terça-feira, 26 de outubro de 2010

FOCO NO ALONGAMENTO


Séries simples para serem realizadas logo após a corrida ajudam a evitar dores e a relaxar depois da prática do exercício


:: POR MARINA OLIVEIRA :: ILUSTRAÇÃO CLAUDIO MACHADO


Iniciantes ou veteranos, por falta de tempo ou disciplina, muitos corredores costumam deixar o alongamento de lado logo apósos treinos e competições. Porém, praticá-Io - e transformá-Io emum hábito durante as passadas - pode contribuir para o relaxa-mento pós-treino, ajudando na recuperação.Apesar da importância, alguns pontos devem ser observadosantes de começar as sessões de estica-e-puxa, "Segundo ar-tigos recentes, o alongamento antes dos treinos pode seraté prejudicial, diminuindo a potência do corredor. Alémdisso, ainda não existem provas de que o alongar-'se podecontribuir para a prevenção de lesões", conta o treinadorRenato Dutra que, por conta disso, hoje indica séries somenteapós a prática da corrida. Antes, apenas um aquecimento comcorrida leve.

O fisioterapeuta Maurício Garcia é outro que garante as vantagens do alongamento pós-treino: "A principal ben-feitoria é trazer o músculo ao estado 'normal' após aprática da atividade física. Sem alongar, esse músculoaté volta para essa situação, mas a um custo maior, o que pode causar dores tardias", relata.
O fisioterapeuta explica como devem ser feitas as sessões. "Asséries devem durar cerca de seis ou sete minutos. Os músculos principais a serem alongados são os do quadríceps, panturrilhas e a parte posterior da coxa", diz Garcia, que alerta aos corredores iniciantes que a dor durante essa prática não é normal:"Não é necessário que o corredor sinta dores para achar que está fazendo esse exercício corretamente. Além disso, é um erro imaginar que quanto mais tempo alongando, mais o músculores ponde, Pelos estudos atuais, 30 segundos em cada movimento já são suficientes", conclui. Dutra também tem restrições ao alongamento depois dascorridas: "No caso dos treinos longos, o melhor a fazer é optar pela aplicação de gelo para relaxar a musculatura, Alongar-se é uma opção para quem correu, no máximo, 1h 15min".

"Mesmo assim,o alongamento ainda é importante para corredores com encurtamentos musculares, problemas de postura ou algumas lesões específicas, como a fascilíte plantar - que é ligada ao encurtamento dos músculos da panturrilha", complementa o treinador...


FONTES: MAURICIO GARCIA, FISIOTERAPEUTA COORDENADOR DO INSTITUTO COHENDE ORTOPEDIA, REABILITAÇÃO E MEDICINA DO ESPORTE E DO CEIE (CENTRO DETRAUMATOLOGIA DO ESPORTE) DA UNIFESP (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ERENATO OUTRA, DIRETOR TÉCNICO DA AÇÃO TOTAL ASSESSORIA ESPORTIVA

PARA PRATICAR


Confira as séries de alongamentos pés-treino indicadas pelo fisioterapeuta Maurício Garcia:


:: MUSCULATURA POSTERIOR DA COXAMantenha os joelhos bem esticados e incline su-avemente o tronco sobre a perna, sem curvar acoluna. Repita o movimento três vezes, segurandopor 30 segundos.
:: PANTURRILHA Apoie a ponta do péem uma superfície como uma guia decalçada e mantenha a perna esticada,sentindo alongar a região posteriorda perna. Faça três séries de 30 se-gundos cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário