terça-feira, 26 de outubro de 2010

Final feliz de alma leve - Por LEILA FERREIRA

desenho de Nanda Teixeira

CUIDAR DO CORPO É ÓTIMO, MAS MUITAS VEZES A GENTE SE ESQUECE DO ESPÍRITO. QUE TAL DEIXÁ-LO MAIS LIVRE, MÉNOS PESADO? O SEGREDO É NÃO LEVAR TUDO TÃO A SÉRIO, NEM QUERER SER PERFEITA A VIDA FICA MELHOR ASSIM



Os antigos egípcios tinham uma crença interessante: achavam que, na longa viagem que osmor-
tos enfrentariam até chegar ao seu destino, seriam obrigados a participar de um ritual chamado
pesagem da alma. Na cerimônia, comandada por Osíris, a alma do morto fazia sua defesa e se declarava inocente de vários pecados. Mas, em seguida, passava por uma prova: seu coração, considerado a sede da consciência, era colocado numa balança.
Se pesasse mais que uma pluma, a alma estaria condenada a uma série de castigos, podendo até ser devorada por um monstro. Já as almas leves, em paz
com a consciência, tinham a chance de seguir seu
caminho, podendo atingir o paraíso.
Outro dia me lembrei dessa história, quando falava sobre o que mais quero atualmente: viver com leveza. Há anos brinco com minhas amigas obcecadas por dietas sobre os riscos da besidade mórbida do espírito. Cuidar do corpo é ótimo. Mas os quilos da alma costumam pesar mais que os do corpo e, muitas vezes, são esquecidos. Talvez porque emagrecer a alma sejamais difícil. No mundo em que a , gente vive, não falta carboidrato para fazer a alma
ganhar quilos. Os egípcios engordavam com pecados. Nós, com estresse, competitividade, relações pessoais desgastantes, problemas financeiros. E, sem perceber, vamos virando seres pesados, que ocupam lugar de 20 pessoas onde quer que estejam. Ninguém merece conviver com alguém assim. Ou melhor, ninguém merece ser assim. Como diz minha amiga Luciana: "Eu posso até ser gordinha, mas faço questão de ser leve!".
Estou longe de ter a leveza da Luciana - se deixarem, saio arrastando baús e correntes pela vida
afora. Mas jurei no começo do ano que vou mudar e só não digo que estou levando o juramento a sério porque faz parte do meu kit-leveza levar tudo menos a sério - até os juramentos. Mas posso dizer que o verbo que mais conjugo hoje é "descomplicar". Quero aprender a me exigir menos, viver com menos, deixar por menos, enfim, simplificar. E sinto que há muitas mulheres no mesmo barco. Uma amiga que trabalha numa empresa que é uma verdadeira usina de estresse conta que chegava em casa tão carregada que nem ela suportava a simesma.
Asaída que ela encontrou foi aprender a bordar.
Quando chega do trabalho, faz um lanche rápido e pega suas meadas de linha. Começou bordando casinhas e coqueiros. Hoje, borda frases de Guimarães Rosa e brinca: "Com a crise econômica e o aumento do estresse na empresa, vou acabar bordando Grande Sertão: Veredas inteiro".
Mas talvez o grande antídoto contra o peso da alma sejamesmo a diminuição do perfeccionismo.
Há pouco tempo, entrevistei, em Portugal, um casal de psicólogos que desenvolve um trabalho interessantíssimo de educação para o otimismo: Hele[IaMarujo eLuís Miguel Neto utilizam recursos terapêuticos para estimular a leveza e o bom humor.
Em um de seus livros, eles comparam o perfeccionismo à tentativa de pôr um leão dentro de uma garrafa, ou seja, controlar o incontrolável- o que é uma fonte constante de frustração e ansiedade.
O que algumas mulheres vêm tentando (e espero estar neste grupo) é deixar o leão solto e, ao mesmo tempo, não ser atacadas por ele. Fazem o que dá pa-
ra ser feito - não o que aMulher Maravilha faria. Contentam-se em ser mães amorosas, donas
de casa razoavelmente eficientes e profissionais competentes - não pretendem ser perfeitas. E até a estética entra no pacote. Antes, quando achava que as raízes do meu cabelo estavam "pedindo" tinta, corria para o cabeleireiro. Hoje, espero até que elas gritem. Enfim, ainda não dá para pôr a alma na balança como os egípcios, mas, em matéria de leveza, prefiro acreditar que já é um começo.
MC
Página: 178 - Maio 2009
LEILA FERREIRA

2 comentários:

  1. Parabens Leila, ótimas suas receitas e suas dicas para ver os outros bem. sou sua seguidora, meu blog é bem diferente do seu mas tem coisa que faz bem a alma.amelianascimento.blogspot.com ( sou sua seguidora)

    ResponderExcluir
  2. Oi Leila!
    Conheci seu trabalho por acaso, num teste simples, para testar minha impressora, que incrível!! como nada é por acaso. Um teste para a impressora.
    Estou adotando sua pág. a partir de agora. Obrigada pela suas mngs de alegria e conforto, Parabéns pelo seu trabalho e talento.
    Ana

    ResponderExcluir