quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sérgio Cordeiro - Terceiro lugar no desafio do Deca Ironman.


Muitos acreditam que o Ironman seja a fronteira do limite físico de um triatleta, mas não é o que acredita Sérgio Cordeiro, o atleta completou a distância dez Ironmans em 10 dias, ficando em terceiro lugar no desafio do Deca Ironman, prova realizada em Monterrey, México. O ultramaratonista Sérgio Cordeiro participou no último dia 29 de agosto da Corrida Vertical em São Paulo, prova na qual teve que encarar 765 degraus e 31 andares de subida no prédio da Nestlé. Ele levou seis minutos cravados para chegar ao topo do edifício. O ultramaratonista brasileiro Sérgio Cordeiro foi a Monterey, no México, para a disputa do Double Deca Ironman, prova equivalente a 20 Ironman. Double Deca Ironman tem 76 quilômetros de natação, 3.600 de bike e 844 de corrida em 28 dias. Problemas técnicos o impediram de participar. Em vez de se dar por vencido, ele resolveu trocar de modalidade e participou do Deca Ironman (10 vezes a distância do Iron), onde ficou com a medalha de bronze. Foram 38 quilômetros de natação numa piscina coberta de 50m, 1.800 de ciclismo num circuito de 1.915 metros e 422 de corrida numa pista de 1.886m realizada desde o último dia 14/11. Nesta competição os atletas não correm os 10 Ironman completos por dia, mas completam primeiro todo o trecho de natação, depois o de ciclismo e por fim a corrida. O cronômetro não para e o tempo final é corrido, incluindo os períodos de descanso. Sérgio marcou 246 horas 19 minutos e 48 segundos. o ultramaratonista que contou com a importante colaboração de Luiz Franca como homem de apoio. A vitória ficou com o francês Christian Mauduit (199h09min29) e o segundo lugar com o inglês David Clamp (239h04min56). Ao todo participaram 14 atletas de diversos países. Sérgio só conseguiu chegar ao México na véspera da prova e ainda foi obrigado a disputar boa parte do ciclismo com uma bike emprestada, já que sua bagagem e equipamento se extraviaram durante a viagem. Aos 55 anos, mais de 20 deles dedicados ao esporte, ele sempre buscou grandes desafios, entre eles ter completado a Badwater, a ultramaratona no Vale da Morte (EUA), a Everest Marathon, na maior montanha do mundo e ter sido campeão da Volta à Ilha de Florianópolis. Ávido por conquistas maiores, ele também participou do Ultraman (10 quilômetros de natação; 276 de bike e 84 de corrida) e foi campeão do Deca Ironman em 2007.

3 comentários:

  1. Agora alem das corridas, estou dando algumas pedaladas. Dá um alívio no corpo. No meu aniversário sou trocar de bicicleta, então poderei almentar as pedaladas.

    ResponderExcluir
  2. Grande Rogério,
    Não sei nem muito o que dizer, ao descobrir essa postagem.
    Só procuro sempre continuar a fazer o que faço: curtir tudo isso. E que não sou nada, porque quem é: É o nosso "DEUS".
    Estou apenas sendo. Não deixe nunca de antes de qualquer coisa curtir tudo isso, e lembrar que vivemos a Superar nossos "Limites" e nunca ultrapassá-los.
    Ser campeão é possível, pois continuar sendo é o grande diferencial.
    Felicidades a essa grande Família.
    Do amigo Sergio Cordeiro
    www.ultracordeiro.com

    ResponderExcluir
  3. Bem, estou estupefato, pois para minha ignorância, nem sabia da existência destes desafios desportivos. Para mim, o IronMan seria a derradeira prova para testar os limites físicos. Só posso deixar os meus parabéns pela sua dedicação ao desporto. Estou também a iniciar a minha preparação para participar no meu primeiro triatlo, e ando à procura de material de apoio (treino, alimentação...) Um grande abraço do lado de cá do oceano :)
    Bem haja

    Paulo Pereira

    ResponderExcluir