terça-feira, 28 de setembro de 2010

DICAS DA REVISTA O2 - INVISTA NA RECUPERAÇÃO




INVISTA NA RECUPERAÇÃO



o descanso ideal após a corrida é o que garante a evolução nos treinos e a conquista de sua meta.

:: POR GUSTAVO FERRO
:: ILUSTRAÇÃO LAIS DIAS


Aquestão não é o quão rápido ou o quanto você corre e sim que pratica o esporte. A partir do momento em que as caminhadas viram trotes e a corrida começa a ficar constante no dia-a-dia, é imprescindível atentar para o,s"detalhes" que vão além da atividade em si e abrangem horas de sono, alimentação, trabalho muscular e alongamento.
É o conjunto desses fatores, praticados corretamente, que resultam em uma melhor recuperação do esforço e, como consequência, melhor absorção dos ganhos daquele treinamento e mais rendimento na próxima corrida.
"Só consegui melhorar o meu desempenho nos treinos depois que passei a valorizar o descanso. No começo queria correr todos os dias. Me sentia cansada e percebia que não evoluía",conta a administradora Roberta Salgueiro, 25, que corre há oito meses.


"Uma das realidades da corrida é que se você faz um treino forte, não será um corredor mais rápido no dia seguinte. De fato, 24 horas depois, o atleta estará cansado e, dessa forma, um
pouco mais lento. Porém, em algum ponto, a fadiga do exercício irá dissipar-se e você se adaptará a um nível muito elevado", diz o treinador Ricardo Arap, da Race Consultoria Esportiva.
"Para aperfeiçoar-se, o corredor precisa encontrar o equilíbrio certo entre treinamento e recuperação. Treinos fortes causam fadiga imediata e avaria de tecidos. Dependendo da dificuldade da sessão de treinamento, o corredor pode precisar de dois dias a duas semanas
para recuperação completa. A sessão de treinamento também fornece estímulo para seu corpo se adaptar, mas é preciso tempo para permitir a melhora", afirma Paulo Zogaib - fisiologista do exercício.




OS TIPOS DE TREINOS E SUAS RECUPERAÇÕES

:: Ritmado: Tem o objetivo de adaptar o organismo a manter-se correndo com maior velocidade em distânCias medianas.
A FC Máx. deve permanecer entre 80% e 90% e o treino é
indicado uma vez por semana, com descanso de 48 horas.

:: Longo: Serve para adaptar o organismo a manter-se em
movimento em distâncias superiores a 10 km. A FC Máx. fica
entre 75% e 85% e recomenda-se fazer este treino uma vez
por semana, com descanso de 48 horas ou seguido de um
treino regenerativo, naturalmente mais leve.

:: Intervalado: Sua função é aprimorar a capacidade de resistência ao esforço intenso. A FC Máx. fica no intervalo entre 85% e 95%. Deve ser feito uma vez por semana e ter um descanso de 48 horas.

:: Regenerativo: É usado para recuperar o organismo do esforço de treinos de grande exigência e prepará-Io para novos esforços. A FC Máx. varia entre 60% e 80%e deve ser feito nos dias seguintes aos treinos longos e de velocidade.

:: Fartlek: Tem o objetivo de adaptar o organismo ao esforço e desenvolver a capacidade de resistir à corrida por meio da prática alternada de ritmos forte e leve. A FC Máx. fica entre
75% e 90% e recomenda-se fazer este treino uma vez por semana, com descanso de 48 horas.
Vale lembrar que existem dois tipos de recuperação:
1- Passiva
(que é o descanso total de qualquer atividade física)
2- Ativa
(que permite intercalar outras atividades, como natação, ci-
clismo e voga, além de musculação, aos treinos).

FONTE: CAMILA HIRSCH, DIRETORA TECNICA DA PERSONAl UFE ASSESSORIA ESPORTIVA, PÓS-GRADUADA EM FISIOLOGIA DO EXERCiCIO PELA UNIFESP (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário