quinta-feira, 24 de março de 2011

Saúde e Bem Estar


• Atividade Física e Hiperglicemia
• Exercício na medida certa
• Agitando a garotada

Atividade Física deve ser interrompida nos estados de hiperglicemia e cetoacidose
por Claudio Cancelliéri
A atividade física proporciona inúmeros benefícios para o portador de Diabetes Mellitus, que vão desde a diminuição da taxa glicêmica até a redução da ansiedade e da depressão, passando pela melhora da ação da insulina, melhora da sensibilidade celular à insulina e diminuição dos fatores de risco de doenças coronarianas, entre outros.
Porém, em algumas situações, a atividade física deve ser revista ou mesmo impedida, sob o risco de agravar algum problema ou gerar danos indesejáveis. Dentre estas situações está a combinação de hiperglicemia e cetoacidose. Este quadro é mais comum em pessoas com diabetes do tipo 1 do que naqueles do tipo 2 e merece algumas considerações.

• A hiperglicemia indica que há pouca insulina circundante e, consequente, descontrole metabólico. Nesta falta de insulina o organismo não pode fazer uso da glicose, passando a usar gordura como fonte de energia. É por isso que quem possui diabetes e está descompensado pode ter perda de peso considerável rapidamente.
• Consequência deste "rearranjo" metabólico é a presença de corpos cetônicos no sangue – um subproduto da utilização da gordura - que pode ser danosa para o diabético. O aumento da taxa de corpos cetônicos no sangue leva à cetoacidose.
Assim, mediante atividade física, o organismo continua a utilizar a gordura como fonte de energia, mas há estímulo para que o fígado libere glicose. Ocorre, então, a elevação da glicemia e possível agravamento da cetoacidose, podendo levar ao coma.
Na prática, os passos para detectar essa condição são os seguintes:
1- antes de iniciar uma atividade física, deve-se medir a taxa de glicemia com a utilização de um glicosímetro;
2- se a glicemia medida for igual ou superior a 250mg/dl, procede-se a medição da cetona na urina, através de uma fita específica comum no mercado;
3- ocorrendo resultado positivo, a atividade física deve ser interrompida e o contato com o médico responsável torna-se imperativo;
4- mesmo que não haja cetona na urina, a atividade física não é recomendável para diabéticos que utilizam insulina e tenham glicemia superior a 400 mg/dl.
Resumindo, glicemia anterior à atividade física igual ou acima de 250 mg/dl e cetona, contra-indicam a prática de exercícios e este quadro deve ser revertido rapidamente. Além desta situação, outras merecem atenção e adequação da atividade física: doenças secundárias associadas como problemas nos olhos, rins, sistema nervoso e circulatório.Converse com seu médico antes de iniciar um programa de atividade física e procure um profissional da Educação Física que conheça as nuanças do diabetes. Caso contrário, ao invés de benefícios você poderá ter sérios problemas.

Claudio Cancelliéri é professor de Educação Física, psicólogo e orientador de atividades físicas da ANAD – Associação Nacional de Assistência ao Diabético.





Exercícios na Medida Certa

Sabemos que qualquer atividade físicaou modalidade esportiva é essencial para a manutenção da saúde das pessoas. Para quem tem diabetes faz parte do tratamento, pois melhora a ação da insulina, ajuda a manter ou reduzir o peso, torna mais eficientes as funções cardiocirculatória e respiratória, promovendo não só o bem estar físico mas também o mental e o social. Porém nem todas as pessoas podem ir a uma academia, clube ou contar com o acompanhamento de um personal trainner. Por isso o BD Bom Dia procurou a professora de Educação Física formada pela EEFE-USP, Moema Kuncevicius Bueno, para passar algumas informações importantes para a prática da mais simples atividade física: a caminhada.

A primeira recomendação da professora Moema é passar pela avaliação médica indispensável para examinar a glicemia, as condições cardíacas, circulatórias, respiratórias, pressão arterial assim como as condições dos pés. "Os exercícios devem ser realizados pelo menos três vezes por semana e não devem ultrapassar 40 minutos", observa. Moema alerta também que não se deve praticá-los em jejum nem nos períodos de ação máxima da insulina, para que não ocorra a hipoglicemia. "O teste de glicemia capilar deve ser realizado antes, depois e até durante qualquer atividade física para que se conheça o perfil glicêmico, prevenindo complicações", orienta. Quando a glicemia estiver baixa, é preciso comer algo antes da atividade. Um alerta: não se deve praticar exercícios quando a glicemia estiver alta (acima de 250 mg/dl) ou na presença de cetonúria (cetona na urina).

A caminhada deve ser praticada em passo normal. Quem caminha deve manter uma postura reta, com a cabeça erguida, a barriga e o bumbum contraídos. As pessoas que caminham devem evitar aplicar insulina nas coxas antes ou após os exercícios, isso pode potencializar a ação da insulina causando hipoglicemi

ALONGAMENTOS BÁSICOS
Antes e depois de caminhar ou fazer qualquer atividade física, é preciso realizar alguns movimentos simples de alongamento que melhoram o rendimento dos exercícios, beneficiam os resultados e previnem distensões e lesões musculares.
Veja como fazer os alongamentos e siga as ilustrações abaixo:

1. Apóie a ponta do pé na guia da calçada e mantenha o calcanhar no chão, projetando o quadril para frente. Neste caso, ocorre o alongamento da panturrilha, ou batata da perna. Faça este alongamento durante 30 segundos em cada perna.

2. Apóie-se numa parede e puxe um dos pés para trás (30 segundos em cada perna). Isso serve para alongar o músculo da coxa, o quadríceps.

3. Entrelace as mãos atrás do corpo, alongue os braços e projete o peito para frente.

4. Cruze um dos braços à frente do peito e puxe-o pelo cotovelo com o outro braço. Inverta a posição dos braços e faça novamente.

5. Por fim, estique a coluna: cruze as mãos acima da cabeça, estique o braço e as costas, erguendo-se na ponta dos pés. Cada um destes alongamentos deve ser feito de forma bem lenta. Se sentir algum desconforto ou dor, interrompa o exercício.

Moema Kuncevicius Bueno
Prof. Educação Física
formada pela USP (São Paulo - SP)





Agitando a garotada
Prof. William R. Komatsu - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (EPM)

Quais os benefícios da atividade física para as crianças?
Prof. William Komatsu: Os benefícios são muitos, dentre eles a diminuição da glicemia com o aumento da capacitação de glicose pelo músculo. Ocorre também a potencialização da ação da insulina, com aumento da captação de glicose pós-exercícios, e no caso de crianças com diabetes tipo 2, colabora no controle de peso, redução de colesterol e triglicérides no sangue.
Qual deve ser a freqüência, a duração e a intensidade dos exercícios para as crianças com DM tipo 1?
Quanto à freqüência, a criança pode realizar a atividade física quantas vezes quiser desde que esteja com um bom controle glicêmico. Além disso, os exercícios devem ser bem orientados pelo profissional de Educação Física. É imprescindível que a criança tenha o acompanhamento da equipe multiprofissional (médico, professor de Educação Física, enfermeiro e nutricionista). Quanto à duração, uma hora diária já é suficiente, pois a criança está sempre ativa. Se a atividade ultrapassar esse tempo, é necessária a ingestão de carboidratos durante a atividade para se evitar uma hipoglicemia. Lembramos que durante a atividade deve ser medida a glicemia. Em relação à intensidade, deve-se respeitar a capacidade individual de cada criança.

Quais os exercícios mais recomendados para a garotada, nas diferentes faixas de idade? Que tipo de exercício não é recomendado?
Os exercícios recomendados são aqueles que a criança tem maior afinidade. Não adianta impor atividades em que a criança não se sente bem ou que não goste. O importante é incentivar atividades lúdicas e recreativas. Não se deve pensar em exercícios somente para obter um bom controle glicêmico. É preciso incentivar a criança a se tornar bastante ativa, deixando-a brincar com os amigos na escola, no clube, nos parques. Em qualquer fase da infância, se não houver nenhuma complicação, qualquer exercício é recomendado desde que realizado com bom senso, é lógico.

Na escola, como a criança deve participar das aulas de Educação Física?
Antes de iniciar a aula de Educação Física, é interessante a criança medir sua glicemia. Porém, se isso não for possível, peça para ela ingerir algum alimento com carboidrato simples para evitar uma possível hipoglicemia durante ou no final da aula. Os pais devem informar os professores da escola que seu filho possui diabetes e quando apresentar sinais de hipoglicemia, oriente-os a dar açúcar de absorção rápida e carboidratos como bolachas que de preferência a criança já leve consigo. No caso de hiperglicemia, orientar para que beba bastante água e se possível aplique insulina e comunique os pais. O ideal é promover palestras educativas sobre diabetes para os profissionais de ensino.

Quando a criança com diabetes tipo 1 não deve praticar exercícios físicos?
A criança não deve praticar exercícios se a glicemia estiver acima de 250 mg/dl com presença de cetona (cetonúria, medido na urina ou cetonemia, medido no sangue). Também não é recomendado se estiver acima de 300mg/dl. Neste caso, entre em contato com o médico e depois de normalizada a glicemia retorne aos exercícios. Se a glicemia apresentar valores acima de 250 mg/dl com presença de cetona, não se deve realizar o exercício, pois a cetona é um produto derivado da “queima” de gordura. Isto quer dizer que há falta de insulina no sangue e como a glicose não consegue chegar na célula, o organismo acaba utilizando outros substratos, no caso a gordura, para produzir energia. Portanto, se não há utilização da glicose, esta não irá diminuir e poderá até aumentar os valores. Porém, se não houver cetona, a atividade física pode ser realizada, pois há insulina e os níveis de glicemia irão diminuir.