os coágulos de sangue.
Mas de nada adianta incluir esses itens na dieta se os pratos são preparados com muito sal, alerta o cardiologista Daniel Magnoni, coordenador do selo de aprovação de alimentos da Sociedade Brasileira de Cardiologia:
— Quem quer ser saudável deve diminuir o sal, a gordura trans e o consumo de açúcar, além de evitar as frituras.


Confira a lista dos dez mais


Suco de uva - contém resveratrol, um antioxidante que reduz o risco de doenças do coração

Cacau - é rico em flavonoides e tem efeito antioxidante: coma no máximo 30g de chocolate com 70% de cacau por dia

Peixes - como salmão e sardinha são ricos em ômega 3, reduzem o colesterol “ruim” e elevam o “bom”: inclua-os no cardápio de quatro a cinco vezes na semana

Abacate - é rico em gordura benéfica ao coração: um quarto da fruta três vezes por semana é o suficiente

Alho - melhora a circulação e previne a formação de coágulos de sangue: coma de dois a três dentes por dia, crus, cozidos ou assados

Quinoa - é um grão muito consumido na Bolívia, rico em ômega 3 e 6, substâncias que combatem o colesterol “ruim” e previnem doenças cardíacas

Oleaginosas - contêm antioxidantes, ômega 3 e elevam o HDL, o “bom” colesterol: coma duas

castanhas-do-Pará ou seis castanhas-de-caju ou duas nozes por dia

Linhaça dourada - é rica em ômega 3: ingerir duas colheres de sopa por dia

Farelo de aveia - contém fibra solúvel, que reduz o colesterol: duas colheres de sopa por dia bastam

Azeite de oliva extra-virgem - com teor de acidez menor ou igual a 0,5% é uma gordura monoinsaturada que faz bem ao coração: duas colheres de sobremesa ao dia bastam.
Fonte:
Enviado por Caroline Barros -
23.09.2010
07h11m