quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Suco de Manga, Gengibre e Capim-Santo.

O verão está aí!
Podem até gostar de um suco de manga bem geladinho, talvez com gengibre. Agora, que tal colocar nesse refrescante suco um pouco de capim santo, também conhecido como capim limão? Ficou estranho? O saber vai te surpreender.

Ingredientes:

2 manga Tommy

2 litros de água

4 cm de Gengibre sem casca

2 folhas picadas (duas colheres de sopa) de capim limão

Preparo:

Vamos descascar e fatiar as duas mangas, bater no liquidificador aos poucos junto com o capin limão e o gengibre. Agora é só coar. Eu prefiro adoçar no copo quando for beber.

Propriedades dos itens:

Gengibre
A raiz que queima gordura
Além de aliviar enjoos, ele aumenta a vitalidade e a imunidade. Quer mais? Ainda combate diarreia, cólica, artrite, enxaqueca e vários outros males.
O gengibre é um dos melhores fitoterápicos do mundo", enfatiza a nutricionista Sarah Merson, autora do livro Alimentos que Curam (ed. Publifolha). O que pouquíssima gente sabe é que ele também pode ser uma bela arma para quem quer emagrecer.

O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Ele não precisa ser consumido puro: você pode ingeri-lo como chá, em sucos ou
tempero na comida.

Como ingerir a raiz

Chá de gengibre
Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37 ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo). Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Cuidado: o gengibre perde as propriedades em água muito quente. O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cin
co doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

Manga

É um alimento bastante nutritivo. Constituído por uma considerável quantidade de carboidrato (15%), pouca proteína e gordura, e vitaminas e minerais e antioxidantes, como bet
acaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, zinco e fibras.
A manga auxilia nas cãimbras, acidose e problemas cardíacos pelas grandes concentrações de magnésio e potássio. Protege a pele e as mucosas e atua no funcionamento
intestinal. Devido a alta concentração de ferro é indicada para tratamento de anemia, para grávidas e em períodos menstruais.


CAPIM-SANTO (Cymbopogon citratus)

Indicações: bactericida, antiespasmódico, calmante, analgésico suave, carminativo, estomáquico, diurético, sudorífico, hipotensor, anti-reumático. Mais utilizado em diarréias, dores estomacais e problemas renais.

Parte usada: folhas.

Preparo e dosagem

Infusão: 4 xíc. de cafezinho de folhas picadas em 1 litro d'água, tomar 1 xíc. 2 a 3 vezes ao dias.
Toxicologia: pode ser abortivo em doses concentradas