terça-feira, 26 de outubro de 2010

FOCO NO ALONGAMENTO


Séries simples para serem realizadas logo após a corrida ajudam a evitar dores e a relaxar depois da prática do exercício


:: POR MARINA OLIVEIRA :: ILUSTRAÇÃO CLAUDIO MACHADO


Iniciantes ou veteranos, por falta de tempo ou disciplina, muitos corredores costumam deixar o alongamento de lado logo apósos treinos e competições. Porém, praticá-Io - e transformá-Io emum hábito durante as passadas - pode contribuir para o relaxa-mento pós-treino, ajudando na recuperação.Apesar da importância, alguns pontos devem ser observadosantes de começar as sessões de estica-e-puxa, "Segundo ar-tigos recentes, o alongamento antes dos treinos pode seraté prejudicial, diminuindo a potência do corredor. Alémdisso, ainda não existem provas de que o alongar-'se podecontribuir para a prevenção de lesões", conta o treinadorRenato Dutra que, por conta disso, hoje indica séries somenteapós a prática da corrida. Antes, apenas um aquecimento comcorrida leve.

O fisioterapeuta Maurício Garcia é outro que garante as vantagens do alongamento pós-treino: "A principal ben-feitoria é trazer o músculo ao estado 'normal' após aprática da atividade física. Sem alongar, esse músculoaté volta para essa situação, mas a um custo maior, o que pode causar dores tardias", relata.
O fisioterapeuta explica como devem ser feitas as sessões. "Asséries devem durar cerca de seis ou sete minutos. Os músculos principais a serem alongados são os do quadríceps, panturrilhas e a parte posterior da coxa", diz Garcia, que alerta aos corredores iniciantes que a dor durante essa prática não é normal:"Não é necessário que o corredor sinta dores para achar que está fazendo esse exercício corretamente. Além disso, é um erro imaginar que quanto mais tempo alongando, mais o músculores ponde, Pelos estudos atuais, 30 segundos em cada movimento já são suficientes", conclui. Dutra também tem restrições ao alongamento depois dascorridas: "No caso dos treinos longos, o melhor a fazer é optar pela aplicação de gelo para relaxar a musculatura, Alongar-se é uma opção para quem correu, no máximo, 1h 15min".

"Mesmo assim,o alongamento ainda é importante para corredores com encurtamentos musculares, problemas de postura ou algumas lesões específicas, como a fascilíte plantar - que é ligada ao encurtamento dos músculos da panturrilha", complementa o treinador...


FONTES: MAURICIO GARCIA, FISIOTERAPEUTA COORDENADOR DO INSTITUTO COHENDE ORTOPEDIA, REABILITAÇÃO E MEDICINA DO ESPORTE E DO CEIE (CENTRO DETRAUMATOLOGIA DO ESPORTE) DA UNIFESP (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ERENATO OUTRA, DIRETOR TÉCNICO DA AÇÃO TOTAL ASSESSORIA ESPORTIVA

PARA PRATICAR


Confira as séries de alongamentos pés-treino indicadas pelo fisioterapeuta Maurício Garcia:


:: MUSCULATURA POSTERIOR DA COXAMantenha os joelhos bem esticados e incline su-avemente o tronco sobre a perna, sem curvar acoluna. Repita o movimento três vezes, segurandopor 30 segundos.
:: PANTURRILHA Apoie a ponta do péem uma superfície como uma guia decalçada e mantenha a perna esticada,sentindo alongar a região posteriorda perna. Faça três séries de 30 se-gundos cada.

Aceita um chazinho?

Dicas e receitas de como preparar um chá.

Chás de Folhas & Ervas - Fitoterapia

"Se bem não faz, mal também não"

Esta frase comumente ouvida, não é verdade, pois chás tomados sem orientação podem causar danos ao organismo.


Como preparar o chá corretamente.

As ervas medicinais podem ser usadas de várias formas e uma delas é como chá tradicional.

Em regra geral precisa-se para cada 1 litro de água 4 colheres de sopa de folha seca ou 8 colheres de sopa de folhas verdes.

Jogue a erva seca ou frescana água quente e deixe cerca de ½ minuto a ferver em recipiente tampado. Só então apague o fogo. Deixe por alguns momentos para que a substância ativa se solte na água.




Recomendamos:

ERVA CIDREIRA - é calmante e digestivo;

ERVA DOCE - é calmante, digestivo e ajuda a eliminar os gases intestinais;

FOLHAS DE LIMOEIRO OU LARANJEIRA - ajuda na prevenção da anemia, gripe e mau hálito.

Saladas com ervas são uma delícia !!!

Outra forma bastante eficiente de usarmos as ervas, é comê-las cruas nas saladas.

Com criatividade e tempero elas ficarão uma delícia e enriquecerão a sua alimentação.

Aqui vão algumas sugestões: língua de vaca, salva, hortelã, dente de leão, salsa, cebolinha, aipo e agrião.

Não esqueça de lavá-las em água corrente e tratada.

Dicas

1.. Evite adoçar os chás com açúcar ou adoçante, pois estes interferem negativamente na ação da planta. Quando puder use mel.

2.. O chá de arruda, quando aplicado no couro cabeludo e fios de cabelo, ajuda a matar piolho. Para 1 litro de água coloque 2 colheres de sopa da erva.

3.. As plantas devem ser colhidas quando molhadas, no horário da madrugada.

4.. As ervas que perderem o odor característico não servem para fins terapéuticos.

5.. O confrei é rico em ferro, fósforo, zinco, cálcio e manganês. Ajuda no tratamento da diabetes, anemia e gastrite.

6.. A arnica é indicada para contusões e hematomas, porém se ingerida sem orientação médica torna-se tóxica ao organismo.

7.. Não cultive ervas próximo à rede de esgotos. Verifique a origem da água que regam as plantas. Se for de origem duvidosa não consuma !

8.. As ervas não são milagrosas. Em casos de doenças consulte um médico.

9.. Prepare o chá diariamente, pois este pode fermentar de um dia para outro.

10.. Não se deve tomar chá durante as refeições, devendo aguardar 1 hora depois para bebê-lo, pois este tomado durante as refeições diluem o suco gástrico, dificultando a digestão.

Algumas Folhas e Ervas estudadas.

AGRIÃO: É depurativo, expectorante e diurético.

ALECRIM: É boa para evitar os gases e auxiliar na digestão, atuando também como calmante.

ALFAVACA: Tem efeito febrífugo e é ótimo para cálculos e cólicas renais.

AMOR-PERFEITO: É depurativa e ajuda no tratamento de afecções

cutâneas, podendo ser utilizado sob a forma de chás e compressas como reforço externo.

ANGÉLICA: Tonifica o estômago e é eficaz nas tosses crônicas.

BABOSA: É antiséptica e anti-inflamatória.

BOLDO DO CHILE: Sua ação maior é sobre a vesícula e o fígado, auxiliando também na digestão.

CALÊNDULA: É um excelente analgésico e antiespasmódico.

CAMOMILA: É calmante e digestiva.

CARQUEJA: É boa para o estômago, fígado, é vermífuga, e indicada para casos de diabetes, com uso moderado.

ERVA-DE-SANTA-MARIA: É um poderoso vermífugo, indicada também para as doenças do trato respiratório. Deve ser empregada com cautela, pois é tóxica se for utilizada em doses excessivas.

ESPINHEIRA-SANTA: Indicada para distúrbios estomacais.

LOURO: Boa para o estômago e gases, podendo ser ingerida na forma de chás e temperos.









Saudável e saborosa, essa bebida milenar pode trazer muitos benefícios para o corpo,além de hidratá-Io. Conheça algumas dessas vantagens e veja como aproveitá-las

CAMOMILA


Modo de Preparo:
Primeiramente, ferva a água para depois adicionar as flores de camomila. Tampe e deixe descansar por quinze minutos.


Dicas de uso
Contra a insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.

Compressas: Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.

Banho calmante e relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranqüilo.

Suavizante da pele: O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.
Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê: Misture uma colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas.

Para aliviar dores: Faça o mesmo preparado explicado para as crostinhas do bebê, só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano limpa.

Curiosidade
Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

Ajuda a purificar o sangue, eliminandoimpurezas, e promove a desintoxicação.Tem função calmante sobre o sistemanervoso e alivia problemas digestivos.Dicas: compressas como chá sobre a pele podemaliviar inflamaçõese irritações.
Gotas de mel no chá decamomila adoçam e dãoum gostinho especial


MATE
Chá - mate gelado

Rendimento: 3 porções
Tempo de Preparo: 20m
ingredientes:

2 colheres (sopa) de chá mate

1 l de água
Suco de dois limões

Pode-se acrescentar à água de preparo do mate vários tipos de erva, para acentuar o sabor ou para fins medicinais, tais como boldo, camomila, capim-limão, carqueja, funcho, guaco, hortelã, marcela, poejo, amescla.

Modo de Fazer:
Bote a água no fogo, antes de levantar fervura desligue o fogo, coloque o mate e tampe,
Coe e espere esfriar.
Enquanto o chá esfria coloque o suco do limão e o açúcar no liquidificador
Quando o chá estiver frio coloque - o também no liquidificador e deixe bater
Sirva com cubos de gelo


Chá Mate Com Leite

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 01m
Ingredientes:

500ml de chá mate sem açúcar, o mais gelado possível
4 colheres de sopa de leite em pó Ninho
1 colher de café de chocolate em pó
4 colheres de sopa de leite condensado (pode ser colocado a gosto)

Modo de Fazer:
No liquidificador bater o chá gelado, o chocolate em pó e o leite condensado por aproximadamente 20 segundos
Adicionar as colheres de leite em pó aos poucos, até misturar bem e ficar cremoso

Com poder antioxidante, diminui a ação dosradicais livres, que causam envelhecimentoprecoce das células. É um ótimoestimulante para atividades física e mental,pois atua sobre os nervos e músculos.Dica: experimente bater o chá-matecom rodelas de abacaxiou misturar um poucode limão e gengibre.



CIDREIRA


Você vai precisar de:
•Uma colher de sobremesa de folhas e ramos de erva cidreira picados,
•Uma xícara de chá de água
Modo de Preparo:
Ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e ramos de erva cidreira. Tape e deixe abafado por 10 minutos.

Posologia
Tomar uma xícara do chá três vezes ao dia.

Outras dicas
O chá de erva cidreira também é um bom analgésico e podem auxiliar a curar dores de cabeça.


Tem função calmante sobre o sistemanervoso, auxilia no controle da ansiedade e problemas como insônia e irritabilidade.
Dica: fica ótimo se for misturado com um pouco de gengibre e servido com uma rodela de limão.

ERVA-DOCE


Chá de erva-doce com cardamomo e gengibreIngredientes
4 colheres (chá) de cardamomo esmagado
4 colheres (chá) de semente de erva-doce
5 xícaras de água
1/3 de xícara de mel
1/2 xícara de gengibre em rodelas finas

Modo de preparo
Em uma panela, toste o cardamomo com a erva-doce em fogo médio por um minuto. Junte a água e o gengibre e cozinhe, em fogo baixo, por dez minutos. Tire do fogo, adoce com mel e sirva com rodelas de gengibre. Rende 4 xícaras. 80 calorias em cada xícara


Auxilia muito na digestão e diminuição dos gases estomacais ou de intestino.Por ser diurético, ajuda o organismo a eliminar as toxinas pela urina e suor. Dica: nos dias quentes,experimente a versão gelada batida com sucode abacaxi e maçã.















CHÁ VERDE


Como fazer chá verde.

O chá verde é antioxidante, ele previne o envelhecimento precoce e ainda é um aliado e tanto no emagrecimento – acelera o metabolismo e, conseqüentemente, a queima de gordura.

Mas, a bem da verdade, tomar cerca de quatro xícaras quentinhas da erva todos os dias não é tarefa das mais prazerosas. Pensando nisso, a Viviah de Andrade, nutricionista de famosas como Isis Valverde, uma versão perfeita para os dias mais quentes.

Você pode segui-la por uma semana e tirar o oitavo dia para comer o que quiser. Depois, claro, é preciso repeti-la. “Em 14 dias você seca até 3 kg”, destaca Viviah. Pode apostar: no início do verão, estará até 15 kg mais magra e preparada para o biquíni!

Opções saborosíssimas
Delicie-se com versões geladas da bebida, sugeridas pela nutricionista Viviah Andrade, do Rio de Janeiro, e pelo fitoterapeuta André Resende, de São Paulo

Chá com frutas vermelhas
Ingredientes
1 xícara de chá verde gelado
10 amoras ou morangos

Modo de fazer
Bata tudo no liqüidificador e tome em seguida.

Chá com abacaxi
Ingredientes
1 xícara de chá gelado
1 punhado de salsinha com talo
2 fatias de abacaxi

Modo de fazer
Bata os ingredientes no liqüidificador e delicie-se com a bebida.

Suco energizante
Ingredientes
1 xícara de chá verde gelado
1/2 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) de guaraná em pó
1 colher (sopa) de mel
1 copo de água-de-coco

Modo de fazer
Bata os bem todos os ingredientes no liquidificador e tome, de preferência durante o café-da-manhã.

Chá com suco de laranja ou uva
Ingredientes
1/2 xícara de chá verde gelado
1/4 de xícara (chá) suco de laranja ou uva

Modo de fazer
Acrescente a dose de suco ao chá verde, misture bem com uma colher e tome em seguida.

Chá verde com maçã
Ingredientes
1 xícara de chá verde gelado
1 maçã com casca (tire somente as sementes)

Modo de fazer
Bata tudo no liqüidificador e beba sem coar.

Fonte: Abril.com.br

Além do efeito antioxidante, contribui para diminuir o colesterol ruim (LDL) eativa o sistema imunológico. Ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias,pois fortalece as artérias e veias. É recomendado para aliviar sintomasde gripe como congestão nasal, inflamação na garganta e tosse.Dica: faça um suco.energizante com chá verde gelado,água de coco, canela em pó, guaraná em pó e mel.






FONTE: ROSELI ROSSI. DIRETORA DA CLiNICA EQUILiBRIO NUTRICIONAL.

Final feliz de alma leve - Por LEILA FERREIRA

desenho de Nanda Teixeira

CUIDAR DO CORPO É ÓTIMO, MAS MUITAS VEZES A GENTE SE ESQUECE DO ESPÍRITO. QUE TAL DEIXÁ-LO MAIS LIVRE, MÉNOS PESADO? O SEGREDO É NÃO LEVAR TUDO TÃO A SÉRIO, NEM QUERER SER PERFEITA A VIDA FICA MELHOR ASSIM



Os antigos egípcios tinham uma crença interessante: achavam que, na longa viagem que osmor-
tos enfrentariam até chegar ao seu destino, seriam obrigados a participar de um ritual chamado
pesagem da alma. Na cerimônia, comandada por Osíris, a alma do morto fazia sua defesa e se declarava inocente de vários pecados. Mas, em seguida, passava por uma prova: seu coração, considerado a sede da consciência, era colocado numa balança.
Se pesasse mais que uma pluma, a alma estaria condenada a uma série de castigos, podendo até ser devorada por um monstro. Já as almas leves, em paz
com a consciência, tinham a chance de seguir seu
caminho, podendo atingir o paraíso.
Outro dia me lembrei dessa história, quando falava sobre o que mais quero atualmente: viver com leveza. Há anos brinco com minhas amigas obcecadas por dietas sobre os riscos da besidade mórbida do espírito. Cuidar do corpo é ótimo. Mas os quilos da alma costumam pesar mais que os do corpo e, muitas vezes, são esquecidos. Talvez porque emagrecer a alma sejamais difícil. No mundo em que a , gente vive, não falta carboidrato para fazer a alma
ganhar quilos. Os egípcios engordavam com pecados. Nós, com estresse, competitividade, relações pessoais desgastantes, problemas financeiros. E, sem perceber, vamos virando seres pesados, que ocupam lugar de 20 pessoas onde quer que estejam. Ninguém merece conviver com alguém assim. Ou melhor, ninguém merece ser assim. Como diz minha amiga Luciana: "Eu posso até ser gordinha, mas faço questão de ser leve!".
Estou longe de ter a leveza da Luciana - se deixarem, saio arrastando baús e correntes pela vida
afora. Mas jurei no começo do ano que vou mudar e só não digo que estou levando o juramento a sério porque faz parte do meu kit-leveza levar tudo menos a sério - até os juramentos. Mas posso dizer que o verbo que mais conjugo hoje é "descomplicar". Quero aprender a me exigir menos, viver com menos, deixar por menos, enfim, simplificar. E sinto que há muitas mulheres no mesmo barco. Uma amiga que trabalha numa empresa que é uma verdadeira usina de estresse conta que chegava em casa tão carregada que nem ela suportava a simesma.
Asaída que ela encontrou foi aprender a bordar.
Quando chega do trabalho, faz um lanche rápido e pega suas meadas de linha. Começou bordando casinhas e coqueiros. Hoje, borda frases de Guimarães Rosa e brinca: "Com a crise econômica e o aumento do estresse na empresa, vou acabar bordando Grande Sertão: Veredas inteiro".
Mas talvez o grande antídoto contra o peso da alma sejamesmo a diminuição do perfeccionismo.
Há pouco tempo, entrevistei, em Portugal, um casal de psicólogos que desenvolve um trabalho interessantíssimo de educação para o otimismo: Hele[IaMarujo eLuís Miguel Neto utilizam recursos terapêuticos para estimular a leveza e o bom humor.
Em um de seus livros, eles comparam o perfeccionismo à tentativa de pôr um leão dentro de uma garrafa, ou seja, controlar o incontrolável- o que é uma fonte constante de frustração e ansiedade.
O que algumas mulheres vêm tentando (e espero estar neste grupo) é deixar o leão solto e, ao mesmo tempo, não ser atacadas por ele. Fazem o que dá pa-
ra ser feito - não o que aMulher Maravilha faria. Contentam-se em ser mães amorosas, donas
de casa razoavelmente eficientes e profissionais competentes - não pretendem ser perfeitas. E até a estética entra no pacote. Antes, quando achava que as raízes do meu cabelo estavam "pedindo" tinta, corria para o cabeleireiro. Hoje, espero até que elas gritem. Enfim, ainda não dá para pôr a alma na balança como os egípcios, mas, em matéria de leveza, prefiro acreditar que já é um começo.
MC
Página: 178 - Maio 2009
LEILA FERREIRA