segunda-feira, 5 de abril de 2010

FAST-FOOD FAZ MAL À SAÚDE?



FAST-FOOD FAZ MAL À SAÚDE?

Principalmente por falta de tempo, as pessoas superocupados passaram a carregar suas agendas de trabalho para dentro de Fast-Foods (restaurantes onde prevalece o estilo "alta rotatividade" - comer rapidamente pratos ou lanches prontos, para desocupar o lugar e cedê-lo ao próximo cliente). Assim sendo, a velha e saudável combinação arroz-com-feijão (arroz fornece os carboidratos; e o feijão, os aminoáciodos essenciais) acabou sendo substituída por outra, rica em gordura, açúcar, sódio e sal. A questão, no entanto, não é comer ou não comer em Fast-Foods. O problema é a freqüência com que se recorre a esse tipo de alimentação. Os pratos servidos nesses locais satisfazem plenamente as necessidades diárias de energia, proteínas e lipídios; porém, deixam a desejar quando o assunto são nutrientes. Por quê? Bem, ... Num Fast-Food, normalmente sobra:




* GorduraNum Fast-Food, os pratos são, geralmente, frituras regadas a muita maionese e outros molhos. Esse excesso de gordura saturada na alimentação resulta em aumento da taxa de colesterol sangüíneo, que, por sua vez, pode causar o câncer de cólon, o entupimento das artérias, o enfarte e o derrame cerebral. É aconselhável, portanto, que pessoas obesas reavaliem se a freqüência com que estão consumindo esse tipo de alimento não está colocando em risco sua saúde.




* Sal - Além do sal já presente na maioria dos pratos, muitos costumam acrescentar ainda mostarda, ketchup e toda sorte de molhos. O resultado pode ser a hipertensão arterial: um dos fatores de risco para os cardiopatas.




* Açúcar - Geralmente o acompanhamento do prato é o refrigerante, o que só faz engordar. Além disso, refrigerantes podem provocar cáries.




E faltam:




* Vitaminas - Estas substâncias orgânicas têm por função promover e manter o bom equilíbrio vital (visão acurada, formação de células do sangue, dos ossos e dos dentes, um bom ritmo cardíaco e convertem outros ingredientes em energia). Como o corpo humano não é capaz de sintetizá-las, precisam ser ingeridas diariamente.




* Sais Minerais - São micronutrientes que contribuem para conservar e renovar os tecidos do corpo humano, excitar as células nervosas e desencadear bom número de reações químicas no organismo.




* Fibras - São importantes para o bom funcionamento do intestino e ajudam a reduzir o nível de colesterol no sangue. Refeições de Fast-Foods geralmente são pobres em fibras, pois se utilizam pouco dos vegetais folhosos, das frutas com casca e dos cereais integrais. É claro que o apelo publicitário torna tal tipo de alimentação irresistível. Cores atrativa, imagens bem elaboradas e humoradas despertam o apetite e chegam a dar água na boca. Essa é a função da propaganda no campo alimentar. Porém, nesse jogo de marketing, a educação alimentar tem pouco espaço. Cabe, então, ao consumidor aprender a distingüir por si mesmo quais os alimentos supérfluos e quais são realmente importantes para a sua saúde.Uma criança viciada em refeições rápidas tem grande probabilidade de se tornar um adulto obeso, que se alimenta mal e, portanto, carente de nutrientes. Dessa forma, cabe aos pais, em particular, servir-lhes de modelo. Recomenda-se que os filhos, desde cedo, tenham contato com uma grande variedade de alimentos nutritivos, apropriados ao seu desenvolvimento. Quanto aos Fast-Foods? Basta ter bom senso e só recorrer a eles de vez em quando.





FONTE/AUTOR: Redaçao do Saúde Informaçoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário