quarta-feira, 13 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA


Repor a água que o organismo perde enquanto faz exercícios é um cuidado muito importante para o corpo. Exercícios durante uma hora, seu corpo perde muita água. Se não houver reposição, você se desidrata e prejudica sua saúde. Na academia ou prática esportiva aconteça ao ar-livre, sempre beba água. Durante a atividade física, seu corpo perde muito líquido através do suor, afinal a forma que ele encontra para manter a temperatura a 37 graus, durante um exercício intenso, noventa por cento da água que você gasta é eliminada através do suor.


Além disso, a água também interfere em outros mecanismos muito importantes, como transportar oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, eliminar o dióxido de carbono pela respiração e regular a pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação.


O suor é composto por água (em 99 por cento), alguns nutrientes, principalmente sódio e cloro, e, em quantidades muito pequenas, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco. Agora como repor estas perdas? A nutricionista Marcia Onzari garante que a água pura não é a bebida ideal quando se necessita repor líquido com rapidez e por completo e enfatiza que o ingrediente essencial que deve estar presente numa bebida de reidratação é o sódio.


Além disso, acrescentar açúcar à bebida melhora o sabor e ajuda o organismo a assimilar a água e o sódio com mais rapidez. Outro conselho da especialista é consumir os líquidos frios ou gelados, porque assim a absorção da água acontece mais rapidamente.


Uma forma prática de ficar bem hidratada nos dias de atividade física é tomar água fresca, em pequenos goles, antes e durante os treinos. E também consumir bebidas esportivas, como as isotônicas, que são preparadas com os ingredientes ideais para hidratar o seu organismo em poucos minutos.


Como eu faço: Eu pego um garrafa Pet de refrigerante de 600 ml e boto a metade de água é vai direto para o congelador, pela manhã completo com água. Terei uma água gelada durante toda a corrida. Beba em goles, antes de engolir deiche por alguns segundos a água na boca e depois beba.


Fonte: www.discoverybrasil.com