domingo, 5 de julho de 2009

Correr na rua pode fazer mal


Correr na rua pode fazer mal

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, condenam o hábito de fazer ginástica em ruas movimentadas, pois quem respira monóxido de carbono em excesso tem mais chances de sofrer de arritmia.
Nas grandes cidades, é cada vez mais comum encontrar pessoas fazendo ginástica em ruas e avenidas de grande circulação de veículos.
O hábito, no entanto, é condenado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Segundo eles, quem se exercita em ambientes com taxas acima do normal de monóxido de carbono - poluente que sai pelo escapamento dos carros - tem mais chances de sofrer de arritmias, perigosos descompassos do ritmo cardíaco.
Primeiro, um grupo de voluntários praticou exercícios em um ambiente sem poluição; em seguida, os pesquisadores introduziram monóxido de carbono na sala de ginástica, nos mesmos níveis de uma rua com trânsito congestionado.
Ao se compararem as batidas cardíacas, notou-se que a freqüência de arritmias aumentava com a poluição do monóxido, embora ainda ninguém saiba por que isso aconteça.
"É tentador imaginar que a poluição dos carros prejudique também o coração", admite o médico Victor Matsudo, especialista em esportes.
"Até então, só havia evidências de que, especialmente durante exercícios, essa poluição afeta os pulmões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário