terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SAL - O PERIGO BRANCO


Conheça os perigos do excesso de sal nos alimentos
10/06/2009 - http://www.metodista.br/rronline/rrjornal/perigos-do-sal/


Sal em excesso pode causar pedra nos rins, problemas no coração, além da retenção de líquidos e hipertensão, terceiro principal fator de risco associado à mortalidade mundial.
ANDRESSA MONTEIRO do Rudge Ramos Jornal


Pense duas vezes antes de botar um salzinho a mais nas refeições. Essa atitude é prejudicial à saúde. Mas a principal dificuldade na redução do consumo deve-se ao costume dos brasileiros em ingerir produtos muito salgados. Sal em excesso pode causar pedra nos rins, problemas no coração, além da retenção de líquidos e hipertensão, terceiro principal fator de risco associado à mortalidade mundial.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, estima-se que pelo menos 65% dos idosos são hipertensos. No Brasil, este mal está presente em 30% da população. Mais preocupante ainda é que atinge cerca de 5% das 70 milhões de crianças e adolescentes no país.
Para o gastroenterologista Dan Waitzberg, uma pessoa pode ingerir até 6 gramas de sal por dia (2,4 g/dia de sódio), correspondente a quatro colheres de café rasas, levando-se em conta que 2 gramas estão presentes nos próprios alimentos. Em um único sachê, pode ser ingerido em torno de 17% da quantidade máxima recomendada.
Cerca de 75% do sal consumido pelo ser humano é proveniente de alimentos processados, além de serem ricos em gorduras. Por isso devem ser evitados. Sanduíches podem conter 80% do total máximo de sódio recomendado, enquanto os salgadinhos apresentam até 12% numa porção de 24 gramas.
Os alimentos com maior teor de sódio são os molhos prontos, temperos industrializados, conservas, enlatados, carne seca, bacalhau, caldos concentrados, sopas e pratos prontos.


Para manter o sabor da comida, a nutricionista Janaína Costa da Silva sugere a dica de usar temperos como limão, alho, cebola, salsa, cebolinha e ervas aromáticas do tipo manjericão, orégano e salsão. Uma outra boa opção é o consumo de alimentos in natura.




O consumo de sal no Brasil é considerado abusivo e perigoso. O consumo per capita chega a doze gramas diários, um absurdo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, o consumo individual não deve exceder a dois gramas diários. Entre as conseqüências do consumo de sal, estão a retenção de líquido, aumento do volume de sangue nas artérias e elevação da pressão arterial. A alimentação moderna torna-se mais letal por agir em ambiente de ignorância coletiva. Poucas pessoas têm noção dos riscos ligados à dieta atual, e cometem suicídio lento, garfada após garfada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário