quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

exercícios do pilates para a prática em casa



exercícios do pilates para a prática em casa














Faça em casa
Os instrutores do CGPA adaptaram três exercícios do pilates para a prática em casa. É necessário colocar um colchonete no chão, e nunca praticar diretamente no chão ou em cima da cama. Para o exercício com bola, é necessário comprar o equipamento em lojas de esporte ou de artigos de fisioterapia.
Aquecimento corporal e fortalecimento do abdome Deite com as pernas flexionadas (como na imagem) e levante os braços a 90 graus do tronco.







Inspire e suba parte do tronco até tirar os ombros do colchonete, enquanto abaixa os braços até a lateral do tronco.

Suba e desça os braços eretos em movimento de bombeamento. Inspire continuamente em cinco tempos e expire em cinco tempos. Mantenha o abdome pressionado.

Repita o movimento de bombeamento dos braços dez vezes.




Observação: Em caso de dores no pescoço ou nas costas, posicione uma almofada embaixo dos ombros e apoie o corpo sobre a almofada enquanto executa o exercício.











Exercício 2
Fortalecimento de abdome e segmentação da coluna Sentada sobre o colchonete, flexione levemente as pernas e apoie as mãos atrás das coxas. Mantenha a coluna ereta.






Expire e desça o tronco, como se desenrolasse a coluna.





Volte a subir com a coluna arredondada.

O movimento deve ser repetido de quatro a cinco vezes. Pessoas com hérnia de disco e dores lombares devem consultar um médico antes de exercitar esse movimento.






Exercício 3
Equilíbrio, segmentação da coluna e fortalecimento do abdome, glúteos e pernas

Deite no colchonete com as pernas eretas sobre uma bola suíça (que pode ser encontrada em lojas de esporte e artigos de fisioterapia)





Inspire e eleve o quadril, contraindo glúteos, abdome e os músculos da perna. Pressione as pernas na bola.



Volte lentamente o quadril para o colchonete, ainda contraindo o abdome.

O movimento deve ser repetido de quatro a cinco vezes.





Entre as técnicas do pilates, os instrutores ressaltam a importância da qualidade dos movimentos, e não da quantidade de repetições, portanto é fundamental concentrar-se no corpo e na respiração durante a atividade. Em casa, o praticante deve executar os exercícios cuidadosamente e deve parar em caso de dor ou desconforto.

Serviço
Centro de Ginástica Postural Angélica
Av. Angélica, 2.510
Tel. (11) 3129-4765
(preço de aula varia entre R$ 46 e R$ 165)








4 comentários:

  1. QUE OTIMO VER ESTES EXERCICIOS... VENDO ..EU VEJO COMO ESTOU ENFERRUJADA. VOU PROCURAR UMA ACADEMIA DE PILATES. URGENTEMENTE

    ResponderExcluir
  2. sou uma criança de 11 anos so escorpiao mttt estreasada estou ultimamente agora fazendo td o dia essa aula serei uma nova pessoa obg

    ResponderExcluir
  3. DIVALCY ALEXANDRE DE MELO13 de novembro de 2013 às 09:52

    Essas aulas de pilates vão me ajudar muito, pois tenho hérnia de disco e gostaria de saber mais sobre exercicios para hérnia de disco.VALEU.

    ResponderExcluir
  4. Estou travada , na verdade nunca fiz exercicios, preciso muito ,pois tenho 41 anos e me sinto uma velha de 60.Esses exercicios vão me ajudar muito. Obrigada

    ResponderExcluir