quinta-feira, 10 de março de 2011

Perguntas sobre a Linhaça - Conceição Trucom

Qual a diferença entre a linhaça marrom e a dourada?

Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma família. Entre a linhaça marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferença entre elas é muito pequena quando falamos de teor de ômega-3, que é o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas. As condições de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém internamente a semente costuma apresentar composições muito próximas. Quanto à enaltecida linhaça dourada (importada do Canadá e pequena produção brasileira) trata-se de mais uma armadilha do capitalismo selvagem: a linhaça marrom (brasileira) é mais rica em ômega-3 e muito mais barata.

Quais as principais características da Linhaça e sua indicação?

Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida), ela também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e as mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.

Seu sabor adstringente irá estimular inteligência emocional e afetiva.

Sua riqueza em proteínas e gorduras nutricionais irá favorecer a prevenção e manutenção da boa formação cerebral, atuando de forma rápida em problemas de memória, lucidez e poder pensante.

Existe limite de consumo diário?

Para adultos o consumo máximo é de 2 colheres de sopa/dia.
Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia.
Sementes são alimentos de energia concentrada, jamais devem ser consumidos em quantidade, pois não há absoluta necessidade.

E mais: por que este limite?

Todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Tais substâncias são chamadas de antinutricionais e são nocivas quando existir exagêro no consumo. Trata-se do mágico da natureza, onde bom-senso é bem-vindo.

Um recurso de minimizar a presença destas substâncias é o processo de germinação.
Por este motivo não se deve consumir qualquer semente em excesso, principalmente se não for previamente germinada, seja castanha do Pará, gergelim, amendoim ou linhaça.

Qual a maneira mais saudável de consumir a linhaça?

Jamais compre ou consuma a linhaça pré-moída, também chamada de farinha de linhaça, pois certamente estará em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulência, enxaqueca e diarréia. Esta farinha também pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extração do óleo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem ômega-3.

O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo.

A hidratação: meça 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água filtrada ou de coco verde. A relação é sempre 1 parte de semenete para 5 partes de água. Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou 'acordar' a semente.

As mucilagens: após a hidratação da linhaça se obterá uma consistência de gel (tipo clara de ovo) que são as fibras hidrosolúveis desta semente tão especial. Diluído neste gel haverá traços de ácido fítico, que se for respeitado o consumo diário de 2 colheres (sopa)/dia, terá efeito antioxidante. Caso você decida ultrapassar esta dosagem diária, será recomendável colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma rápida lavagem para extrair parte deste ácido fítico.
É valioso consumir estas mucilagens pois é ideal para tratar/prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação.
E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*).

A linhaça também é indicada para quem deseja emagrecer? Por quê?
Sim, pois ela possui um forte efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a se aliviar de seus venenos, toxinas e excessos como é o caso da gordura (em excesso é claro).


Além disso, sementes como a da linhaça, após seu consumo liberam uma ordem para o cérebro para produzir um hormônio chamado colecistocinina que provoca sensações de saciedade.

Todo este processo se viabiliza se a linhaça estiver crua, idealmente pré-germinada e bem triturada (no ato do seu consumo - JAMAIS compre farinha de linhaça) e; leva cerca de 30 minutos para acontecer. Ou seja, após a tomado suco desintoxicante ou leite de linhaça, aguarde 30 minutos para realizar qualquer outra refeição, pois é o tempo para ocorrer o fenômeno da liberação das toxinas e excretos.

E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*).

Qual a forma correta de consumir a linhaça?
No preparo de sucos desintoxicantes tomados em jejum e 30 minutos antes das refeições principais. Também no preparo do leite de linhaça e suas vitaminas, além dos docinhos de granola e sem açúcar.
O óleo oferece o mesmo benefício que a semente? Por quê?
Não. Quando separamos o óleo dos demais componentes da semente perdemos a sinergia da sua composição integral.
O óleo isolado, geralmente comercializado na forma de cápsulas, é um forte antiinflamatório, que só é indicado sob orientação médica, para casos quando a necessidade de ômega-3 é bem acima da quantidade máxima de consumo/dia desta semente.
O óleo isolado também é bastante indicado para tratamentos externos como de pele, articulações e couro cabeludo. No meu livro A importância da Linhaça na saúde ensino a preparar domesticamente este óleo, receitas culinárias e várias receitas para massagem corporal.

Quais receitas caseiras são simples de preparar com a linhaça?

A primeira delas é deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 1 colher (sopa) de semente em 1/2 copo de água filtrada. Pela manhã bater (juntamente com a água do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, raízes e limão.

(*) Atenção: Consuma a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadeará gases. Um bom exemplo são receitas divulgadas na net e revistas que misturam a linhaça com leite animal. Sabe o que vai acontecer? Você irá explodir de gases!
Saiba mais com a leitura na íntegra do meu livro A importância da linhaça na saúde.
O fato da linhaça ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com consciência e responsabilidade.

Existe uma comercialização crescente de farinha de linhaça e até uma divulgação pela internet sobre os benefícios da FARINHA DA LINHAÇA. As pessoas me escrevem desorientadas pois, em geral, acessaram informações de que a linhaça deve ser consumida inteira, outras fontes afirmam que precisa ser previamente torrada, e outras que a melhor forma de consumi-la é triturada. E ainda: que a melhor linhaça é a dourada, porque os comerciantes, no desejo de ganhar mais dinheiro, desqualificam, sem conhecimentos, a econômica (por ser barata e nacional) linhaça marrom.

Qual informação seguir?

A linhaça é a semente do linho, uma planta cuja função original é a produção têxtil. Como todas as sementes, ela contém substâncias de proteção contra ataque de fungos, carunchos e bactérias, de tal forma a preservar o seu destino: germinar e virar uma planta, ou seja, perpetuar a espécie. Estas substâncias são tóxicas (para os bichinhos e para nós humanos) e são chamadas de antinutricionais ou alérgenos. Principalmente, se o seu consumo for exagerado.
Primeira resposta: o consumo diário seguro da semente de linhaça é de 1-2 colheres de sopa (adultos) e 1 colher de sobremesa (crianças até 12 anos). Lembrando que todas as sementes oleaginosas (girassol, gergelim, castanha-do-Pará, castanha de caju, semente de abóbora etc.) têm aproximadamente esta mesma medida de consumo seguro.

Mas, as sementes são alimentos riquíssimos em nutrientes essenciais como sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas vegetais, gorduras nutricionais e fibras. Elas são consideradas alimentos biogênicos, ou seja, que geram vida, pois contêm, naquele seu pequeno espaço, todas as informações genéticas e nutricionais para gerarem um novo ser, uma nova planta. Elas são tão fortes que não precisamos, como exposto acima, ingerir muito: não é uma questão de quantidade, mas qualitativa.

Segunda resposta: para evitar os antinutricionais ou alérgenos das sementes, basta deixá-las que germinem. Porque durante a germinação, a semente entende que chegou a hora de se transformar: semente -> germinado -> planta. Neste momento (da germinação), todas aquelas substâncias que cumpriam a função de defesa e preservação da integridade da semente se transformam em agentes de propulsão e crescimento. O germinado costuma conter doses elevadas de enzimas, vitaminas e substâncias vitalizantes, ativadoras de vida. Por este motivo, sempre que se for consumir sementes, elas devem estar cruas e previamente germinadas: 8 horas de molho em água filtrada (umidade) durante a noite (escurinho), que é uma simulação do solo. Desta forma, o aproveitamento de todo o material biológico e energético deste tipo de alimento será maximizado.

Mas, se qualquer semente ou alimento for cozido no fogo acima de 42 graus Celsius por 5 minutos ou mais, todas as enzimas, vitaminas termodegradáveis e as informações genéticas de propulsão da vida serão destruídas. Restam somente alguns nutrientes, mas a qualidade biogênica foi degradada irreversivelmente. Experimente germinar uma semente após seu cozimento, fritura ou torra.

Os que desejam lhe vender a linhaça dourada por 5-10 vezes mais que a linhaça marrom informam: a linhaça marrom tem glúten, tem cádmio, tem metais pesados. Pura irresponsabilidade!!!

A semente de Linhaça, qualquer que seja a variedade:

1) Não contém glúten e 2) De todas as amostras de linhaça marrom até agora por mim testadas nenhuma apresentou metais pesados em dosagem que afetem o consumo humano.

Terceira resposta: quando o consumo for com propósito terapêutico e curativo as sementes devem ser consumidas cruas e pré-germinadas (hidratadas ou 'acordadas'). Como diz a professora Selene do Rio de Janeiro "dormidas" na água.

Toda semente é rica em proteínas e gorduras nutricionais. Aliás, sê-mente, nos lembra que esta composição é muito semelhante a das células cerebrais: as lipo-proteínas. E, esta fração gordurosa das sê-mentes, em geral, é poliinsaturada, como a famosa família dos ômega-3. Ácido graxo poliinsaturado significa, entre outras questões do mundo da química, que é FACILMENTE OXIDADO (estragado, rançado, envelhecido, intragável, causador de quadros alérgicos, enxaquecas, vômitos, além dos famosos problemas de "tubulação": os cardiovasculares).

E, a linhaça é campeã no teor de ômega-3. É o alimento do reino vegetal mais concentrado neste nutracêutico. E, quem impede que todo este teor elevado de polinsaturados da linhaça (e demais sementes) seja oxidado é sua casca. Ou seja: Triturou? Oxidou! Simples assim.

Quarta resposta: triturou a linhaça? Tem que ingeri-la o mais rápido possível. Porque se não consumir imediatamente, a farinha obtida irá se oxidar rapidamente e não servirá para consumo humano. Deverá ser jogada fora. Assim, o correto é comprar a linhaça crua, fresca e inteira. E, ir germinando e triturando no dia-a-dia, conforme o tamanho do consumo da pessoa ou família.

O que acontece? Na produção do óleo de linhaça, que tem elevado valor terapêutico e comercial, sobra uma borra de fibra e proteína com baixo teor de gordura. Tal subproduto é seco e comercializado como farinha de linhaça. Ou seja, além de estar oxidada, tem contaminantes do processo industrial e é um alimento esvaziado da sua integralidade, do ômega-3, da sua alquimia de ser biogênico, nutracêutico, terapêutico e curativo.

Quinta resposta: NÃO existe diferença nutricional significativa entre linhaça marrom e dourada. Em termos de ômega-3 a marrom leva vantagem. O mais importante é que seja fresca, bem conservada e que haja um consumo diário, jamais esporádico.
Sexta resposta: se o seu médico recomendou tomar cápsulas de óleo de linhaça como suplemento de ômega-3, significa que quadros inflamatórios estão frequentes, certo? Mas as cápsulas são "suplementos". Quem é completa e possui a alquimia natural de um alimento biogênico é a semente na íntegra. Ou seja, além das cápsulas, siga com a recomendação diária da semente "dormida" em água, como indicado nas respostas acima.

Saiba mais com a leitura na íntegra do meu livro A importância da linhaça na saúde.
O fato da linhaça ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com consciência e responsabilidade.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email: mctrucom@docelimao.com.br




-*******************
Os sucos devem ser ingeridos em jejum, logo ao despertar pela manhã, que é o momento ideal para realizar tratamentos de desintoxicação, purificação e digestão.

É preciso consumi-los imediatamente após seu preparo e, por suas funções de alcalinizar e vitalizar o organismo; não devem conter açúcar ou adoçantes artificiais. Evitar também colocar água filtrada ou muito líquido. A idéia é que estejam concentrados na água estruturada dos próprios ingredientes crus e vivos.

Para as pessoas que ainda sentem muita necessidade de adoçar seus alimentos, a sugestão é usar frutas mais doces (de época) ou frutas secas (uva, ameixa, tâmara, banana, etc.) na composição dos sucos.
O destaque da linhaça é a vitamina E. Segundo a nutricionista Francine Schmidt, do site Dieta Light, o nutriente evita o envelhecimento precoce, além de ser fonte de ômega-3, que reduz o apetite e o colesterol ruim. A linhaça também regula o intestino. Mas a especialista adverte que o correto é ingerir até duas colheres (sopa) de linhaça por dia. "O exagero pode gerar um resultado inverso (prender o intestino) e ainda prejudicar a absorção dos outros nutrientes", alerta. Veja abaixo as receitas dos sucos, além de receitas sugeridas pelo nutricionista.

SUCO DE CENOURA
Ingredientes
2 cenouras
3 folhas de couve-manteiga
5 talos de salsinha
1/2 maçã
2 colheres (sopa) de farelo de trigo
2 copos de água

Modo de fazer
Bata tudo, não coe e junte 2 colheres (sopa) da linhaça hidratada. 222 calorias por copo

Dica da nutricionista: O farelo de trigo ajuda o intestino, aumenta a saciedade e combate o mau colesterol.

SUCO DE CLOROFILA
Ingredientes
3 limões descascados
3 folhas de couve-manteiga
2 copos de água

Modo de fazer
Bata tudo e coe. 69 calorias por copo

Dica da nutricionista: Diminui o risco de anemia, pois a couve contém ferro e o limão possui vitamina C.

ABACAXI COM COUVE
Ingredientes
1/2 abacaxi
3 folhas de couve
2 copos de água
3 talos de salsinha

Modo de fazer
Bata tudo, não coe e acrescente 2 colheres (sopa) da linhaça hidratada. 212 calorias por copo

Dica da nutricionista: O abacaxi é digestivo e auxilia a queima de gordura.

SUCO COM IOGURTE
Ingredientes
1 copo de iogurte natural
2 colheres (sopa) de aveia
2 colheres (sopa) de farelo de trigo
1/2 mamão com sementes
5 ameixas pretas

Modo de fazer
Bata tudo, não coe e acrescente 2 colheres (sopa) da linhaça hidratada. 535 calorias por copo

Dica da nutricionista: É indicado consumir o iogurte apenas com a aveia e a ameixa ou com a linhaça e o mamão.

SUCO DE MAÇA COM PEPINO E LINHAÇA
Ingredientes
2 maçãs médias
1 pepino inteiro com casca
1 colher (sopa) de linhaça hidratada
Suco fresco de 1 limão

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente. Esse suco auxilia o funcionamento dos rins e do intestino e melhora muito a aparência da pele. 270 calorias por copo

SUCO DE LARANJA COM MORANGO E LINHAÇA
Ingredientes
Suco de 3 laranjas
10 morangos
1 colher (sopa) de linhaça hidratada

Modo de fazer
Bata o suco de laranja com os morangos e a linhaça. É rico em vitamina C e tem ação rejuvenescedora, pois combate os radicais livres e auxilia o funcionamento intestinal. 180 calorias por copo

SUCO DE UVA COM HORTELÃ E LINHAÇA
Ingredientes
1 xícara (chá) de uva com pele e sem sementes
1 maço de hortelã (talos e folhas)
1 colher (sobremesa) de linhaça hidratada
1 copo de água mineral

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Efeito rejuvenescedor e digestivo. 120 calorias por copo

SUCO DESINTOXICANTE COM LINHAÇA
Ingredientes
1 copo (200 ml) de água de coco
1 maçã
1 folha de couve
1 colher (sopa) de semente de linhaça

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Contribui para a desintoxicação do organismo. É rico em potássio, cálcio e fibras. 196 calorias por copo.

*--------------------**-*-------

Suco seca barriga
O suco feito com linhaça vai tubrinar a sua dieta

por Eliane Contreras

Ingredientes

• 1 ameixa-preta seca
• 2 fatias de abacaxi
• 3 folhas de hortelã
• 1 copo (200 ml) de água mineral
• 1 col. (sopa) de semente de linhaça

Modo de fazer

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água e dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar.

Rendimento: 1 copo
Calorias por copo: 55

5 comentários:

  1. qual o rendimento de cada receita de suco?

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlon, O rendimento é de um copo.

    ResponderExcluir
  3. A linhaça hidratada pode ficar na geladeira??

    ResponderExcluir
  4. A linhaça hidratada pode ficar na geladeira??

    ResponderExcluir
  5. Comprei 1k de semente de linhaça e vou demorar bastante tempo para consumir. Gostaria de saber se a durabilidade da semente, se demorar mais de uma ano para consumir se estará válida ainda?

    ResponderExcluir