quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CIGARRO EMAGRECE - Os males do cigarro.



Por Thais Pacievitch
São muitos os males que o cigarro causa no organismo do usuário, é interessante ressaltar que até as pessoas que convivem com fumantes (fumantes passivos) podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.

O cigarro é feito de tabaco, o cigarro contém mais de 4.500 substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo que os dois últimos são radioativos), dentre as quais 43 comprovadamente cancerígenas.

Devemos lembrar que, embora o Estado permita sua fabricação e comercialização (graças aos impostos arrecadados), a nicotina, presente no cigarro, é uma droga extremamente viciante, e causa dependência física e psicológica. No Brasil, o tabagismo é responsável por mais de 120.000 mortes ao ano.

Durante décadas o tabagismo foi amplamente divulgado e incentivado pela indústria cinematográfica e pela propaganda de maneira geral como sinônimo de charme, sofisticação e glamour. Uma completa enganação, motivada por lucros enormes em detrimento da saúde de milhões de pessoas pelo mundo afora.

Assim que é tragada a fumaça provoca alterações no organismo, são elas: aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sangüíneos. Isto faz o coração ter de bater com mais força e, com o passar do tempo, o fumante tem boas chances de desenvolver problemas cardiovasculares ( infarto, angina e doenças coronárias). Já nos O pulmão humano é composto de pequenos glóbulos chamados alvéolos. O fluxo de sangue e a irrigação sanguínea entre o coração e o pulmão são intensos. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.

Dizer que o cigarro pode provocar muitos males não é exagero, aqui vão algumas destas doenças: hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aterosclerose, bronquite crônica, angina pectoris, tromboangeíte obliterada, enfisema pulmonar, cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata. Diabetes, otite, amigdalite, osteoporose, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, estomatite, aborto, linfoma, catarata, periodontite, tuberculose, deslocamento precoce da placenta e sinusite, entre algumas outras.


Quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil é largar o vício e maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença relacionada ao tabaco. Para abandonar o vício são necessárias algumas atitudes como: grande motivação individual, estabelecer uma data específica, solicitar a ajuda de um profissional a fim de obter remédios para passar pela síndrome de abstinência da melhor forma possível.

Fonte:
http://www.infoescola.com/drogas/os-males-do-cigarro/

7 comentários:

  1. Tem coisas no Brasil que não dá pra aceitar: existe mais vontade política pra acabar com a lâmpada incandescente do que com o cigarro.

    Parabéns pelo teu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a matéria ,eu fumo uns 6 cigarros por dia ,já parei algumas vezes e ganhei peso ,aí voltei a fumar .

    ResponderExcluir
  3. fume mt pois é boom

    ResponderExcluir
  4. quer ser modelo?se quiser então so tem q fazer uma coisa fume bastante vc ira emagrecer em poucos dias!

    ResponderExcluir
  5. Antes de fumar eu tinha um corpo bonito depois q eu começei eu to so osso tento fazer de td pra parar e voltar o meu corpo de antes ta dificil mais eu vo conseguir vai alguma dica
    ai?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma dica bem simples. Parar de fumar seguindo as dicas que o seu médico te da. Pratique atividades que te da prazer. Pode ser coisas bem simples. O cigarro é uma moleta para aqueles momentos ruins. Tenho um amigo que só fuma quando bebe, então ele tem dois problemas. Tem minha idade, uma cara de ser meu pai. Vc vai parar de fumar, essa é sua vontade!

    ResponderExcluir
  7. SOU EX-FUMANTE... Amei sua Pagina faz dez anos que eu_digo_não_ao_cigarro ... Vamos juntos bani do planeta o maior causador de câncer do planeta " CIGARROS " COMPARTILHE ESTA LUTA...

    http://www.planetadoslivros.com.br/news/tratamento-pare-de-fumar/

    ResponderExcluir