segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ZONA DE IMPACTO


A planta do pé é a primeira parte do corpo que sente o impacto dos seus passos e a fasciíte plantar pode ser o primeiro motivo para se preocupar com essa área
:: POR DANIEL BRAZ :: ILUSTRAÇÃO CLAUDIO MACHADO
------------------------------------------------------------



Geralmente os corredores se preocupam com dores nos joe- lhos, cãibras, ligamentos e tendões. Para se prevenir contra esses males são indicados diversos exercícios e alongamentos. O que poucos atletas lembram é que a primeira parte do corpo que sofre o impacto das passadas é a sola do pé e que, como todas as outras estruturas, também merece cuidados especiais.
Um dos problemas mais comuns relacionados a essa área é a fasciíte plantar, uma lesão causada pela inflamação da fáscia plantar, estrutura responsável por dar apoio ao arco do pé. Existem diversos motivos para que essa inflamação aconteça e um dos mais comuns é a sobrecarga, que pode ser tanto de peso como de uso. Segundo o ortopedista Leonardo Ramos, do Hospital São Camilo, "um corredor acima do peso com um calçado inadequado pode desenvolver essa lesão, assim como uma pessoa que treina demais e força muito a fáscia plantar". Além disso, Ramos desaca que o tipo de pisada, se for muito pronada (para dentro) ou muito supinada (para fora), também pode dar origem à fasciíte.

Os primeiros sinais
A dor causada pela fasciíte plantar é frequentemente confundida com dores relacionadas ao calcanhar, devido à localização do foco de dor. A inflamação causa uma dor aguda um pouco abaixo do calcanhar e é semelhante a estar pisando em algum objeto pontiagudo. Em casos mais avançados, a fasciíte pode causar dor em toda a planta do pé.
A fisiatra do Hospital Sírio-Libanês, Christina May Moran de Brito adverte que se não for tratada no estágio inicial e de maneira correta, a fasciíte plantar "pode se tornar uma dor crônica, necessitando de medicação via oral e fisioterapias por muito mais tempo".
O empresário Maurício de Freitas Rodrigues, 47, conta que sempre correu com dor, mas foi depois da Meia-maratona do Rio de Janeiro que ele sentiu os efeitos da fasciíte. "Quando voltei para casa, fui correr e parecia que eu estava descalço no asfalto.
Tinha dias que eu nem conseguia andar!" Depois disso, Rodrigues procurou tratamento e conta que ficou cerca de oito meses fazendo fisioterapias.
Corredora há mais de cinco anos, a psicóloga Claudia Guerreiro do Valle, 43, acredita que desenvolveu a lesão por falta de alongamento. "Eu sentia como se um parafuso estivesse entrando no meu pé", conta ela, lembrando que depois de tomar anti-inflamatórios ainda fez mais dez sessões de fisioterapia e completa: "Procurei o médico assim que a dor começou".

Tratamento e diminuição da dor Segundo o ortopedista Ramos, na hora da dor o melhor é recorrer ao gelo, uma solução simples e eficaz. Muitos corredores preferem cuidar da dor de uma maneira também muito popular, mas nem sempre indicada, que é colocar o pé no gelo, depois em água quente, e ir alternando, "É importante lembrar que a água quente, em casos agudos, pode piorar a inflamação. Na dúvida, use sempre só o gelo", diz oortopedista.

:: PASSO A PASSO
o tratamento da fasciíte plantar pode ser resumido em três etapas:

1a ETAPA
Tratamento para diminuir a dor usando gelo e anti-inflamatórios

2a ETAPA
Descobrir a causa da fasciíte e em que estágio a lesão está

3a ETAPA
Reverter o desequilíbrio muscular das pernas fazendo alongamentos e fortalecendo a musculatura com exercícios



>"O tratamento envolve conhecer o esporte praticado por quem tem a dor, além do ritmo de treinos e as exigências de cada modalidade. Ou seja, é preciso entender
o gesto esportivo", complementa Ramos. Ejustifica: "É possível fazer o tratamento sem parar de correr, basta mudar a maneira de treinar, o tipo de terreno e diminuir a intensidade. Se um corredor tem de parar de correr para se curar, nós o estam os prejudicando e não ajudando. É como dizer para um jogador de futebol que sofreu uma contusão que ele terá de abandonar os campos. O atleta desanima na horal"
Para diminuir a chance de desenvolvera fasciíte plantar,a fisiatra afirma que "o corredor deve estar atento ao seu peso, utilizar um calçado com amortecimento adequado para cada tipo de atividade e, principalmente, fazer muito alongamento da musculatura posterior da perna e da própria fáscia plantar",

Nenhum comentário:

Postar um comentário