domingo, 22 de novembro de 2009

BEBIDAS ISOTÔNICAS - Experimente Sport Drink Caseiro





BEBIDAS ISOTÔNICAS


As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar o desempenho. Isto porque são soluções cuja concentração de moléculas é semelhante ao sangue humano e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea de forma rápida. Com o exercício, há uma produção de energia e calor gerando uma necessidade de perda de calor para o meio ambiente. O principal mecanismo através do qual o corpo controla sua temperatura é a transpiração, na qual são eliminados água (em grande quantidade), eletrólitos, minerais e vitaminas. As bebidas isotônicas apresentam estes elementos em sua composição, sendo o seu consumo indicado com objetivo de reposição hidroeletrolítica. Esta reposição é essencial, pois esses minerais perdidos na transpiração são de extrema importância para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo. Sendo assim, não é correto esperar que o organismo sinta sede para se reidratar. Deve-se garantir a ingestão de líquidos antes, durante e após os exercícios. Desta forma você manterá a freqüência cardíaca normal e um bom desempenho durante o exercício. Além de repor água e sais minerais, os isotônicos apresentam carboidrato em sua composição. A adição de carboidrato tem como objetivo melhorar a palatabilidade da bebida e, principalmente, proporcionar energia de forma imediata para os músculos. Os carboidratos têm um efeito mínimo no esvaziamento gástrico (o que significa que não causa sensação de plenitude gástrica, ou como dizem por aí, sensação de "estar cheio") e estimula a absorção de líquidos e eletrólitos no intestino delgado. Para atingir estes benefícios, as bebidas devem conter de 6% a 8% de carboidrato, por serem absorvidas de forma rápida pelo organismo, não sobrecarregando o aparelho digestivo. O tipo de carboidrato também é importante. O ideal é que tenham em sua composição diferentes tipos de carboidratos (glicose, frutose e maltodextrina) e não somente sacarose como é o caso de alguns. As bebidas isotônicas são interessantes e realmente necessárias em atividades de duração superior a duas horas, em ambientes que propiciem grande sudorese como sob altas temperaturas e baixa umidade, ou quando a perda de peso corporal durante o exercício for superior a 2%. Existem no mercado vários tipos de bebidas isotônicas, que se diferenciam pela quantidade de sódio, cloretos, vitaminas e o tipo de carboidratos que apresentam. A escolha precisa ser feita de acordo com a tolerância individual, elas devem ser testadas (fora do período competitivo) e os efeitos provocados no sistema gastroentestinal (desconforto e produção de gases), devem ser considerados. O grande inconveniente do uso das bebidas isotônicas é o preço. O uso diário acaba provocando um alto custo para o praticante de atividade física/ atleta.

Pensando nisto, segue logo abaixo uma receita tirada do livro da Nancy Clark - "Guia da nutrição desportiva" - que além de ter um baixo custo, apresenta um paladar bem gostoso.


Experimentem!!! Sport Drink Caseiro Ingredientes:

4 colheres de sopa de açúcar

1/4 de colher de chá de sal

1/4 de xícara de água fervente

1/4 de xícara de suco de laranja (não concentrado) ou 2 colheres de sopa de suco de limão

3 3/4 de xícaras de água fria


Modo de fazer:

1. No fundo de uma jarra, dissolva o açúcar e o sal na água quente;

2. Adicione o suco e a água fria restante.


Rendimento:

1 litro

Contra-Indicação:

Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário