quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FARINHA DE BERINJELA:


Parece que o suplemento, entre outras ações, promete dar 'um empurrãozinho' no emagrecimento e ainda ajuda a diminuir a barriga. Em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante dois meses, 14 mulheres entre 30 e 45 anos que estavam acima do peso foram divididas em dois grupos. O primeiro foi submetido a uma dieta com baixas calorias e suplementação com 14 gramas de farinha de berinjela por dia. O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação.
De acordo com Glorimar Rosa, coordenadora do Departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, as mulheres do primeiro grupo perderam em média seis quilos e tiveram uma redução significativa da circunferência da cintura. Além disso, elas diminuíram o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo dois, e também a concentração de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo.
A farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares, além de ajudar no emagrecimento. Apesar do estudo positivo, outras análises são necessárias para comprovar os benefícios emagrecedores da berinjela.
A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em alimentação funcional da Longevid, completa que um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue. A farinha de berinjela ajuda a controlar este problema. O suplemento auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose.Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue. Em forma de farinha ou não, a berinjela é um alimento bastante nutritivo. Ela contém vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. O resultado da pesquisa foi animador e a professora pretende dar início a um trabalho mais amplo, que dure por mais tempo e tenha um número maior de participantes a fim de obter resultados mais promissores.
O Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a coordenação da nutricionista Glorimar Rosa, fez o mesmo estudo sobre as propriedades da farinha de berinjela e tambem enxuga a barriga e emagrece.
Como chegaram a essa informação? Durante 60 dias, um grupo de voluntárias com idades entre 30 e 45 anos acrescentou, a uma dieta de baixas calorias, 4 colheres (sopa) de farinha de berinjela comprada pronta. Também nesse período, outras mulheres fizeram o mesmo regime, porém, sem consumir o produto.
Conclusão: quem ingeriu a farinha perdeu 6 kg e até 12 cm de barriga. Quem fez só a dieta secou 3 kg e 3 cm de abdome.
Vou logo falando que o gosto da fainha de berinjela é amargo, então é só misturar na vitamina, suco, salada, etc.
Agora vamos aos benefícios da farinha de berinjela.
1. Seca a barriga
A farinha associada a uma dieta pobre em calorias favorece a queima da gordura corporal, principalmente na área abdominal. Com a diminuição da gordura visceral, cai o risco de diabete tipo 2.
2. Emagrece
Segundo a nutricionista Priscila Meirelles, da empresa de podutos naturais Longevid, a niacina - vitamina presente na berinjela - atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento que fazem o corpo secar.
3. Reduz os níveis de colesterol LDL
Com a aceleração do trânsito intestinal, os sais biliares (substâncias que ajudam na digestão da gordura) não são absorvidos pelo organismo. Para reconstruí-los, o corpo utiliza colesterol LDL (ruim) e reduz, assim, a sua concentração.
4. Melhora o trânsito intestinal
Como as fibras não são absorvidas pelo organismo, elas promovem o aumento do bolo fecal e regulam o intestino. No entanto, o consumo da farinha deve estar associado ao aumento da ingestão de água para equilibrar o trânsito intestinal.
5. Tira a fome
As fibras solúveis presentes na farinha de berinjela absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam de tamanho. Conclusão: o órgão informa o cérebro que o corpo está saciado e não precisa mais se alimentar nas próximas horas.
Além de emagrecer, as farinha de berinjela é rica em vitaminas
6. Tem ação diurética
Rica em vitaminas do complexo B, a farinha de berinjela favorece o bom funcionamento dos rins.
7. Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo
O produto ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.

Faça sua farinha em casa:
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó.
Rendimento: 100 g.
- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
- Validade: cerca de um ano.

ATENÇÃO NAS SUGESTÕES:
Para a farinha ficará mais clara se antes ao cortar as fatias a beringela for lavada e deixar secar um pouco e depois lavar de novo e secar com pano, ai sim em fatias finas a beringela fica clarinha, quanto a cor não se esqueça que a casca da beringela é negra , atenção no tempo da berinjela no forno, pois cada forno tem temperaturas diferentes.
Beringela é rica em água, portanto, se colocarmos ela direto no fogo como diz na instrução acima é logico que antes de desidratar ela ira cozinhar. O que justifica a pasta melequenta que vai virar. Minha esposa não gostou nem um pouquinho da bagunça que ficou o forno.
Então, a minha ideia é que antes de colocar no forma, faça uma desisdratação natural. De tanto eu testar minha querida esposa sujeriu o seguinte:
Por que vc não corta as beringelas e depois espalhe em uma bandeja ou travessa. Antes forre com papel toalha absorvente. Tá no armário de cima.
Depois coloque ao ar livre, mas na sombra, e deixe la. O excesso de água vai escorrer e ela vai murchar bastante.
Eu falei: - Só isso !?!
Ela: - Isso mesmo! Minha vó fazia assim.
Se acharem que o papel toalha esta muito umido, é so trocar.
No dia seguinte, é so colocar no forno, para aproveitar o gas que tal fazer um bolo de fuba.
Ps. desidratando a beringela antes, tomem cuidado com o tempo que ela ira ficar lá. Pois, sera bem menor.
Pronto. Beringela sequinha e pronta pra virar pó.
- Consumo: Por ser um pó mais concentrado, o ideal é 1 colher (chá) do produto no almoço e outra no jantar.