terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vai de bicicleta - É hora de tirar máximo proveito dela com muita segurança

Vá de bike porque os piores caminhos ...Podem ser os melhores.

A muito tempo ando de bicicleta, de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Hoje uso para fazer compras e levar meu filho para a escola.
Dizem que a maioria dos acidentes com bicicletas é causada pelo próprio ciclista. Eu discordo, o que eu vejo é motorista estacionando o carro com as rodas apontando para a rua, como estivesse para sair, estacionando em rampas e até em calçadas. Para quem anda de bicicleta tem que respeitar algumas regras de transito, já que não existe “auto-escola” para quem anda de bicicleta, pesquisei algumas dicas para poder pedalar tranqüilo pela cidade.

Não abra mão deste transporte tão útil.


Bicicleta: Meio de transporte com efetividade, economia, saúde e menos poluição
Os benefícios de uma pedalada:
Livre-se de quilos extras e doenças com a bicicleta
Não importa a idade ou o condicionamento. A bike está na moda e ajuda a afugentar a gordura e problemas de saúde. 


1- Dê preferência às ruas calmas, de velocidade baixa.

2- Eu já vi a ira de um motoqueiro só porque eu reclamei que ele tinha avançado o sinal. Uma dica é nunca se envolva em brigas. Não há equipamento de segurança melhor que o bom senso.

3- Respeite as leis de trânsito, pois assim você garante sua segurança e a do pedestre

4- Cuidado com cachorros.

5- crianças brincando e idosos cruzando a rua.

6- Caso tenha que usar a calçada, desça e empurre a bicicleta. Essa dica é a mais importante de todas: Ser gentil e educado é sempre a melhor saída.

7- Pedale à direita da via, sem ziguezaguear, a cerca de 1 metro dos obstáculos. Os veículos são obrigado por lei a ultrapassar a bicicleta a 1,5 metro de distância lateral, mas pelo que vejo muitos motoristas nem sabem disso.

8- Nunca pedale na contramão, o motorista que dobra a esquina e o pedestre que atravessa, só vão olhar para uma direção. Só faltava ciclovias para tudo ser perfeito.

9- No meu trajeto tem muitas transversais, então sempre sinalize antes com os braços, sem movimentos bruscos. Muita gente não atravessa na faixa, então muita atenção e solte a voz: -“Olha a bike!”. Caso é você que está de bicicleta e queira atravessar a faixa, dessa da bicicleta e atravesse andando.

9- Se você seguir em frente e muitos motoristas forem virar à a direta, faça um sinal para frente com a mão esquerda que é a que os motoristas vêem melhor.

10- Atenção com os carros parados, a qq momento a porta pode abrir.

11- Cuidado com os buracos.

12- cuidado os bueiros.

13- Pista em desnível.



Agora os equipamentos de segurança obrigatórios para bicicletas de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito:
Por um passeio seguro:

equipamentos e truques para pedalar sem riscos e bikes para todos os gostos


Capacete Evita a principal causa de morte entre ciclistas, o traumatismo craniano.




Óculos de sol Protegem os olhos contra os raios solares e a poeira do asfalto.



Mochila Não vale exagerar no peso. É útil para carregar uma muda de roupa e um lanche.
Bermuda almofadada Aplaca o desconforto na virilha e no bumbum durante o passeio.

Tênis Os iniciantes podem usar os de academia, com sola mais fina. Os experientes usufruem melhor das sapatilhas.


Pedais Há modelos como o de encaixe, em que uma mola é presa ao pé do ciclista; o plataforma, mais tradicional; e o estilo presilha, que mantém o pé grudado ali.



Pneus Seu desenho e suas saliências variam em função do terreno onde se pedala. Estradas pedregosas, por exemplo, exigem pneus com saliências maiores.


Squeeze É o grande aliado contra a desidratação. Dê um belo gole a cada 20 minutos. Vale água mineral, isotônico ou água de coco.


Posição dos braços O ideal é mantê-los semiflexionados para suportar o impacto do terreno.


Posição das pernas Elas não devem se esticar muito quando o pedal é empurrado para baixo. O joelho tem de ficar flexionado levemente.


De passeio É a mais popular nas ruas. A estrutura robusta, os pneus largos e as suspensões tornam o equipamento apropriado para asfalto, calçadas e paralelepípedos. Antes de se aventurar pelo trânsito, aliás, pedale em parques, ciclovias e locais com menos tráfego de veículos.

De velocidade Trata-se do modelo predominante entre os ciclistas que mantêm uma rotina de treino. Apesar de não ser confortável por causa do selim estreito, tende a oferecer resultados melhores, tanto na performance quanto na redução da gordura corporal.


Pedalar emagrece
Para perder peso, é preciso ficar de olho nos batimentos cardíacos. Acima você vê a equação que dá o valor aproximado da frequência cardíaca máxima (FCM), base para calcular seu ritmo na bike. Um exemplo: caso o resultado seja 190, o ideal para queimar gordura é manter a frequência acima de 60% dessa marca, ou seja, 114 bpm (batimentos por minuto).


Selim Para as mulheres, que têm a região da bacia mais larga, o banco deve ter a base ampla e a ponta mais curta e larga. O selim dos homens pode ser mais comprido e estreito.


Dobrável É o tipo perfeito para quem trabalha na cidade grande e faz o percurso até o escritório na bike. A maioria pesa cerca de 10 quilos e, além de leve, é bastante confortável. Com a vantagem de poder ser dobrada, é claro, o que facilita viagens dentro de trens e metrôs.

Fonte:
http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/saude-duas-rodas-bicicleta.shtml



Agora vai pedalar!!


Um comentário: