quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FARINHA DE BERINJELA:


Parece que o suplemento, entre outras ações, promete dar 'um empurrãozinho' no emagrecimento e ainda ajuda a diminuir a barriga. Em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante dois meses, 14 mulheres entre 30 e 45 anos que estavam acima do peso foram divididas em dois grupos. O primeiro foi submetido a uma dieta com baixas calorias e suplementação com 14 gramas de farinha de berinjela por dia. O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação.
De acordo com Glorimar Rosa, coordenadora do Departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, as mulheres do primeiro grupo perderam em média seis quilos e tiveram uma redução significativa da circunferência da cintura. Além disso, elas diminuíram o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo dois, e também a concentração de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo.
A farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares, além de ajudar no emagrecimento. Apesar do estudo positivo, outras análises são necessárias para comprovar os benefícios emagrecedores da berinjela.
A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em alimentação funcional da Longevid, completa que um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue. A farinha de berinjela ajuda a controlar este problema. O suplemento auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose.Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue. Em forma de farinha ou não, a berinjela é um alimento bastante nutritivo. Ela contém vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. O resultado da pesquisa foi animador e a professora pretende dar início a um trabalho mais amplo, que dure por mais tempo e tenha um número maior de participantes a fim de obter resultados mais promissores.
O Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a coordenação da nutricionista Glorimar Rosa, fez o mesmo estudo sobre as propriedades da farinha de berinjela e tambem enxuga a barriga e emagrece.
Como chegaram a essa informação? Durante 60 dias, um grupo de voluntárias com idades entre 30 e 45 anos acrescentou, a uma dieta de baixas calorias, 4 colheres (sopa) de farinha de berinjela comprada pronta. Também nesse período, outras mulheres fizeram o mesmo regime, porém, sem consumir o produto.
Conclusão: quem ingeriu a farinha perdeu 6 kg e até 12 cm de barriga. Quem fez só a dieta secou 3 kg e 3 cm de abdome.
Vou logo falando que o gosto da fainha de berinjela é amargo, então é só misturar na vitamina, suco, salada, etc.
Agora vamos aos benefícios da farinha de berinjela.
1. Seca a barriga
A farinha associada a uma dieta pobre em calorias favorece a queima da gordura corporal, principalmente na área abdominal. Com a diminuição da gordura visceral, cai o risco de diabete tipo 2.
2. Emagrece
Segundo a nutricionista Priscila Meirelles, da empresa de podutos naturais Longevid, a niacina - vitamina presente na berinjela - atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento que fazem o corpo secar.
3. Reduz os níveis de colesterol LDL
Com a aceleração do trânsito intestinal, os sais biliares (substâncias que ajudam na digestão da gordura) não são absorvidos pelo organismo. Para reconstruí-los, o corpo utiliza colesterol LDL (ruim) e reduz, assim, a sua concentração.
4. Melhora o trânsito intestinal
Como as fibras não são absorvidas pelo organismo, elas promovem o aumento do bolo fecal e regulam o intestino. No entanto, o consumo da farinha deve estar associado ao aumento da ingestão de água para equilibrar o trânsito intestinal.
5. Tira a fome
As fibras solúveis presentes na farinha de berinjela absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam de tamanho. Conclusão: o órgão informa o cérebro que o corpo está saciado e não precisa mais se alimentar nas próximas horas.
Além de emagrecer, as farinha de berinjela é rica em vitaminas
6. Tem ação diurética
Rica em vitaminas do complexo B, a farinha de berinjela favorece o bom funcionamento dos rins.
7. Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo
O produto ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.

Faça sua farinha em casa:
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó.
Rendimento: 100 g.
- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
- Validade: cerca de um ano.

ATENÇÃO NAS SUGESTÕES:
Para a farinha ficará mais clara se antes ao cortar as fatias a beringela for lavada e deixar secar um pouco e depois lavar de novo e secar com pano, ai sim em fatias finas a beringela fica clarinha, quanto a cor não se esqueça que a casca da beringela é negra , atenção no tempo da berinjela no forno, pois cada forno tem temperaturas diferentes.
Beringela é rica em água, portanto, se colocarmos ela direto no fogo como diz na instrução acima é logico que antes de desidratar ela ira cozinhar. O que justifica a pasta melequenta que vai virar. Minha esposa não gostou nem um pouquinho da bagunça que ficou o forno.
Então, a minha ideia é que antes de colocar no forma, faça uma desisdratação natural. De tanto eu testar minha querida esposa sujeriu o seguinte:
Por que vc não corta as beringelas e depois espalhe em uma bandeja ou travessa. Antes forre com papel toalha absorvente. Tá no armário de cima.
Depois coloque ao ar livre, mas na sombra, e deixe la. O excesso de água vai escorrer e ela vai murchar bastante.
Eu falei: - Só isso !?!
Ela: - Isso mesmo! Minha vó fazia assim.
Se acharem que o papel toalha esta muito umido, é so trocar.
No dia seguinte, é so colocar no forno, para aproveitar o gas que tal fazer um bolo de fuba.
Ps. desidratando a beringela antes, tomem cuidado com o tempo que ela ira ficar lá. Pois, sera bem menor.
Pronto. Beringela sequinha e pronta pra virar pó.
- Consumo: Por ser um pó mais concentrado, o ideal é 1 colher (chá) do produto no almoço e outra no jantar.

10 comentários:

  1. oi meu nome e neide para fazer a farinha tem que tirar as sementes ou nao?

    ResponderExcluir
  2. Quando eu fiz a farinha de berinjela, eu fiz com tudo.
    A minha dica é cortar em tirinhas bem fininhas e deixar secar e depois levar ao forno.

    Qq. dúvida me fala.

    ResponderExcluir
  3. tanbem acho que deve deixar seca porque fica muito tempo no gaz ai coitado do nosso bolso kkk mas essa euma dica esencial deixar secar primeiro antes de irao forno se deixar no sol acho que e melhor ainda depois levar ao forno gasta menos valeu minas kkkk

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma dica Elaine. Outra dica é botar no sol mas sobre uma folha de papel de alumínio. Vcs fazem atividades físicas?

    ResponderExcluir
  5. A minha também queimou, uma decepção. Mas o pior é que nem sei como, porque eu comecei com os tais 200 graus, daí achei que tava muito forte, quase queimando e coloquei em fogo baixo. Mesmo assim, queimou.

    ResponderExcluir
  6. A MINHA FARINHA TORROU FICOU IGUAL A CAFÉ!!!!!!!!!!
    PERDI A BERINGELA E O GAS!

    ResponderExcluir
  7. UMA DUVIDA COLOCA A TEMPERATURA DO FORNO A 200 GRAUS E DEPOIS DESLIGA O FORNO E DEIXA A BERINGELA DESIDRATAR,POR 2 HORAS SÓ COM O CALOR DO FORNO DESLIGADO OU DEIXA O FORNO LIGADO A 200 GRAUS ......

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz e a minha também ficou queimada.
    Será se faz efeito assim mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz e a minha também ficou queimada.
    Será se faz efeito assim mesmo?

    ResponderExcluir