domingo, 13 de dezembro de 2009

Aprenda a preparar um creme de limpeza caseiro para cada tipo de pele

Aprenda a preparar um creme de limpeza caseiro para cada tipo de pele
da Folha Online
Veja algumas receitas simples e com ingredientes baratos e fáceis de encontrar para cuidar da pele em casa. São dicas do livro "1001 Soluções Naturais", um guia que propõe soluções caseiras para assuntos ligados a saúde, beleza, casa, jardim e bichos de estimação.

Creme de limpeza de iogurte para pele normal
A pele normal é limpa, macia, de textura fina e naturalmente hidratada. Use sabonetes, tônicos e hidratantes suaves diariamente e aplique esfoliantes e máscaras faciais com regularidade, para manter a pele em sua melhor forma.

O iogurte e o morango limpam a pele delicadamente; a lavanda acalma.

- 1 morango fresco
- 1 colher de sopa de iogurte natural integral
- 1 gota de óleo de lavanda
Amasse o morango e misture cerca de uma colher do suco ao iogurte. Acrescente a lavanda e misture bem. Umedeça o rosto com água morna e massageie a pele com esse preparado durante um minuto. Enxágüe com água morna.

Leite de limpeza herbal para pele oleosa
A pele oleosa necessita de limpeza profunda para retirar o excesso de oleosidade. No entanto, evite adstringentes fortes, que podem ressecá-la. Adstringentes herbais suaves controlam a oleosidade e fecham temporariamente os poros. Esta loção de lavanda e hortelã limpa a pele sem ressecá-la.

- 125 ml de iogurte natural desnatado
- 125 ml de água- 2 colheres de sopa de lavanda seca
- 1 colher de sopa de hortelã seca
Misture os ingredientes num pote de vidro com capacidade para meio litro e deixe em infusão de um dia para o outro, na geladeira. Coe, guarde em outro vidro e conserve na geladeira por uma semana. Para limpar o rosto, umedeça-o primeiro com água morna. Em seguida, embeba um disco de algodão no leite de limpeza e passe-o suavemente sobre a pele. Repita até que a pele esteja limpa. Enxágüe com água morna e aplique um tônico ou adstringente.

Creme de limpeza de água de rosas e glicerina para pele sensível
A pele sensível precisa de cuidados especiais. Use apenas os mais puros produtos naturais, limpe o rosto com água morna e aplique tônicos e hidratantes para protegê-la das agressões. Nesta loção, a água de rosas limpa com suavidade, a glicerina vegetal ajuda a pele a reter a umidade e o óleo essencial de rosa é calmante.

- 125 ml de água de rosas
- 125 ml de glicerina vegetal
- 2 gotas de óleo essencial de rosa
Misture os ingredientes numa garrafa e agite bem. Umedeça a pele com água morna e massageie-a suavemente com essa loção, usando a ponta dos dedos. Em seguida, enxágüe o rosto com água morna

Creme de limpeza de flor de laranjeira para pele madura ou seca
A pele madura se beneficia dos tratamentos hidratantes e dos óleos essenciais regeneradores. Este creme nutritivo é indicado tanto para a pele seca quanto para a madura. Os óleos essenciais de flor de laranjeira e palma rosa rejuvenescem; a vitamina E e o extrato de semente de grapefruit servem de conservantes.

- 1 colher de sopa de cera de abelhas ralada
- 2 colheres de sopa de óleo de jojoba
- 1 colher de sopa de óleo de amêndoas
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 cápsula de 400 IU de óleo de vitamina E
- 4 colheres de sopa de água de rosas
- 3 gotas de óleo essencial de palma rosa
- 3 gotas de extrato de semente de grapefruit
Sob fogo baixo, aqueça a cera de abelhas e o os óleos de jojoba, de amêndoa e de coco, até que a cera derreta. Retire do fogo e acrescente a vitamina #. Reserve. Sob fogo baixo, aqueça a água de rosas. Espere amornar e, aos poucos, despeje a água de rosas sobre a mistura de óleos, mexendo com o batedor de ovos (ou batedeira, à velocidade mínima), até a mistura esfriar e ficar espessa e macia. Acrescente os óleos essenciais e o extrato de grapefruit. Coloque o creme num vidro e deixe esfriar antes de tampá-lo. Guarde em local fresco, e use o creme com moderação. Em seguida, aplique um tônico.

Vídeo de automassagem para a barriga e para recarregar as baterias

Veja as dicas da aromaterapeuta Samia Maluf para ter mais saúde e bem-estar
Você pode desfrutar dos benefícios de uma automassagem durante o banho. Basta utilizar uma bucha com sabonete. Com movimentos circulares, no sentido horário, comece a massagear os pés, passando pela parte interna das pernas, glúteos, flancos, abdome e seios. Depois, faça o mesmo, iniciando pelas mãos e subindo pelos braços, alcançando o pescoço e rosto. Para finalizar, ela recomenda, após o banho, uma aplicação de creme de grapefruit (ajuda na eliminação de líquidos), encontrado em lojas de produtos naturais.
Quem deseja emagrecer precisa controlar a ansiedade e ter qualidade do sono. Para ajudar, à noite, entre a fronha e o travesseiro, coloque uma bolinha de algodão, com duas gotas do óleo essencial de lavanda.
Ao acordar, pingue uma gota do óleo essencial de hortelã-pimenta num lenço de papel. Inale. No banho, coloque duas ou três gotas desse mesmo óleo no chão do box. A água quente irá volatizar os ativos do óleo, que fará com que a circulação acelere e ajude a expelir toxinas.
Use em seu local de trabalho um aromatizador com o óleo essencial de erva-doce, que diminui o apetite e traz uma sensação de saciedade. Assim fica mais fácil recusar lanchinhos fora de hora.
Uma boa massagem com óleos vegetais de gergelim e de limão taiti é excelente para queimar gorduras. Mas faça esta massagem só à noite, pois o óleo de limão como todos os cítricos reage com o sol, podendo provocar manchas na pele. No dia seguinte, tome um banho para removê-los.



-*---*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*--*-*-*-*-*--*-*--*-*-*-*-*-*-*--*-



Seque a barriga com a massagem da terapeuta corporal Elizabeth Valiengo. No passo-a-passo do vídeo, a profissional ensina a pegar nos pontos certos e fazer os movimentos de forma correta.



BOA FORMA