sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DIETA DE DESINTOXICAÇÃO




Dieta de desintoxicação
A dieta desintoxicante é uma alimentação que limpa, elimina toxinas (corantes, conservantes, metais pesados e agrotóxicos), desincha e nutre o organismo. Ela melhora a digestão dos alimentos, diminui a produção de radicais livres e assimilação dos nutrientes. Pode ser realizada por aqueles que desejam perder peso, mantê-lo ou ganhá-lo. O alto consumo de doces (açúcar refinado), carboidrato refinado (farinha de trigo), carne vermelha e frituras torna o meio intestinal inadequado para a presença dos lactobacilos, que são bactérias benéficas da flora intestinal. Esta alteração intestinal é chamada de disbiose e leva à prisão de ventre, desconforto abdominal, estresse, mau humor, falta de memória, irritabilidade, dores articulares, resfriados, infecções vaginais, enxaquecas, gases, falta de libido, desâmino, cansaço e depressão.


Nesta dieta são retirados temporariamente alimentos como:


café, refrigerante, chá preto, leite e derivados, alimentos ricos em corantes e conservantes, carne vermelha, cereais refinados (farinha branca), alimentos industrializados e açúcar branco (doces).
O cardápio desintoxicante é rico em alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Esta dieta retarda o envelhecimento, aumenta a vitalidade, a pele fica mais bonita e reforça as defesas do corpo. É composta por alimentos ricos em fibras, muita água, frutas, legumes, verduras (principalmente as de folhas verde-escuras), alimentos integrais, sopas, chás, carnes brancas, sucos naturais e oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs...). Estes alimentos favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado. A desintoxicação pode ser feita uma vez por semana, durante 15 dias ou até mesmo um mês. A necessidade do paciente que determinará o prazo da dieta.



Suco desintoxicante
Suco verde:
-1 punhado de couve-manteiga
-1 folha de chicória
- Hortelã a gosto
-1 pitada de gengibre em pó
-1 pitada de açafrão
- Liquidificar com água e depois coar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário