domingo, 29 de novembro de 2009

AMARANTO O CEREAL QUE TIRA A FOME


AMARANTO O CEREAL QUE TIRA A FOME

MARIANA MÜLLER

maríana.samor.allia ge@extra.inf

• Depois da linhaça e da qui noa, agora é a vez do amaranto — um cereal muito nutritivo, cultivado na região dos Andes, que ajuda no processo de emagrecimento.

O alimento é rico em pro teínas e minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos que são essen ciais para o bom funciona mento do organismo.

— Ele aumenta o poder de saciedade da refeição. Desse modo, você não sente fome durante bastante tempo. A grande quantidade de fibras dá a sensação de estar satis feito — explica a nutricionista Alline Crisitina Schuncke.

Com 20% mais proteínas que os demais cereais, o ama ranto tem conquistadõ cada vez mais espaço no cardápio de atletas e esportistas. Além disso, há novos estudos que mostram que o cereal contri bui para a diminuição das ta xas de colesterol e previne doenças cardiovasculares, os-

teoporose e câncer.

Em termos nutricionais, o amaranto é similar à quinoa, mas seu sabor é mais suave e a consistência, crocante. Além disso, tem maior concentra ção de fibras alimentares — supera os valores encontrados na aveia, no milho e no trigo.

Outra propriedade do ce real é que ele é rico em cálcio, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose.

— Ele não possui lactose, e é rico em proteína e cálcio. Esse último mineral é encontrado em maior quantidade em produtos destinados a quem tem intolerância à lactose — diz a nutricionista.

Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição. A substância combate a ação dos ra dicais livres e é encontrada em óleos de fígado de animais marinhos.

— O cereal age como ótimo antioxidante. E ainda melhora o sistema imunológico

— completa Alline.

PRLIPRIEDADES DLJ CEREAL

MINERAIS ficativas nos óleos de fíga

Rico em cálcio, fósforo, po- do de animais marinhos.

tássio, vitaminas e aminoá- Combate a açao dos radicidos que melhoram o fun- cais livres.

cionamento do organismo.

FIBRAS ESQUALENO Alta concentração de fibras.

Substância somente encon- A pessoa se sente satisfeita

trada em quantidades signi- mesmo comendo menos.

Amaranto,

o cereal que tira a fome

Rico em proteínas e fibras, farelo aumenta sensação de saciedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário